Veículos eletrificados superam previsões e batem recordes em 2024
Híbridos e elétricos cresceram quase 90% em relação ao ano anterior e mais de 70% dos emplacamentos foram de plug-ins
A quantidade de veículos eletrificados no Brasil aumenta a cada momento. A aposta em híbridos e elétricos fica bem exemplificada na quantidade de emplacamentos em 2024. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no último ano, 177.358 unidades foram vendidas no Brasil, entre todos os tipos de eletrificados.
O número é quase o dobro do apresentado em 2023, que teve 93.927 emplacamentos. A alta foi de impressionantes 89%. Segundo a associação, apenas em dezembro, 21.634 veículos eletrificados foram emplacados no país.
“Foi um ano espetacular para a eletromobilidade, um ano de crescimento sustentável e números muito expressivos. Temos muito a comemorar”, afirma Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
Estes números incluem cerca de 3,8 mil modelos híbridos leves recém-lançados. Segundo a entidade, há uma polêmica técnica se eles podem ser considerados veículos eletrificados, isso porque, eles utilizam bateria de apenas 12 volts e que não geram tração elétrica para as rodas.
A ABVE considera como veículos eletrificados todas as tecnologias disponíveis no mercado brasileiro com algum grau significativo de eletrificação, como os 100% elétricos (BEV), os híbridos plug-in (PHEV), os híbridos puros (HEV), os híbridos a gasolina/álcool (HEV Flex) e o híbrido leve (MHEV).
O presidente da ABVE, no entanto, pontua que alguns dos chamados híbridos leves, ou micro-híbridos, que entraram no mercado nos últimos meses (leia-se Fiat Pulse e Fastback) não necessariamente entregam ao consumidor e ao meio ambiente uma experiência real de eletromobilidade.
“Teremos considerar a separação das estatísticas desses modelos daquelas dos veículos que efetivamente podem ser considerados eletrificados. Para a ABVE, é importante manter o foco na eletrificação real, ou seja, no crescimento da nossa indústria, na contribuição ao meio ambiente, nas vantagens econômicas efetivas e no esclarecimento do consumidor quanto ao que ele pode obter de retorno de cada uma das tecnologias.”
O último ano também foi de grande evolução para o mercado de veículos elétricos plug-in, que incluem os BEV (elétricos) e os PHEV (híbridos com recarga externa). De janeiro a dezembro, os plug-ins mantiveram a maior participação de vendas do mercado de eletrificados, com 125.624 veículos emplacados, ou 71% do total.
Na comparação com 2023, quando foram vendidos 52.359 veículos elétricos plug-in, houve um crescimento de imponentes 140%. Em dezembro, foram vendidos 14.889 unidades, o que representa 69% do total de veículos eletrificados comercializados no mês. Os PHEV ficaram com 48,6% (10.521), e os elétricos, com 20,2% (4.368).
Já os híbridos sem recarga externa (HEV, HEV flex e MHEV), ficaram com 29% de participação (51.733), de janeiro a dezembro de 2024. Esse total representa um aumento de 24% em relação a 2023 (41.568 veículos).
Segundo a ABVE, estes números confirmam que o mercado de veículos elétricos plug-in se encontra em expansão no Brasil, registrando recordes e maior aceitação dos consumidores. A ampliação da rede de infraestrutura de recarga colaborou para reduzir as incertezas quanto ao uso de veículos elétricos em maiores distâncias e viagens mais longas.