Picape tecnológica

Primeiras impressões: Ford Ranger se destaca em um segmento acirrado

A picape é a primeira do país a contar com auxiliares de condução

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Ford Ranger Limited 2020. Fotos: Geison Guedes/DP e Ford/Divulgação

Mendoza (Argentina) — A linha 2020 da Ford Ranger chega ao mercado brasileiro em agosto. A picape, feita na Argentina, passou por uma leve mudança visual, ganhou ainda mais equipamentos e mantém os preços e o consagrado conjunto mecânico. Andamos na versão topo de linha da caminhonete em seu país de origem. 

Equipada com o forte motor 3.2 de cinco cilindros, 200 cavalos e 47,9kgfm de torque, a Titanium sai por R$ 188.990, a mais barata entre as topo de linha da categoria (junto com a Mitsubishi L200). A picape americana feita na Argentina surpreende — positivamente — por diversos fatores. 

O visual da versão 2020 modificou levemente.

O primeiro deles, claro, é a questão do preço. A Ford resolveu manter os valores de todas as versões, mesmo acrescentando equipamentos. O segundo ponto é a sensível melhora da suspensão. O terceiro — e tão importante quanto — é o ganho de tecnologias de condução, como o auxiliar de frenagem de emergência. 

No primeiro contato com a nova linha da picape, durante o lançamento em Mendoza, Argentina, percebemos como o sistema de suspensão foi otimizado. A Ford recalibrou o conjunto, deixando a Ranger muito mais confortável. 

Por dentro, a picape é bem equipada.

É natural em modelos off-road, principalmente para as caminhonetes, que os ocupantes sintam mais o chacoalhar do veículo. Quem vai atrás percebe ainda mais. No entanto, na Ranger, esse incômodo foi quase todo zerado. Mesmo em pistas mais acidentadas a suspensão trabalha muito bem, absorvendo os desníveis do asfalto, sem repassar para a cabine.

Raça forte 

O motor é o velho conhecido 3.2 de 200 cavalos.

O conjunto mecânico da Ranger, assim como os preços, não foram alterados. E nem precisa — por enquanto. A picape conta com um dos melhores motores da categoria, ao lado da Chevrolet S10 e só atrás da Volkswagen Amarok V6 e seus 225 cavalos. 

A caixa de força de 200 cavalos e 47,9kgfm da Ranger trabalha em conjunto com um câmbio automático de seis velocidades e direção elétrica. Com isso, é fácil acelerar com a picape. Claro que o conjunto conta com o delay natural de motores diesel e transmissões automática, mas nada que atrapalhe a condução. 

A picape tem capacidade de imersão de 800mm.

Assim que o turbocompressor entra em plena atividade, a caminhonete dispara pelo asfalto. Com isso, acelerações, retomadas de velocidade e ultrapassagens são feitas sem o menor esforço e com muita segurança. A direção elétrica otimiza a condução, variando a força necessária para movimentar a picape de acordo com a velocidade. 

Outro fator de destaque do conjunto mecânico da Ranger é o sistema 4×4. O sistema é robusto e dá conta de qualquer obstáculo, seja cascalho, lama ou areia. Ela ainda tem capacidade de imersão de até 800mm, auxiliar de descida em rampa e diferencial traseiro blocante.  

Equipamentos exclusivos

O conforto interno melhorou bastante com os ajustes da suspensão.

A Ranger Limited tem uma lista de equipamentos bastante recheada. Com os itens, ela se torna a mais bem equipada do segmento. Ela vem com controles de tração, estabilidade, oscilação de reboque e adaptativo de carga, assistente de partida em rampa, sistema anticapotamento, sete airbags e câmera de ré. 

Na parte da comodidade, ela tem ar-condicionado digital dual zone e central multimídia com tela de oito polegadas, painel de instrumentos com duas telas de 4,2 polegadas, faróis automáticos e baixos em xênon, bancos de couro, sensor de chuva, monitoramento de pressão dos pneus, estribos plataforma, luz de circulação diurna em LED, abertura das portas e partida sem a chave, tampa traseira com travamento elétrico e rodas aro 18.

A caçamba conta com sistema para otimizar a abertura e o fechamento.

Entre os auxiliares de condução, a picape conta com assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de trânsito, piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa. 

O assistente autônomo de frenagem funciona em velocidades de 5km/h a 80km/h. Com o auxílio de duas câmeras e um radar, ele identifica veículos parados ou pedestres à frente. A partir disso, emite um alerta para o motorista e prepara os freios para uma frenagem rápida. 

Se o condutor não realizar nenhuma ação, o sistema aciona os freios de forma automática para evitar ou reduzir os danos de uma colisão. Outra novidade é o reconhecimento de sinais de trânsito. O sistema utiliza as mesmas câmeras para rastrear as placas da via, alertando o motorista sobre os limites de velocidade.

A opinião do Diário Motor

A picape, feita na Argentina, chega ao mercado brasileiro em agosto.

A Ford acertou em não modificar os preços da Ranger. Em um momento que os veículos estão cada vez mais caros, a montadora decide manter os valores, que não são exatamente baratos, mas pelo menos não subiram. O grande destaque são os auxiliares de condução, pensar que já é possível acelerar e frear uma picape sem utilizar os pedais, é impressionante.

O resto da lista de equipamentos também surpreende e não faz nada feio, assim como o conjunto mecânico, esse, já “velho” conhecido. Outro destaque é a suspensão, que foi muito bem recalibrada e trabalha de forma confortável. Com tudo isso, quem procura uma picape, a Ranger é uma das melhores, senão a melhor, opção do mercado. Vale a compra. Nota 9!

Viagem a convite da Ford

Ficha Técnica

Ford Ranger Limited 2020.

Motor: 3.2 turbodiesel

Potência máxima: 200cv

Torque máximo: 47,9kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e eixo transversal na traseira

Freios: a disco nas quatro rodas

Capacidade de carga: 1.009kg 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.848 x 1.860 x 5.354 x 2.261mm 

Preço: R$ 188.990

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