Presidentes juntos

Bolsonaro recebe Rebelo de Sousa para reativar diálogo Brasil-Portugal

acessibilidade:
Indelicadeza de encontrar Lula antes não afetou hospitalidade brasileira, que disponibilizou jato para deslocamentos do visitante no Brasil. Foto: reprodução TV Brasil

O presidente Jair Bolsonaro, recebeu nesta segunda-feira (2) o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em encontro no Palácio da Alvorada, com a presença dos  ministros das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Carlos França, e o ministro dos Negócios Estrangeiros portugês, Augusto Santos Silva.

De acordo com informações do Itamaraty, o encontro permitiu examinar a reativação dos mecanismos de diálogo bilateral, em preparação para a próxima Cimeira Brasil-Portugal e as celebrações do bicentenário da Independência em 2022.

Todos avaliaram positivamente a recente visita do chanceler braseileiro a Lisboa, há um mês, e encontros à margem da Cúpula da Comunidade do Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda, de 15 a 17 de julho.

Bolsonaro e Rebelo de Sousa reafirmaram na ocasião a convergência entre Brasil e Portugal nos campos cultural, econômico, comercial e multilateral e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação econômica no contexto pós-pandemia.

“O relacionamento entre Brasil e Portugal beneficia-se de laços históricos e afetivos, consubstanciados no Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, celebrado em Porto Seguro em 22 de abril de 2000”, destacou em nota o governo brasileiro. “Ambos os países mantêm tradicional e densa parceria política, econômica e cultural, além de contínua coordenação em foros internacionais”, completou.

Reportar Erro