Campeonato Brasileiro

Brasileirão: 23ª rodada tem clássicos entre quatro dos cinco primeiros colocados

Botafogo e Flamengo se enfretam no Rio na briga pela liderança, enquanto Palmeiras e São Paulo buscam se firmar no G4

acessibilidade:
Botafogo e Flamengo.
Clássicos entre Botafogo e Flamento e Palmeiras e São Paulo agitam o Brasileirão (foto: Vítor Silva/Botafogo)

Em duelos decisivos, o Campeonato Brasileiro segue com disputas acirradas pela 23º rodada da competição. Neste sábado (17), às 16h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Grêmio (14º) que conseguiu uma vitória importante pela Conmebol Libertadores, recebe o Bahia (7º), que teve a semana livre e descansada para o duelo. 

O Atlético-MG (9º) tentará se aproximar do G6 também neste sábado, jogando contra o Cuiabá (19º) na Arena MRV, em Belo Horizonte, às 16h. A torcida do Galo anda insatisfeita com o baixo desempenho do time. O Cuiabá, por outro lado, continua na zona de rebaixamento e espera os três pontos para se livrar do “fantasma da série B”.

Em 11º, o Red Bull Bragantino joga contra o vice-líder Fortaleza no estádio Nabi Abi Chedid em Bragança Paulista às 18h30. Após a derrota contra o Corinthians nas oitavas de final da Sul-Americana, o Massa Bruta pode poupar alguns jogadores para a disputa continental. No entanto, o Leão, que também está na competição, busca a liderança do Brasileirão e precisa trabalhar com toda a força para garantir os três pontos.

Na briga pelo rebaixamento, o confronto entre Fluminense (18º) e Corinthians (17º) é um dos mais importantes da rodada. O Tricolor carioca recebe o Timão no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 21h. Ambas as equipes estão na zona de rebaixamento e participam de torneios continentais. O encontro promete ser um “jogo de seis pontos”.

Na disputa pelo G4, o Choque-Rei acontecerá no Allianz Parque, em São Paulo, às 16h, neste domingo (18). Palmeiras (4º) e São Paulo (5º) estão com 38 pontos cada, e procura se consolidar no topo da tabela e se aproximar do líder Botafogo. 

Em Goiânia, no Antônio Accioly, o Atlético-GO (20º) recebe o Internacional (12º) às 16h, também no domingo. O Dragão, lanterna da competição, busca iniciar sua reação contra os gaúchos, que têm quatro jogos a menos no campeonato. 

Em notória evolução, o Vasco da Gama (10º) visita o Criciúma (15º), às 16h, no estádio Heriberto Hulse. O Cruz-Maltino busca manter o bom momento e se firmar em busca do G6, já o Tigre, que tem dois jogos a menos, busca se afastar do Z4. 

Considerado um dos clássicos mais acirrados do futebol brasileiro nos últimos anos, Botafogo e Flamengo se enfretam no estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro, às 18h30 do domingo. O Glorioso, com 43 pontos, está no topo da tabela, enquanto o Rubro-Negro tem dois a menos e figura em terceiro lugar. Resta saber como as equipes irão a campo, já que ambas podem poupar titulares importantes para o duelo decisivo pela Libertadores no meio da semana. 

O Athletico-PR (8º) recebe o Juventude (13º) na Ligga Arena, em Curitiba, às 18h30. O Furacão que garantiu a vitória pela ida das oitavas da Sul-Americana, almeja o retorno ao G-6. O time de Caxias, tenta manter o bom momento após vencer em casa o líder Botafogo para se afastar de vez do Z4 e entra na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana de 2025.

No estádio Barradão, em Salvador, Bahia, Vitória (16º) e Cruzeiro (6º) fecham a 23ª rodada na segunda-feira (19), às 20h. O time baiano luta contra a zona de rebaixamento, já a Raposa, em situação completamente inversa, busca se firmar no G-6 em busca de uma vaga para a Libertadores.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.