Primeiras impressões: Renault Stepway, um aventureiro para andar na selva urbana

O modelo deixa de ser uma configuração do Sandero para ser uma versão própria

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Renault Stepway 2020. Fotos: Geison Guedes/DP e Renault/Divulgação

Campinas (SP) — Na última semana, a Renault apresentou a nova linha da família Sandero. Entre diversas novidades, uma delas é a “emancipação” do Stepway, que deixa de ser uma opção do hatch para ser uma versão própria com três configurações distintas. 

Outra grande novidade é o fim — finalmente — da transmissão automatizada de embreagem simples. A partir de agora, a Renault utiliza o câmbio CVT nos seus modelos compactos. Andamos na versão topo de linha do Stepway, a Iconic, equipada com a caixa automática e que sai por salgados R$ 73.090. 

As lanternas, em LED, avançam pela tampa do porta-malas.

Visualmente falando, as principais novidades do Stepway focaram a carroceria. Na dianteira, apenas o estilo da grade superior foi mantido, todo o resto foi redesenhado. Os faróis ganharam luz de circulação diurna (DRL) em LED e o overbumper do para-choque está maior. As lanternas, também em LED, estão mais elegantes e avançam pela tampa do porta-malas.

Por dentro, as mudanças foram bem mais discretas. De novo, apenas o desenho dos bancos, do volante e detalhes claros nas portas e nos bancos. No mais, tudo igual, o que é uma pena. Pois a cabine não conversa com a carroceria, que ficou mais elegante. O visual interno, principalmente da região da central multimídia, poderia ter sido atualizado também. 

Rodas de liga leve em duas tonalidades.

No mais, mesmo sendo um hatch — no caso, um aventureiro — compacto, o Stepway conta com um bom espaço interno, um dos destaques da família Sandero. Quatro adultos conseguem viajar confortavelmente, um quinto sempre gera aperto. O porta-malas de 320 litros é generoso. 

Continuamente variável

O câmbio CVT é um dos mais silenciosos do mercado.

Uma das grandes novidades da família Sandero é a transmissão CVT. A caixa, herdada da parceria com a japonesa Nissan, funciona muito bem, dentro da proposta deste tipo de câmbio. Por não haver trocas, a aceleração é confortável e sem trancos e, ao contrário de outros modelos, pouco ruidosa. A Renault trabalhou muito bem no isolamento acústico da peça. 

Transmissões do tipo CVT, normalmente, são lentas — afinal de contas ela é contínua variável — e barulhentas. A Renault conseguiu eliminar o segundo ponto. O câmbio da família Sandero é extremamente silencioso, mostrando que a francesa trabalhou bem no sistema. 

Interior com pouquíssimas mudanças.

Por ser continuamente variável, o foco da transmissão não é a esportividade, longe disso. No trânsito do dia a dia na cidade, ela irá responder muito bem, de forma confortável e sem problemas. O porém aparece na estrada, é preciso ter cuidado na hora de realizar uma ultrapassagem e até nas saídas e retomadas de velocidades. Mas isso não é um defeito da caixa da Renault, é algo que ocorre com todo câmbio do tipo.  

O resto do conjunto mecânico não teve novidade. Até porque, a Renault apresentou motores novos há pouco tempo, cerca de dois anos atrás. O Stepway conta apenas com a opção mais potente, que usa o 1.6 de 118 cavalos e 16kgfm de torque. Com o veículo vazio, o propulsor atende bem, principalmente na cidade. 

A suspensão é 45mm mais alta.

A suspensão elevada, 45mm mais alta que o Sandero normal, garante uma altura de solo de 185mm, o que facilita a condução e otimiza o conforto a bordo, principalmente em vias esburacadas, cheias de desníveis e remendos que temos Brasil a fora. 

Altos e baixos

Bancos de couro apenas na topo de linha, a Iconic.

O Stepway Iconic é bem equipado, mas poderia ser melhor, principalmente pelo alto valor pedido pela Renault, R$ 73.090. Na parte do conforto, ele vem apenas com ar-condicionado automático, bancos em couro, sensores de chuva e crepuscular e central multimídia com tela de sete polegadas.

Um ponto positivo (da família toda) são os quatro airbags, o Isofix e o DRL de série desde a versão de entrada. Além disso, na parte da segurança, ele ainda conta com sensor de estacionamento traseiro, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático e câmera de ré. 

Motor 1.6 de 118 cavalos.

Os poréns ficam pela ausência de velocímetro digital, o painel de instrumentos é bem simples, sem nada demais. O ar-condicionado também poderia ser digital. A central multimídia é um caso à parte. Mesmo sendo funcional, poderia ter sido atualizada e ter uma porta USB a mais, só tem uma.  

A opinião do Diário Motor

Luz de circulação diurna em todas as versões.

Visualmente, o Stepway melhorou bastante, principalmente na carroceria. O fato dele se tornar um modelo independente, mostra que a Renault está dando mais valor para os aventureiros. O ponto alto são os itens de segurança — quatro airbags, Isofix e DRL — de série. A francesa tem focado bem neste quesito. 

O câmbio CVT é outro ponto forte do modelo, principalmente pela ausência de ruído, muito comum neste tipo de transmissão. O trabalho da montadora no isolamento acústico foi exemplar. No mais, a caixa trabalha bem como qualquer outra do tipo. 

Renault Stepway 2020. Fotos: Geison Guedes/DP e Renault/Divulgação
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.
Renault Stepway 2020.

Como quase todo veículo no Brasil, o preço é um dos principais fatores negativos do Stepway Iconic. Os mais de R$ 73 mil pedidos pelo aventureiro é exagerado. A Renault poderia ter trabalhado melhor na cabine, atualizado mais o visual e os equipamentos presentes. Mesmo assim, vale o teste drive com possível compra. Nota 7! 

Ficha Técnica Stepway Iconic

Renault Stepway 2020.

Motor: 1.6  

Potência máxima: 118cv 

Torque máximo: 16kgfm 

Direção: eletro-hidráulico

Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira

Porta-malas: 320 litros

Dimensões (A x L x C x EE): 1.630 x 1.730 x 4.070 x 2.590mm 

Preço: R$ 73.090

Viagem a convite da Renault

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