60 festivais

Programa do Sebrae no DF dará visibilidade aos festivais de Brasília

Programa “Brasília é de Festivais” pretende mostrar a Capital mundo afora

acessibilidade:
Alguns dos principais produtores culturais do DF foram apresentados ao projeto - Foto: Matheus de Paula/Sebrae no DF

Fortalecer o posicionamento e ampliar a competitividade da Capital Federal do Brasil como um destino cultural, vibrante, criativo e diverso a partir da oferta de festivais que a cidade possui. É com essa proposta que foi lançada nesta semana a iniciativa “Brasília é de Festivais” (BSBÉ), um movimento encampado pelo Sebrae no DF. A cerimônia foi realizada no Espaço Oscar Niemeyer, bem pertinho do Palácio do Planalto, fazendo jus ao objetivo do programa, que é utilizar espaços públicos para a realização de festivais.

“A gente quer tornar os nossos festivais um produto turístico para promover Brasília nacionalmente e internacionalmente, a partir da vocação do nosso destino e da competência e criatividade de nossos programadores e produtores culturais”, explicou a analista de turismo do Sebrae DF, Nathália Hallack.

Sessenta festivais participarão do programa, que contempla quatro linguagens artísticas: artes cênicas, cinema, design e música. Segundo um estudo feito pelo Sebrae no DF, esses festivais ocorrem em 28 regiões administrativas do Distrito Federal.

“Isso aqui só está acontecendo porque vocês sonharam. Vocês sonharam como JK [Juscelino Kubitschek], sonharam grande como foi o início de Brasília e deram início a tantos festivais, a tanta entrega bela que nós temos para a nossa cidade, mostrando o que Brasília é de Festivais sim! Vamos continuar juntos de mãos dadas. Contem sempre com o Sebrae”, discursou a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.

Presente no evento, a diretora administrativa financeira do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, garantiu apoio ao programa. “O Sebrae tem um grande carinho pelos festivais. Eles têm o dom, a aptidão para estimular uma enorme cadeia produtiva de pequenos, micro e MEIs. O Sebrae Nacional tem total compromisso com esse programa lindo, bem acabado, redondo, de extremo bom gosto e inclusivo.”

O programa está estruturado nos seguintes pilares: governança; políticas públicas; qualificação (processos formativos contínuos); negociações coletivas/acordos comerciais; parcerias estratégicas; estruturação de produtos (roteiros, experiências, calendário, etc.); inteligência de dados/inteligência mercadológica; promoção e comunicação (marca coletiva); inovação e sustentabilidade; e internacionalização.

“Esse passo do Sebrae é muito importante. Nós temos um produto para vender Brasília por aí, e Brasília tem o que mostrar para o Brasil e para o mundo”, parabenizou o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo.

Anna Karina de Carvalho é diretora geral do Festival Internacional de Cinema de Brasília, que ocorre anualmente no segundo semestre. Há 20 anos em festivais, a organizadora disse que o “Brasília é de Festivais” vai fortalecer o segmento cultural da Capital Federal.

“É um movimento mega importante, inédito, pioneiro, assim como Brasília. É uma iniciativa de um grande encontro e de uma união, e a gente sabe que, sem essa unidade, a gente não consegue nada. Então, as vertentes da cultura têm que estar juntas. Ninguém está competindo com ninguém. A gente está só agregando”, ressaltou Anna.

Também estiveram presentes no lançamento oficial do BSB é dos festivais  o secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Cláudio Abrantes; a diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz; e a diretora administrativa financeira da instituição, Adélia Bonfim.

Para saber tudo sobre os festivais de Brasília, siga o perfil no Instagram @brasiliaedefestivais e acesse o site: www.brasiliaedefestivais.com.br.

Reportar Erro