Mercado de trabalho

Desemprego atinge cerca de 12,9 milhões de brasileiros, aponta IBGE

No trimestre encerrado em julho deste ano, queda na taxa de desemprego foi de apenas 0,1%

acessibilidade:

A taxa de desemprego no Brasil caiu apenas 0,1% no trimestre encerrado em julho, passando de 12,4% para 12,3%, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta quinta (30). Apesar do resultado, 12,9 milhões de brasileiros ainda estão sem emprego.

Segundo as informações do IBGE, o resultado foi motivado pela geração de postos informais de trabalho e pelo grande número de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho. A taxa de subutilização da força de trabalho chegou aos 24,5%, o que representa 27,6 milhões de empregos no país.

A população subutilizada — ou seja, aqueles que estão desempregados, trabalham menos de 40 horas semanais, aqueles que desistiram de procurar emprego e os que não trabalham por motivos diversos — permaneceu estável neste trimestre em relação ao último trimestre. Já em relação ao mesmo período do ano passado, os subutilizados cresceram em 3,4%, ou seja, 913 mil pessoas entram para o grupo entre 2017 e 2018.

Os dados divulgados pelo IBGE mostram ainda que o número de desalentados, aqueles que desistiram de procurar emprego, bateu novo recorde: 4,8 milhões de brasileiros.

Reportar Erro