Consciência verde

Toyota apresenta quinta geração do RAV4 com motorização híbrida

O SUV chega em junho a partir de R$ 165.990

acessibilidade:
Toyota RAV4 Hybrid. Fotos: Toyota/Divulgação

A quinta geração do SUV médio da Toyota, o RAV4, chega às concessionárias da marca no Brasil a partir de junho. O utilitário terá duas versões (S e SX), ambas híbridas, tecnologias auxiliares de condução e novo visual. O japonês parte de R$ 165.990 e chega em R$ 179.990.

O conjunto mecânico do RAV4 apresenta a nova tecnologia híbrida da Toyota. Ele conta com um motor a combustão de 2.5 litros e outros três elétricos que, juntos, geram 222 cavalos de potência. A transmissão é automática variável contínua e a tração é integral nas quatro rodas.

O porta-malas é de bons 580 litros.

As baterias são de níquel-hidreto metálico II, segundo a montadora, 11% mais leve que o sistema anterior. Elas são recarregadas de forma automática, quando o veículo desacelera ou freia. Pelos números oficiais, o consumo é de R$ 14,3km/l na estrada e 12,8km/na cidade. Mas a Toyota afirma que, dependendo da forma de condução, pode chegar a 18km/l.

Lista completa

O visual do SUV foi completamente reformulado.

O RAV4 chega com uma boa relação de itens de série. A versão de entrada, a S, vem com faróis em LED com ajuste automático, bancos dianteiros com ventilação, regulagem elétrica e memória para o do motorista, ar-condicionado digital e dual zone, computador de bordo com tela de sete polegadas e partida do motor e aberturas das portas com chave presencial.

Um porém é a central multimídia. A tela é de tamanho padrão, sete polegadas, muito parecido com o utilizado na categoria. A questão é que ela não tem conectividade com smartphone via Android Auto ou Apple CarPlay, apenas com Mirror Link. Ela conta também com bluetooth e DVD player.

A central multimídia não “conversa” com Android Auto ou Apple CarPlay.

Na parte da segurança, ele conta com sete airbags, freio de estacionamento elétrico com função auto hold, controles de tração, estabilidade, de reboque e oscilação, assistente de partida em rampa, câmera de ré, Isofix e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

A SX acrescenta teto solar, carregador de celular sem fio e abertura do porta-malas elétrica. Ela também vem com pacote de segurança safety sense, que inclui piloto automático adaptativo, faróis altos automáticos, sistema de alerta de mudança de faixa com condução assistida (auxilia o veículo a ficar na via correta) e alerta e assistente de frenagem.

Simbolo da marca em azul, versão híbrida.

Reportar Erro