Aos 33 anos

Gündogan anuncia aposentadoria da seleção da Alemanha

O meio-campista continuará atuando por clubes. Atualmente, o jogador defende o Barcelona da Espanha

acessibilidade:
Meio-campista Ilkain Gündogan. (Foto: Reprodução Instagram/@ilkayguendogan).

Aos 33 anos de idade, o meio-campista Ilkain Gündogan anunciou, nesta segunda-feira (19), a aposentadoria da seleção da Alemanha.

O meio-campista fez 82 jogos pela seleção e atuou 13 anos com a camisa da “Die Mannschaft”, ou “A equipe” como é conhecida a seleção alemã.

O jogador fez a estreia dele com a camisa alemã em 2011, com apenas 20 anos de idade.

Ao contrário de Toni Kroos (34 anos de idade), que se aposentou não apenas da seleção alemã, mas também do futebol em geral, Gündogan continuará atuando por clubes. Atualmente o jogador defende o Barcelona da Espanha.

“Querido futebol Alemão, depois de algumas semanas pensando, tomei a decisão de que era hora de encerrar minha carreira na seleção. Lembro-me com grande orgulho dos 82 jogos internacionais pelo meu país – um número que nunca poderia ter imaginado quando me estreei pela selecção principal em 2011. O meu ponto alto foi claramente a grande honra de poder liderar a equipa como capitão no nosso Campeonato Europeu em casa no verão passado! Depois de todos estes anos, finalmente conseguimos voltar a orgulhar a nação – o facto de ter podido desempenhar um papel nisto deixa-me muito feliz. Mas ainda antes do torneio senti um certo cansaço no corpo e também na cabeça, o que me fez pensar. E os jogos a nível de clubes e seleções não estão diminuindo. Com certeza continuarei a ser um torcedor desta seleção e espero sinceramente que a tendência ascendente possa continuar juntos – e então não há nada que nos impeça de ser um dos candidatos mais próximos ao título da Copa do Mundo de 2026. Temos um treinador fantástico, uma equipa muito forte e um grande espírito de equipa. Obrigado a todos os torcedores, funcionários, treinadores e companheiros que me acompanharam nesta jornada. Foi uma honra! Obrigado, Alemanha!”, escreveu Gündogan.

O atleta participou da pré-temporada porém, não foi relacionado para a estreia do clube catalão no Campeonato Espanhol, contra o Valencia. Na ocasião o Barcelona venceu venceu por 2×1 com dois gols de Lewandowski. Hugo Duro Perales descontou para o Valencia.

A imprensa catalã afirma que os Culés têm interesse na saída do meio-campista.

Veja abaixo a nota completa que Ilkain Gündogan compartilhou nas redes sociais:

Reportar Erro