Ponto de encontro

Empreendedoras se reúnem no Capital Moto Week, em Brasília

Empreendedoras tiveram a oportunidade de expor, divulgar e comercializar seus produtos e serviços no maior festival de motos da América Latina

acessibilidade:

O palco temático Lady Bikers foi uma das atrações que chamou a atenção do público na 20ª edição do Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina, que ocorreu em Brasília entre os dias 20 e 29 de julho. Esse ano, o Lady Bikers foi projetado pelo Sebrae no DF com o intuito de impulsionar e fortalecer negócios liderados por mulheres. Foram 17 estandes que ofereceram os mais variados tipos de produtos e serviços nas áreas de moda, beleza e saúde com uma pegada bem rock ‘n roll, além de shows musicais, desfiles e palestras.

À frente do projeto, a analista e gestora de projetos do Sebrae no DF, Kátia Cristina Magalhães, destacou que o empreendedorismo é um movimento que cresce cada vez mais no país e o Lady Bikers é um marco importante para o protagonismo feminino dentro desse universo do motociclismo.

“Mesmo com todo cenário positivo de crescimento das mulheres nos negócios, ainda existem diversos avanços a serem feitos. As mulheres enfrentam durante as suas jornadas empreendedoras preconceito, discriminação no ambiente de trabalho e a dupla jornada, visto que muitas ainda têm de conciliar suas responsabilidades de vida pessoal com a profissional”, afirmou a gestora.

Segundo com Kátia, as expositoras participaram de uma trilha de capacitação sobre estratégias de venda e comercialização de produtos com foco no Capital Moto Week, evento já consolidado no calendário nacional. “Elas receberam dicas para montar uma vitrine atraente, atender bem e fidelizar seus clientes para que eles continuem comprando os seus produtos mesmo depois do festival”, explicou.

Um dos destaques do Lady Bikers foi o estande do Noah Spa com os serviços de quickmassage, massagem epicraniana e reflexologia nos pés. A empresa atua no mercado há 10 anos e foi a primeira vez que participou de um evento desse porte, com um alto fluxo de pessoas em um período de 10 dias. A empresária e dona do empreendimento, VyrleiAraújo, recebeu a consultoria do Sebrae no DF e, segundo ela, as orientações foram primordiais para o sucesso do estande. 

“Investimos em coletes confeccionados especialmente para o evento, com o nome da empresa e a palavra “mototerapeuta” bordados nas costas como forma de homenagear os motociclistas”, detalhou a empresária. O espaço também ganhou painéis para que quem passasse pelo local pudesse fixar um adesivo de seu moto clube. “O Sebrae deu a dica de trazer algo que conversasse com o público. Eu pesquisei e descobri que os motociclistas gostam de colar os adesivos por onde passam, então disponibilizei os painéis para que eles deixassem sua marca”, concluiu Vyrlei.

A Ravena Rock Store levou para o evento uma variedade de camisetas, jaquetas e acessórios no melhor estilo roqueiro. “Tivemos o apoio do Sebrae para montar a decoração do nosso espaço e recebemos dicas de como despertar o interesse do público para nossos produtos”, disse a vendedora ambulante, Josefa dos Reis, contando com orgulho que a banda Angra publicou em seu perfil no Instagram uma visita ao estande da empreendedora.

Um dos estandes mais procurados foi o Ateliê Coisa de Preta, que apostou nas tranças de cabelo para atrair visitantes. À frente do negócio, a professora de dança e trancista, Karina Félix, comentou que herdou o talento da mãe que trançava o seu cabelo e o das irmãs. “Eu comecei a trançar o meu próprio cabelo há 9 anos. Hoje, tenho um estúdio em Samambaia e faço atendimentos na Asa Norte e no Paranoá”, disse.

A empreendedora falou sobre a oportunidade de mostrar o seu trabalho em um grande festival: “Fizemos uma parceria com o salão Afro Gil e tivemos até fila de espera para atendimento. O Sebrae no DF tem um histórico de apoio às mulheres nos negócios, por isso estamos orgulhosas de estar envolvidas com este projeto”, finalizou a trancista.

O espaço Lady Bikers contou com a participação dos seguintes empreendimentos: Funtags (produtos personalizados); Dracma (acessórios clássicos); Atêlie Coisa de Preta (tranças); Ravena Rock Store (camisetas, jaquetas e acessórios de rock); Malaika(artesanato); Alice Salazar Store (maquiagem); Leila Dourado Intimates (vestuário); Mandacaru Tecendo Artes (artesanato); Motorbike Store (acessórios); Noah Spa (massagem e bem-estar); Soolbella (vestuário); Rede Em Poder Delas (rede de apoio e fomento); Ladies do Bem (organização de voluntárias); Camiseteria da Nilva (camisetas exclusivas); Fast Escova (beleza); e Tattoo & Piercing (estúdio de tatuadores).

Reportar Erro