Mostra mineira

Exposição Beleza em Movimento: uma ode ao design italiano no coração de Belo Horizonte

A mostra começou no último dia 13/08 e vai até 03/11 na Casa Fiat de Cultura

acessibilidade:
Ferrari Dino 246 GT. Fotos: Geison Guedes/DP e Fiat/Divulgação.

Começou nesta terça-feira (13/08) a Exposição Beleza em Movimento — Ícones do Design Italiano, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG). A mostra apresenta mais de 100 peças entre veículos, obras de arte e objetos assinados por grandes nomes do design italiano. A entrada é gratuita. 

A curadoria da mostra é de Peter Fassbender, chefe do design center FCA América Latina, com colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena D’Alfonso. A exposição aborda os contextos cultural e social da Itália no século XX, traçando diálogos entre arte e design. 

A exposição é narrada a partir do trabalho de cinco gigantes do design italiano: casa Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato. Quem for na Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade, poderá ver de perto verdadeiras obras de arte sobre rodas.

Fernão Silveira presidente da Casa Fiat de Cultura e Peter Fassbender, curador da Exposição Beleza em Movimento.

“A liberdade com que (os design italianos) criavam os automóveis permitiu a experimentação de formas ousadas, provocatórias e com um olhar sempre para o horizonte”, ressalta Fassbender.

Além dos mestres automotivos, é possível apreciar também obras de arte e objetos de artistas italianos. O grande destaque é a escultura Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de 1913, do artista italiano Umberto Boccioni. Mas há também trabalhos de Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lucio Fontana. E imagens ampliadas de projetos icônicos de Gio Ponti, Cini Boeri, Gae Aulenti e Nanda Vigo.

Caixa de ferramentas do Alfa Romeo Giulia SS.

Além das peças em exposição, a mostra conta com diversos ambientes imersivos e multimídia. Em uma sala, o público pode apreciar filmes italianos produzidos entre os anos 1940 a 1970. Outro ambiente traz cenas memoráveis do automobilismo, ao relembrar duelos vibrantes protagonizados por ícones como Alain Prost, Michael Schumacher, Nelson Piquet e Ayrton Senna. 

Haverá, ainda, um espaço voltado ao design de som, com foco no ronco dos motores de veículos clássicos. Para quem adora uma miniatura, há uma ala toda dedicada a arte do colecionismo, onde será possível apreciar mini modelos que revelam a evolução das formas dos carros de cada época.

Objetos em exposição na mostra sobre design italiano.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira, a mostra reforça o compromisso da instituição em promover e difundir expressões artísticas e culturais, além de sua vocação à construção de diálogos contemporâneos entre a cultura italiana e brasileira. 

“Esta exposição nasce com o objetivo de exaltar e homenagear a pluralidade das criações italianas, por meio de uma coletânea de peças icônicas que influenciaram a nossa vida cotidiana e continuam a povoar os nossos maiores sonhos. É uma exposição de muita sensibilidade”.

Casas de Design de Automóveis

A exposição vai até o dia 03/11 em Belo Horizonte.

A exposição Beleza em Movimento narra a parábola dos cinco principais escritórios de design de automóveis italianos: Bertone (1912), Zagato (1919), Touring Superleggera (1926), Pininfarina (1930) e GFG Style (1960), que ilustram a perfeita união entre forma e tecnologia. A trajetória dessas casas de carrozzeria e suas criações serão apresentadas em linhas do tempo, desde 1910 aos dias atuais.

Carrozzeria Bertone 

Alfa Romeo Giulia SS.

A pedra fundamental do design italiano de automóveis foi lançada com a criação da Carrozzeria Bertone, em 1912, feita por Giovanni Bertone, em Turim, na Itália. A casa começou com a produção de moldes simples, com veículos de tração animal, para depois se dedicar às formas mais radicais, quando os modelos passaram a ser apresentados nos Salões de Turim. 

Com vasta quantidade e variedade de modelos, a Bertone, até hoje, influencia o design automobilístico. O acervo da Bertone na exposição inclui o Alfa Romeo Giulia Sprint Speciale (1964), um dos mais significativos automóveis do pós-guerra, com formas arredondadas. 

Lamborghini Miura.

O Alfa Romeo Montreal (1971), projetado por Marcello Gandini, foi criado para ser exposto como carro-conceito na Feira Mundial de Montreal, em 1967, e, devido ao sucesso que alcançou, foi fabricado entre 1970 e 1976. Assinado por Marcello Gandini, o Lamborghini Miura (1969) é um típico carro esportivo. Cheio de detalhes, como faróis que entram na carroceria, é uma obra-prima do car design mundial.

Carrozzeria Zagato

A casa italiana de design automobilístico mais antiga em atuação, a Zagato,  completa 100 anos em 2019. Ela lançou uma sequência admirável de modelos até os anos 1930, quando se especializou no estudo e no desenvolvimento de conceitos aerodinâmicos para carrocerias baixas e afiladas, de formas lineares e atraentes. 

Ao longo dos anos, o estilo Zagato renovou-se diversas vezes, com sofisticação tal que lhe garantiu a execução de exemplares únicos ou de produção limitada de carros de alto luxo para uma clientela restrita. Também criou modelos de grande impacto, com mecânicas de excelência, e reeditou modelos clássicos, como a Ferrari 166 Panoramica, de 1949.

Carrozzeria Touring Superleggera

Lamborghini 400 GT.

Felice Bianchi Anderloni criou mais do que uma fábrica. Ele inaugurou uma verdadeira tradição de design sob medida, que, desde 1926, assina alguns dos mais engenhosos carros da história. De 1940 a 1960, marcaram a trajetória do estúdio realizações fascinantes como a Ferrari 166 MM e o Disco Volante.

