Volvo XC40 Pure Electric, muito mais que um mero ‘zero emissões’
Rodamos no modelo 100% elétrico da sueca que chega ao país e mostra que não é apenas um não emissor de poluentes
Porto Alegre (RS) — Aos poucos, os veículos elétricos estão surgindo em maior número no Brasil e no mundo. Assim como os modelos a combustão, há uma enorme variedade deles, de marcas, categorias, tamanhos e qualidade diferentes.
Os únicos pontos em comum entre os eletrificados são a capacidade de não emitir poluentes, já que a energia elétrica é “zero emissões” — quando também é oriunda de fonte limpa –, e o alto valor agregado, ainda estão muito caros.
Se até pouquíssimo tempo atrás, tínhamos apenas modelos futuristas, atualmente há uma gama grande e em constante evolução. De hatches supercompactos a superesportivos, passando, claro, pelos queridinhos do momento, os SUVs. Na mesma relação com os a combustão, os elétricos também têm modelos sem graça e outros que surpreendem.
O mais novo lançamento do mercado brasileiro, se enquadra totalmente neste segundo ponto. O Volvo XC40 Recharge Pure Electric teve a pré-venda iniciada em maio e acaba de ser apresentado oficialmente. Já rodamos no sueco que é muito mais que um mero veículo que não emite poluentes e seus R$ 389.950.
Gêmeo, “do bem?”
Como o nome aponta, o primeiro veículo 100% elétrico da Volvo é baseado no menor SUV da marca. O XC40 “empresta” praticamente toda a estrutura para o irmão. Visualmente falando, as únicas diferenças são que no Pure Electric, onde seria a grade frontal, há uma peça única. E, obviamente, ele não tem escapamento. De resto, o design é o mesmo.
Por dentro, o visual também é idêntico, com algumas evoluções tecnológicas, apenas o porta-malas está um pouquinho menor (tem 18 litros a menos). Destaque, como sempre, pelos materiais de extrema qualidade, como plástico macio, tecido microtech e detalhes em alumínio. Além disso, o revestimento do chão foi feito integralmente com plástico reciclável.
Mais tecnológico
Além de todo o conjunto mecânico elétrico, o Pure Electric se diferencia do irmão híbrido pelas melhorias tecnológicas realizadas pela marca. Se o XC40 “normal” já era recheado de tecnologia, com uma lista de equipamentos generosa, o 100% elétrico está ainda melhor. Além disso, até o fim do ano, ele virá com o carregador Wallbox gratuito.
De cara, a principal novidade é a ausência do botão de partida. A Volvo retirou a peça e para iniciar os motores elétricos basta o motorista entrar no carro, afivelar o cinto e posicionar o câmbio na posição D que o carro estará ligado — como qualquer elétrico, sem emitir nenhum ruído. Para desligar, é só colocar a transmissão em P e sair do veículo.
Como de costume, a chave é sensorial para abrir as portas e também funciona para o porta-malas, que é elétrico e tem função “hands-free”, no qual basta passar o pé sob o para-choque que a tampa abre.
Outra evolução é que as portas USB são apenas do tipo C (é preciso um cabo com as duas pontas neste formato) e o acionamento do teto-solar panorâmico é por um botão sensorial, no qual basta passar o dedo para abrir ou fechar a peça. As luzes internas também são ativadas por sensores.
Mas de todas as novidades tecnológicas a mais impressionante é a da central multimídia. No já clássico formato vertical da marca, agora ela funciona exatamente como um tablet, pois conta com sistema operacional da Google, uma exclusividade da sueca.
Assim, em vez de conectar o smartphone ao carro, basta fazer login com uma conta Google e utilizar todas as funções, inclusive, com comando de voz. É possível também baixar aplicativos na loja online da empresa. Um fato interessante é que, ao utilizar o Maps, ele aponta com quanto de bateria o veículo chegará ao destino, facilitando a programação do motorista.
Seguro e confortável
As novidades se juntam aos conhecidos sistemas de segurança e de auxílio ao condutor. O Pure Electric vem com tudo que há de melhor na marca, como alertas de tráfego cruzado com frenagem autônoma e de mudança de faixa, monitoramento de ponto cego, faróis Full LED, piloto automático adaptativo e nos auxiliares City Safety e Pilot Assist.
Com eles, o veículo reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão, além de auxiliar ao contornar curvas abertas em rodovias. O sistema de câmeras 360º foi atualizado e agora ativa sozinho em baixa velocidade, ajudando o motorista a verificar o que há ao redor do carro.
