Marca atingida

Governo comemora 5 milhões de MEIs em cerimônia no Palácio do Planalto

Evento será amanhã, às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto

acessibilidade:

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, participam, nesta quarta-feira (17/6), de cerimônia para comemorar a marca de cinco milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs), alcançada no mês de junho. O evento terá início às 11 horas, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

O MEI é um programa de formalização e inclusão econômica e social que atende a pequenos empreendedores de forma simplificada, descomplicada e com redução de carga tributária.

Para o ministro Guilherme Afif, a importância da ampla formalização e todo o caminho percorrido até a marca de 5 milhões de MEIs mostram que é preciso criar sempre mecanismos atrativos para que as pessoas saiam da informalidade. “Quando levamos a ideia do projeto para o presidente Lula, em 2003, falávamos em dar cidadania a mais de 10 milhões de trabalhadores informais. Em cinco anos de trabalho, chegamos aos cinco milhões e vamos formalizar o restante nos próximos cinco anos”.

O MEI se consolidou como ponto de partida e alternativa para todo brasileiro que tem o sonho de trabalhar por conta própria. E os dados mostram isso. Em julho de 2009, procuraram a formalização 1.256 pessoas. Em 2011, o MEI rompeu a marca de um milhão de pessoas – foram 1,6 milhão de formalizações alcançadas. Em 2012, com o aumento do limite de faturamento para os R$ 60 mil anuais, o modelo tomou corpo para chegar à marca de cinco milhões de formalizados.

Além disso, cerca de 500 mil pessoas cadastradas no Bolsa Família fizeram do MEI a alternativa para buscar o seu sustento.

Serviço:
Cerimônia de Comemoração dos 5 Milhões de MEIs
Quarta-feira, 17 de junho de 2015, às 11 horas
Salão Nobre do Palácio do Planalto

Reportar Erro