IGP-M

‘Inflação do aluguel’ acumula taxa de 2,45% em 12 meses

Índice Geral de Preços – Mercado teve inflação de 0,81% , neste mês de junho, bem distante da deflação de 1,93% do mesmo mês de 2023

acessibilidade:
Caso os valores não sejam sacados, eles serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). (Foto: José Cruz/Agência Brasil). Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou inflação de 0,81% , neste mês de junho. E acumula taxas de 1,10% neste ano e de 2,45% nos últimos 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa usada como parâmetro para reajustar alguns contratos de aluguel.

O desempenho do indicador deste mês de junho foi menor do que a taxa observada em maio, de 0,89%. Mas passa longe da deflação registrada em junho de 2023, quando houve queda de preços no patamar de 1,93%.

A inflação atingiu os três subíndices que compõem o IGP-M, com somente um deles reduzindo a taxa. A variação no atacado, registrada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) teve inflação de 0,89%, em junho, menor que a taxa de 1,06% registrada em maio.

Já no Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede os preços do varejo, a taxa avançou de 0,44%, em maio, para 0,46%, em junho. Alta também registrada no Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que saltou de 0,59% para 0,93% no mesmo intervalo de tempo.

Reportar Erro