Alerta

Alta da inflação pode fazer Selic aumentar 1 ponto amanhã

IPCA ruim sai na véspera da reunião do Copom que definirá a Selic

acessibilidade:

A inflação de novembro, medida pelo IPCA (Índice de Preços do  Consumidor Amplo), registrou alta de 0,39%, mais do que os 0,36% esperados pela média do mercado, acumulando em 12 meses alta de 4,87%, acima dos 4,76% registrados em outubro. esses números são tão ruins que fortalece a expectativa de alta da taxa básica de juros (Selic), amanhã, entre 0,75 e 1 ponto percentual.

Houve surpresa para cima também nos itens mais voláteis, como alimentação no domicílio, dado impactado pelo aumento nos preços da carne.

Leonardo Costa, economista do ASA, destacou que a média móvel de três meses do núcleo de serviços avançou para alta de 5,7%, o maior patamar desde abril de 2023. O núcleo de inflação é uma medida que desconsidera o impacto de choques temporários sobre os preços.

“O balanço qualitativo do IPCA de novembro foi ruim, vindo em uma tendência de alta preocupante para o controle da inflação”, avaliou Costa, que projeta um IPCA de 5,2% em 2025. “A aceleração dos serviços, grupo mais inercial, indica mais custo para ancoragem das expectativa de inflação, além de indicar inflação alta por mais tempo.”

Na avaliação de Alexandre Maluf, economista da XP, citado na área de notícias da B3, o dado mostrou uma aceleração “bastante significativa” na inflação de serviços subjacentes. “Leitura é desafiadora, e reforça nosso cenário de que o BC deve acelerar o ritmo de aperto monetário na reunião de amanhã. Esperamos 1 ponto percentual de alta na taxa Selic na reunião do Copom amanhã.”

Reportar Erro