Modelo de empreendedorismo

Da aposentadoria ao agronegócio

Mesmo aposentado, Fernando Pinheiro deu início a um novo negócio, no ramo de laticínios

acessibilidade:

Recife – Ter coragem para empreender, acordar cedo e dormir tarde. Esta é a receita de sucesso do empreendedor Fernando Pinheiro, da Cia da Coalhada. Localizada em Camocim de São Félix (PE), a empresa foi criada há cinco anos, empregando apenas três funcionários. Hoje, já são 25 os profissionais contratados, além de 40 pontos de venda de seus produtos no Grande Recife e mais de 100 clientes cadastrados em sua loja virtual.

Mas se alguém encontrasse Fernando Pinheiro dez anos atrás, dificilmente imaginaria essa guinada em sua trajetória empreendedora. Antes de fundar a Cia da Coalhada, Pinheiro era diretor de uma empresa do setor de plásticos, na qual atuou por 16 anos. ?Quando me aposentei, deixei meus filhos na fábrica de plásticos?, disse o empresário, que ainda acompanhou a transição por um ano.

Após se retirar dos negócios, suas atenções foram voltadas para a Fazenda Vale do Jatobá, propriedade localizada às margens da PE-103. Os queijos, cuja produção foi aprimorada a partir de capacitações realizadas junto ao Senai, eram vendidos na própria fazenda. Para incrementar a comercialização, uma vez que poucos passantes entravam na propriedade para adquirir os produtos, foi criado um espaço em frente à rodovia. Nasciam aí a Cia da Coalhada e os produtos Nutriflora.

No local é possível encontram tanto os produtos da fazenda como aproveitar para tomar um café da manhã ou mesmo almoçar. Já aqueles que não têm disponibilidade de se deslocar até o ponto de venda, podem ter acesso aos produtos da empresa sem sair de casa por meio de sua loja virtual (www.ciadacoalhada.com.br).

Os itens a venda incluem produtos como carnes e laticínios, bem como frutas, verduras e tubérculos. ?Primamos pela qualidade de nossos produtos, que são naturais, e pelo respeito ao consumidor, para que ele tenha um produto em sua residência sem nenhum atravessador?, afirmou Pinheiro.

?Nós realizamos um trabalho com alta tecnologia e profissionalismo. Aqui no Agrinordeste, por exemplo, já fomos três vezes premiados como o Melhor Queijo de Pernambuco?, disse Fernando Pinheiro. ?Essa feira é maravilhosa, pois colocamos nossos produtos para um público muito grande, incluindo restaurantes, hotéis e o consumidor final?, completou. O empreendimento é apoiado pelo Sebrae por meio de consultorias e no acesso a feiras, como o Agrinordeste, e também por entidades como Senai, Sesi e Senar.

AGRINORDESTE ? Até esta sexta-feira (15), um total de 90 estandes participam da 22ª edição do Agrinordeste, no Centro de Convenções de Pernambuco. Até lá, o público tem acesso à exposição e venda de produtos como laticínios, artesanato e hortifruticultura.

O evento tem ainda uma programação de 70 palestras e seminários em sete temáticas: ApiculturaAtualidadesBovinocultura de LeiteCaprinovinoculturaFruticulturaMeio Ambiente e Recursos Hídricos e Turismo Rural. Tem ainda o Espaço Sabor Rural, para a apresentação e degustação de pratos criados por chefs renomados a partir do uso de ingredientes regionais e a realização do Seminário Identidades da Terra, com a apresentação de painéis por palestrantes do Brasil, França, Bolívia e Peru.

O Agrinordeste é uma realização da Federação de Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), com o apoio do Sebrae de Pernambuco, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Governo do Estado e Banco do Nordeste. A entrada no evento é gratuita. Apenas os debates e seminários são pagos. As inscrições podem ser realizadas por meio do endereço eletrônico www.agrinordeste.com.br

Reportar Erro