Tati Weston-Webb e Ítalo Ferreira estão na final do Circuito Mundial de Surfe
Tati busca o título inédito para o Brasil, enquanto Ítalo tenta o bi pessoal e tenta manter a hegemonia brasileira com o sexto campeão seguido
Tatiana Weston-Webb e Ítalo Ferreira representarão o Brasil na etapa final do Circuito Mundial de Surfe, a WSL Finals, quando se decide os campeões mundiais do ano na Califórnia, Estados Unidos, em setembro. A temporada regular chegou ao fim na última sexta-feira (23) em Fiji.
A brasileira garantiu a vaga na etapa decisiva após conquistar o vice-campeonato em Fiji. Ela começou a competição precisando garantir presença na final para carimbar sua vaga no WSL Finals. Nas esquerdas de Cloudbreak, Tati foi superada na decisão pela canadense Erin Brooks, de apenas 17 anos.
“Estou muito feliz por ter conseguido. Eu falei com o Jessé (Mendes, seu marido) antes da bateria, que estava nervosa. Acordei às 4h e não consegui dormir mais. Mas mantive a confiança comigo e confio no plano de Deus para mim. É uma honra fazer parte do Finals e acho que este ano foi muito bom para o surfe feminino. Obviamente, um ano especial para mim, ganhando uma medalha de prata na Olimpíada e agora estar no WSL Finals”, disse Tati, após vencer a semifinal contra Tyler Wright.
A gaúcha entra no WSL Finals como quinta colocada do ranking feminino e disputará o primeiro duelo da decisão do título mundial contra a australiana Molly Picklum. Quem vencer enfrenta a terceira colocada Brisa Hennessy, da Costa Rica. A ganhadora deste confronto enfrenta a atual campeã mundial e campeã olímpica Caroline Marks. Quem avançar terá pela frente a norte-americana Caitlin Simmers.
No masculino o Brasil também terá apenas um representante, o potiguar Ítalo Ferreira, que garantiu a quinta posição do ranking. Desta forma ele inicia a disputa do WSL Finals contra o australiano Ethan Ewing. Quem avançar pega Jack Robinson, também da Austrália. O norte-americano Griffin Colapinto é o adversário do classificado, antes da decisão diante do havaiano John John Florence.
O WSL Finals terá como palco as ondas de Lower Trestles (Califórnia), nos Estados Unidos, pelo quarto ano consecutivo. Nas três edições anteriores só deu Brasil, com o título de 2021 de Gabriel Medina e com Filipe Toledo se sagrando campeão em 2022 e 2023. A etapa decisiva do Circuito Mundial será disputada no melhor dia de ondas em Trestles no período de 6 a 14 de setembro.
(Com ABr)