Sem falar no Volvo On Call que, entre outros, permite ao condutor, por meio do smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, além da assistência 24h e auxílio de emergência.
Ainda no que refere a segurança, o XC40 Pure Electric vem com assistentes de partida em rampa e de descida em declive, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, de chuva e crepuscular, controles de tração e estabilidade e sete airbags,
Na parte da comodidade, sistema de som da Harman Kardon, bancos dianteiros elétricos com memória para o do motorista, ar-condicionado dual zone com saída para a traseira, painel de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, a central multimídia, teto solar panorâmico, retrovisor interno eletrocrômico, carregador por indução e a chave sensorial.
“Por Thor”
O XC40 Pure Electric é, provavelmente, o modelo que melhor representa a tradição nórdica da Volvo. Como de costume, ele vem com a luz de circulação diurna inspirada no Mjolnir, o martelo de Thor, que é o deus do trovão. Com isso, além do visual, o utilitário também “se utiliza” de um dos poderes de Thor para também ser poderoso, a eletricidade.
Graças aos dois motores elétricos, um montado em cada eixo, o SUV compacto gera excelentes 408 cavalos e impressionantes 67,3kgfm de torque. O que o torna o modelo mais poderoso da marca sueca. Com esses números, ele é capaz de ir do zero aos 100km/h em míseros 4,9 segundos.
Como qualquer veículo elétrico, há uma total ausência de ruído ao ligá-lo, mas as similaridades com outros modelos do tipo param por aí. Como a potência do XC40 é muito grande, a direção dele é bastante arisca. O mais leve toque no acelerador o faz disparar pelo asfalto, se pisar fundo, a aceleração é ainda mais impressionante.
Além de sair muito bem, as retomadas também são surpreendentes, não importa qual velocidade o veículo esteja, basta acelerar que “pula” lá na frente. Você pode estar a 80km/h que um toque mais forte no acelerador faz o SUV chegar em 120km/h com tranquilidade. Com isso, toda e qualquer manobra é feita em extrema segurança.
Ele também conta com o sistema “One Pedal Drive” que pode ser ativado ou desativado pela central multimídia, ele ativa o recurso de um pedal, no qual basta tirar o pé do acelerador para que o veículo começa a frear.
Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.
Falando em autonomia, pelo ciclo WLTP, ele entrega mais de 400 quilômetros, graças a bateria de 78kWh. Segundo a marca, em um sistema de carregamento rápido, é possível conseguir até 80% de carga em cerca de 40 minutos, ou seja, uma parada para um café.
A opinião do Diário Motor
Como qualquer modelo da marca, o XC40 Recharge Pure Electric surpreende de muitas maneiras. Ele não é um simples veículo que “não emite poluentes”, mas muito mais. Com o já renomado visual, muito conforto à bordo e tecnologias de segurança e comodidades acima da média, o sueco é ideal para quem procura o que há de melhor em um veículo.
Ainda é preciso resolver toda a questão estrutural de pontos de recarga, mas isso foge da alçada da montadora. O que ela poderia fazer para entregar um produto admirável, ela fez. Hoje, no Brasil — tirando modelos esportivos como Porsche Taycan e Audi e-tron GT — não há veículo elétrico melhor que o XC40.
E ousamos mais um pouco, até mesmo entre os modelos a combustão, é difícil encontrar um que entregue conforto, segurança, tecnologia e potência como o pequeno sueco. Como falamos, a aceleração dele é “um soco no estômago”, a dirigibilidade beira a perfeição, sem falar nos auxiliares de condução, os melhores do mundo.
Como toda tecnologia nova — ainda mais falando da indústria automotiva — ele cobra um preço que, a princípio, parece ser mais do que deveria, afinal, são quase R$ 400 mil em um SUV compacto. Mas estes são apenas os primeiros passos e a Volvo mostra que, mesmo elétrico, o futuro ao volante pode sim ser divertido. Vale a compra! Nota: 10.
Ficha técnica
Motor: elétrico
Potência máxima: 408cv
Torque máximo: 67,3kgfm
Transmissão: automatizada
Direção: elétrica
Suspensão: independente nas quatro rodas
Freios: a disco nas quatro rodas
Porta-malas: 413 litros
Dimensões (A x L x C x EE): 1.652 x 1.873 x 4.425 x 2.702mm
Valor: R$ 389.950
*Viagem a convite da Volvo do Brasil