Em 1966, a casa encerrou as atividades, mas, em 2006, uma sociedade ítalo-belga-holandesa adquiriu os direitos da marca. Atualmente, suas atividades ocorrem em Milão, onde são criados modelos automotivos especiais e personalizados para empresas automotivas. 

Na mostra, a Touring Superleggera será representada pelo Lamborghini 400 GT (1969). O carro tem design muito particular, com detalhes que encantam, como um painel repleto de mostradores. Tinha carroceria toda de alumínio e é conhecido pelo desempenho macio e silencioso. Ele criou a base para futuros Lamborghinis.

Carrozzeria Pininfarina

Alfa Romeo Giulia Spider.

Devido à originalidade, à elegância e ao equilíbrio das linhas, a casa é considerada, por muitos, como símbolo mundial do design italiano. Battista Farina, conhecido como “Pinin”, fundou, em maio de 1930, a Società Anonima Carrozzeria Pinin Farina (Sociedade Anônima Carroceria Pinin Farina), em Turim, na Itália. 

Os carros desenvolvidos pelo jovem talentoso são caracterizados pela sobriedade, pela discrição e pela elegância. Nos últimos 30 anos, a casa manteve a relação com a Ferrari, ao lado da criação sempre prolífica de carros conceito. Na exposição, a Pininfarina apresenta o Alfa Romeo Giulia Spider (1964), um dos carros mais bonitos de toda a produção italiana. 

Ferrari Testarossa.

Desenhado por Pininfarina, sua linha seduziu o mundo, por ser um modelo simples, leve e prático. Além das Ferraris Dino GT 246 (1974), carro criado para homenagear Alfredo Ferrari, filho de Enzo Ferrari, e Testarossa (1988), ícone dos anos 1980.

Carrozzeria GFG Style

DMC DeLorean.

Giorgetto Giugiaro, após fundar a Italdesign em 1968, desenhou alguns dos carros mais difundidos no mundo, como o Fiat Panda e o primeiro Golf da Volkswagen. Sua marca registrada é a propensão para formas nítidas e angulares, além da pluralidade e do ecletismo, tendo criado as linhas notáveis de muitos carros grã-turismo, de luxo e alto desempenho. 

Ele criou o prestigiado Alfa Romeo Alfasud e modelos esportivos icônicos, como a Maserati Bora, além de modelos para produção em grande escala, como o Volkswagen Passat (1973) e o Fiat Uno (1983). Outra célebre criação, eternizada pelo cinema, é o DeLorean DMC-12, usado para viagens no tempo na trilogia “De volta para o futuro”. Em 2015, cede as últimas cotas da Italdesign a Volkswagen e cria a GFG Style.

Maserati Ghibli.

O acervo da GFG Style na exposição conta com DeLorean (1982), o modelo eternizado pelo cinema. Trata-se de carro esportivo, com forma pura e visual icônico. Destaque, por fim, ao Maserati Ghibli (1971), que, apesar da simplicidade de suas linhas, é considerado um dos mais belos carros da marca do tridente de todos os tempos.

Colecionismo

Miniaturas da exposição Beleza em Movimento.

Para os amantes das miniaturas, uma área repleta de mini veículos. Para além da ideia de simples brinquedo, muitas empresas se especializaram na construção precisa de réplicas de automóveis, que respeitam, meticulosamente, detalhes, e, sobretudo, proporções. 

Entre os modelos, em miniatura, presentes na mostra estão o Fiat 24CV (1906), Ferrari Auto Avio Construzioni 815 (1940), Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (1965), Lamborghini Miura SV (1971), Lamborghini Countach (1973), Maserati Levante (2017), DMC Delorean (1980), LaFerrari (2013), Fiat 500 (2008), Alfa Romeo 8C 2300 (1933), Ferrari 250 GTO (1962) e Ferrari F40 (1987). 

Ferrari Testarossa.
DMC DeLorean.
Objetos em exposição na mostra sobre design italiano.
Conceito Fiat Fastback.
Alfa Romeo Giulia Spider.
Alfa Romeo Giulia Spider.
Alfa Romeo Giulia SS.
Alfa Romeo Giulia SS.
Alfa Romeo Montreal.
Alfa Romeo Montreal.
DMC DeLorean.
Ferrari Testarossa.
Ferrari Testarossa.
Ferrari Dino 246 GT.
Ferrari Dino 246 GT.
Ferrari Dino 246 GT.
Conceito Fiat Fastback.
Conceito Fiat Fastback.
Lamborghini 400 GT
Lamborghini 400 GT.
Lamborghini Miura.
Lamborghini Miura.
Fernão Silveira presidente da Casa Fiat de Cultura e Peter Fassbender, curador da Exposição Beleza em Movimento.
Lamborghini Miura.
Alfa Romeo Giulia Spider.
Caixa de ferramentas do Alfa Romeo Giulia SS.
Maserati Ghibli.
Ferrari Dino 246 GT. Fotos: Geison Guedes/DP e Fiat/Divulgação.
Ferrari Dino 246 GT.
Alfa Romeo Giulia Spider.
Miniaturas da exposição Beleza em Movimento.
Miniaturas da exposição Beleza em Movimento.

Serviço

Exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano 

Casa Fiat de Cultura

De 13 de agosto a 3 de novembro de 2019

Curadoria: Peter Fassbender e Maddalena D’Alfonso

Terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada gratuita

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

Reportar Erro