Maior segurança

Volvo apresenta nova tecnologia de auxílio ao motorista

A próxima geração de veículos da marca entenderá quando o condutor não estiver no seu melhor e poderá intervir, se for necessário

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Volvo apresenta nova tecnologia de auxílio ao motorista. Foto: Volvo.

A Volvo apresenta uma nova tecnologia de auxílio ao motorista. Ainda sem um nome específico, ela estará presente na próxima geração de veículos da marca, que inicia em novembro com o novíssimo EX90, e será capaz de entender quando o condutor não estiver no seu melhor e poderá intervir na direção do carro se for necessário.

Segundo a marca, para alcançar a visão de um futuro com zero colisões, é preciso analisar todas as razões pelas quais um acidente pode acontecer. Tradicionalmente, a sueca se concentra em fazer com que os carros entendam melhor o que está acontecendo ao seu redor para ajudar a proteger as pessoas no interior.

Mas para abrir novos caminhos em como proteger as pessoas, é necessário ir mais longe, é preciso melhorar a compreensão do carro sobre o estado do motorista. É por isso que a marca está introduzindo o sistema de compreensão do motorista como padrão no futuro EX90, que será revelado ao mundo em 9 de novembro de 2022.

Esse sistema de detecção de interiores em tempo real é guiado por um conceito direto: se um carro Volvo puder entender quando o motorista está em um estado que não é o ideal para dirigir, ele poderá tomar medidas para ajudar a evitar acidentes. O sistema será lançado no EX90 e complementará um conjunto de sensores externos de última geração.

“Nossa pesquisa mostra que, simplesmente observando para onde o motorista está olhando e com que frequência e por quanto tempo seus olhos estão fechados, podemos dizer muito sobre o estado do motorista”, afirma Emma Tivesten, especialista técnica sênior do Volvo Cars Safety Center.

Usando câmeras para captar sinais iniciais que indicam que o motorista não está no seu melhor, o sistema observa os padrões de olhar. Ao medir quanto tempo o condutor olha para a estrada à frente, permitindo variações naturais, ele entende quando os olhos e, talvez, a mente, estão focados em outro lugar que não a direção.

Segundo a marca, se o motorista está olhando muito pouco para a estrada, pode ser um sinal de que ele está visualmente distraído, até mesmo olhando para o celular. Isso pode ser um sinal de distração cognitiva, o que pode significar que o condutor está ocupado com seus pensamentos a ponto de não registrar mais o que está vendo.

“Ao basear seus cálculos em nossas descobertas de pesquisa, o sistema de detecção permite que nossos carros identifiquem se a capacidade do motorista está prejudicada, talvez devido a sonolência, distração ou mesmo intoxicação, e ofereça assistência extra da maneira que melhor se adapte à situação”.

O volante capacitivo do carro também desempenha um papel importante. Ele detecta se o motorista solta o volante, monitorando assim a estabilidade de sua direção. Ao usar as tecnologias para detecção em tempo real de padrões de olhar e comportamento de direção, o veículo poderá tomar as medidas apropriadas para ajudar o motorista quando necessário.

A assistência pode começar com um simples sinal de alerta que aumenta de volume com a gravidade da situação. Se o motorista não responder a avisos cada vez mais claros, o carro pode até parar com segurança na beira da estrada, enviando um aviso aos outros usuários da estrada com suas luzes de perigo.

“Fizemos um grande progresso na detecção externa nas últimas décadas, graças ao nosso trabalho comprometido em sistemas de prevenção de colisões. A detecção interior é uma das próximas fronteiras de segurança para nós. Continuaremos a aprender, desenvolver e implantar novos recursos passo a passo para ajudar a melhorar a segurança à medida que nosso conhecimento aumenta e amadurece”, afirma Thomas Broberg, chefe do Volvo Cars Safety Centre.

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