Jogos Paralímpicos

Brasil alcança desempenho histórico na Paralimpíada de Paris 2024

Com 89 medalhas no total, os paratletas brasileiros conquistaram o maior número de pódiros em Paralimpíadas, com 25 ouros, 26 pratas e 38 brozes

acessibilidade:
Comitê Paralímpico Brasileiro conquista melhor desempenho da história Foto: Wander Roberto/CPB

O Brasil atingiu um feito histórico na Paralimpíada de Paris 2024. Pela primeira vez na historia dos Jogos, o país ficou no Top5 do quadro de medalhas, com impressionantes 89 medalhas no total, dentro da meta do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), fechando a competição em um inédito quinto lugar, acima do esperado.

As duas últimas medalhas conquistadas pelo Brasil na Paralimpíada de Paris vieram com Fernando Rufino, ouro na paracanoagem, e com Igor Tofalini, em segundo lugar na mesma prova, garantindo assim a medalha de prata e dobradinha brasileira.

Até então, o melhor resultado do Brasil foi na Paralimpíada de Tokyo 2020, quando o país ficou na sétima posição com 72 medalhas no total. Assim, em Paris, a delegação brasileira conseguiu aumentar o número de pódios e subir no quadro de medalhas.

O Brasil terminou a Paralimpíada de Paris 2024 com 25 medalhas de ouro, 26 de prata e 38 de broze, totalizando o número recorde de 89. A modalidade que mais deu medalhas para o Brasil foi o atletismo, que rendeu 36 pódios para a delegação brasileira.

Entre os destaques dos Jogos deste ano está o nadador Gabrielzinho, com três medalhas de ouro ao ganhar as categorias 50m costas, 100m costas e 200m livre. O brasileiro conquistou os franceses com seu carisma e se tornou uma verdadeira celebridade no país anfitrião, chegando a ser eleito pela France2, principal emissora da França, a grande estrela dos Jogos Paralímpicos de 2024.

Outro destaque brasileiro foi a também nadadora Carol Santiago, que fez história ao se tornar a brasileira que mais vezes subiu ao lugar mais alto do pódio em Paralimpíadas. A pernambucana, que ganhou três medalhas de ouro em Tokyo 2020, repetiu o feito na edição deste ano.

Assim como nos Jogos Olímpicos, onde a participação feminina foi de extrema importância para o sucesso do Brasil, nos Paralímpicos não foi diferente. Das 38 medalhas de ouro do Brasil, 13 foram conquistadas pelas paratletas brasileiras.

Em comunicado divulgado no último domingo (8), o CPB enaltece o desempenho dos atletas brasileiros, “sob qualquer perspectiva, esta é a melhor campanha do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos: maior número de ouros e maior quantidade de medalhas, superando em 17 pódios os 72 obtidos em Tóquio 2020 e Rio 2016, e os 22 ouros conquistados no Japão”.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.