Volks celebra a marca de 20 mil caminhões pesados vendidos no Brasil
Em três anos e meio de comercialização, a marca ultrapassou as duas dezenas de milhar com Meteor e Constellation feitos em Resende (RJ)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) superou a marca de 20 mil unidades de caminhões extrapesados vendidos no Brasil. O número expressivo veio após três anos e meio do início da comercialização dos gigantes Meteor e Constellation por aqui.
Desde o ano passado, os maiores Volkswagen do mundo – produzidos na planta brasileira de Resende, no interior do Rio de Janeiro – ganharam força adicional, com nova configuração que garante até 10% a mais de produtividade.
“A raiz do nosso negócio é a busca pela eficiência e neste novo portfólio agregamos ainda mais soluções e facilidades aos nossos clientes, seja em maior inteligência nos veículos, mais força ou robustez. Os extrapesados Volks nasceram gigantes e estão ainda melhores”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO.
Entre os diferenciais, estão a potência e o torque superiores do motor D26 de 13 litros, produzidos no Brasil. A caixa gera 244,7kgfm de torque e é equipada com sistema de emissões SCR e EGR. Segundo a marca, o propulsor proporciona um desempenho além do esperado, com economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade.
A transmissão é a automatizada V-Tronic com caixa Traxon de 12 marchas de série e capacidade para atuar em cada tipo de aplicação de forma a assegurar uma melhor performance. O controle eletrônico predictive shifting, por exemplo, cruza dados do sistema de marchas com as informações de GPS para tornar a estratégia de trocas mais eficiente.
Já o eco-roll aproveita a inércia, quando possível, e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada, função também conhecida no mercado como banguela eletrônica. Os maiores Volkswagen do mundo vêm ainda com modo manobra para as condições de movimentação em baixíssima velocidade.
Os extrapesados têm solução kick-down, para situações em que o motorista pisa fundo no acelerador, fazendo a transmissão reduzir marcha para aumentar o giro do motor e, assim, obter uma melhor performance garantindo ultrapassagens seguras. Eles ainda vêm com assistente de partida em rampa.
Para os modelos off-road, há um sistema que proporciona trocas de marchas rápidas de acordo com a velocidade, estabilidade e mais tração. Outra solução que os veículos fora de estrada incorporam é o sistema rock-free que auxilia a saída de atolamentos e buracos.
Atrelado a isso, há uma tecnologia que gerencia a distribuição de cargas nos veículos equipados com suspensão pneumática a partir da leitura do peso por eixo. A inteligência do caminhão é habilitada para redistribuir a carga de forma a equilibrar o peso em cada eixo.