Tanure agora é o maior acionista da Light, com 21,8%
Ronaldo Cezar Coelho e Beto Sicupira são outros sócios da empresa
A empresa WNT Gestora de Recursos Ltda, do empresário Nelson Tanure, agora detém 81.205.300 ações ordinárias, equivalentes a 21,8%, do capital social da Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro.
A informação foi confirmada em Fato Relevante divulgado pela empresa na noite desta quarta (17), em meio à crise que levou a Light ao processo de recuperação judicial.
Com isso, o investidor Ronaldo Cezar Coelho passa a ser o segundo maior acionista da empresa, com 20%, seguido do trio de investidores liderado por Beto Sicupira, com 10%.
Tanure tem expertise no investimento em empresas em dificuldades, recuperando-as e passando pra frente.
A aquisição das ações por Nelson Tanure foi realizada por meio de fundos de investimentos e carteiras administradas.
A WNT informou, em documento, que não há “qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da Companhia por parte dos fundos, “exceto no que diz respeito ao manual de exercício de direito de voto da WNT”.
Tanure trabalha desde os 16 anos
O perfil de Nelson Tanure no Linkedin o define como especialista em “investir e liderar grandes projetos de reestruturação de empresas”, mas ele próprio se considera um comerciante, “alguém para quem a conquista é tudo; a posse é nada”.
Após se formar em Administração de Empresas, pela Universidade Federal da Bahia, em 1974, estudou por dois anos no Institut des Hautes Etudes de Développement Economique et Social (Université de Paris I), entre 1975 e 1976. Atualmente, é alumnus da Harvard Business School, onde, em 2015, teve sua primeira participação no Owner/President Management Program (OPM).
Tanure começou a trabalhar aos 16 anos, mas nunca foi empregado. Orgulhoso de ter empreendido durante toda a vida – a maior parte dela sem recursos, mas com muito trabalho – nunca tirou Carteira de Trabalho.
Em sua trajetória, consta a atuação em múltiplas áreas empresariais: setor de saúde, representação estrangeira, geração de energia, bens de capital, serviços industriais, oil services, shipping, shipyards, petróleo e gás, setor financeiro, imprensa, telecomunicações e setor imobiliário, além da compra e venda de ativos estressados e de participações minoritárias em vários setores.
Amante de música clássica e de ópera, Tanure foi, por muitos anos, vice-presidente da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio.