Ceilândia

Circuito de Ciências em escola no DF tem valores do empreendedorismo

Sebrae-DF contribuiu para ampliar a visão empreendedora de alunos e professores

acessibilidade:
Alunos expõem o mundo dos alimentos e temperos naturais.

Uma parceria entre o Sebrae no DF e a Escola Classe 15 de Ceilândia resultou na realização do Circuito de Ciências – Brasília conectada com os objetivos da agenda 2030. Essa ação da escola teve também como inspiração a metodologia do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que integra o portifólio da Educação Empreendedora.

O Sebrae capacitou e compartilhou com os professores do ensino fundamental (1º ao 9º ano) dicas de como trabalhar o empreendedorismo em sala de aula de forma lúdica e conectado ao objetivo do circuito de ciências.

A feira ocorreu no sábado (24) e os pequenos estudantes empreendedores deram um verdadeiro show na pesquisa, na criatividade, na comercialização, no atendimento ao público e colocaram, literalmente, a mão na massa para criarem produtos para degustação, demonstração, trabalho em equipe e vendas.

Foram 22 stands com temáticas diferentes, nos quais os professores se empenharam e apoiaram na preparação e na exposição. O 1º ano abordou as descobertas empreendedoras no jardim sensorial; o 2º ano expôs o mundo dos alimentos e temperos naturais; o 3º ano apresentou os brinquedos ecológicos; já o 4º ano, produções culturais criativas; e o 5º ano mostrou os sabores e cores regionais.

A escola recebeu, gratuitamente, consultoria e acompanhamento dos consultores do Sebrae que são especialistas em educação empreendedora para o ensino fundamental.

“Essa ação é fruto da parceria de longa data com a Secretaria de Estado de Educação do DF. Essas ações desenvolvidas e protagonizadas pelos professores e estudantes refletem que estamos caminhando para uma proposta escolar atual, conectada com as necessidades da escola, estudantes e comunidade, e juntos, Sebrae e Escola, construiremos um Distrito Federal diferenciado e inovador”, reforça a gestora do Projeto de Educação Empreendedora, Ana Emilia de Andrade.

Para a diretora da escola, Mariângela de Oliveira, o Sebrae no DF teve participação fundamental na realização da feira, pois agregou valores educacionais e ajudou a despertar o empreendedorismo nos educandos. Em sua avaliação, os professores também tiveram a oportunidade de executarem um trabalho mais aprofundado neste tema.

“O Circuito de Ciências é muito importante para a vida acadêmica das crianças, porque além de ser uma iniciação às ciências, ajuda a pesquisar e a produzir os trabalhos. Com a ajuda do Sebrae no DF, a gente despertou esse lado empreendedor neles. Foi um trabalho riquíssimo!”, ressaltou.

Escola recebeu consultoria e acompanhamento gratuitos dos consultores do Sebrae.

A professora Nayane Gomes Tavares e os educandos do 5º ano D escolheram como tema o Jatobá, uma árvore encontrada no Cerrado, até então desconhecida pelos estudantes. A docente disse que os educandos se dedicaram muito ao projeto, desde a escolha da temática, pesquisa e execução, inclusive plantaram um Jatobá na unidade educacional. Este foi o projeto vencedor da feira.

A pedagoga Maria Vieira é mãe do estudante Isaac Benjamim, de 10 anos. Ela destaca que a escola tem ensino diferenciado e que percebeu que atividades como esta fazem a diferença para o seu filho.

“Esses projetos fazem com que as crianças percebam que têm um potencial para desenvolver habilidades. Senti diferença no ensino com esse tipo de projeto”, disse.

Já a estudante Sophia dos Reis detalhou cada aprendizado em seu stand com o tema “Pinha”.

“Aqui eu apresento o nome científico, as propriedades nutricionais, calorias, a região em que é possível encontrar esse fruto, entre outras curiosidades. Tem sido muito legal me sentir empreendedora”, compartilhou.

O JEPP

A metodologia JEEP permite práticas em sala de aula, de forma vivencial e semiaberta, e proporciona à escola e aos professores a oportunidade e liberdade de fazer adequações do tema, para contextualizar com a realidade local. Também aborda temas transversais ao longo da etapa de ensino, como cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania.

A participação no JEPP é 100% gratuita e pode ser solicitada por escolas públicas e privadas do ensino fundamental (1º ao 9º ano). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800.

Reportar Erro