Botafogo tropeça e Fortaleza se aproxima da liderança do Brasileirão
Enquanto o líder tropeça contra o Juventude em Caxias do Sul, o campeonato tem novo vice, o Fortaleza, após vencer o Criciúma em casa
Neste domingo (11), as equipes da Série A encerram a 22º rodada do Campeonato Brasileiro. O Internacional recebeu o Athletico-PR no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), mas o resultado terminou empatado em 2 a 2. Com dois jogos a menos, o Colorado se aproxima da zona de rebaixamento em 15º, enquanto o Furacão se manteve na oitava posição, no momento, com 29 pontos.
No MorumBIS, em São Paulo (SP), os donos da casa venceram o Atlético-GO por 1 a 0. O técnico Zubeldia, do tricolor paulista (em quinto), optou por poupar todos os titulares contra o laterna da competição, visando as oitavas de final da Libertadores e o clássico contra o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro.
Flamengo e Palmeiras concluíram a trinca de jogos em menos de duas semanas. Após os cariocas eliminarem os paulistas na última quarta-feria (7) pela Copa do Brasil, os dois clubes se encontraram no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pelo Brasileirão e confirmaram o equilibrio do duelo, com um empate em 1 a 1. Resultado nada agradável para ambas equipes, que disputam o primeiro lugar da tabela, o Rubro-negro está terceiro e o Alviverde em quarto.
Na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), o Bahia venceu o arquirival Vitória por 2 a 0, no clássico baiano. O tricolor de aço agora ocupa o sétimo lugar, enquanto o Rubro-negro baiano permanece na 16º colocação.
“Campeão Carioca”, o Juventude (12º) confirmou ser uma pedra no sapato dos times do Rio de Janeiro ao mostrar força em casa, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), e derrotar o líder Botafogo por 3 a 2. O clube caxiense abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, no ínicio do segundo, ampliou o placar em 3 a 0 e ainda viu o interminável craque Nenê acertar o travessão. Mas em uma tentativa de recuperação, os cariocas conseguiram diminuir para 3 a 2, mas a recuperação parou por ai. Mesmo com a derrota, o Fogão se mantém na liderança.
O sábado (10) foi recheado de clássicos. No carioca, realizado no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Vasco venceu o Fluminense por 2 a 0 em confronto repleto de polêmicas, em mais uma atuação para lá de controversa da arbitragem brasileira. Com a vitória, o Cruzmaltino alcança a 10º posição, enquanto o time de Laranjeiras se mantém na zona da degola, no 18º lugar com 20 pontos.
Em São Paulo capital, na Neo Química Arena, o clássico paulista entre Corinthians, que ainda permanece na zona de rebaixamento, e Red Bull Bragantino (11º), terminou em 1 a 1. Em sua estreia, o recém contratado Talles Magno arrancou o empate para o Timão, com gol aos 49 minutos do segundo tempo.
O terceiro clássico da noite foi um jogo equilibrado no Mineirão, em Belo Horizonte (MG), entre Cruzeiro e Atlético-MG, que ficaram no 0 a 0. Com esse resultado, o Celeste (em sexto) disputa lugar no G-6 com 36 pontos e o Galo (em nono) chegou aos 29 pontos, na zona intermediária da tabela.
O dinamarques Braithwaite, contratação de peso do Grêmio, foi destaque neste final de semana ao estrear com três gols, sendo dois a favor e um contra. O tricolor gaúcho (13º) venceu o Cuiabá na Arena Pantanal, na capital matogrossense, por 3 a 1, se distanciou da zona de rebaixamento e deixou o rival na vice-lanterna.
Em duelo felino no Castelão, o “Leão” Fortaleza e o “Tigre” Criciúma (14º) contaram com um show vindo das arquibancadas do Castelão, na capital cearense, com mais de 40 mil torcedores presentes. O Tricolor mostrou força em seu habitat natural e venceu a partida por 1 a 0, confirmando a ótima campanha, ocupando o segundo lugar com 42 pontos, atrás apenas do líder Botafogo.