Boas ações

Unidades Móveis de Saúde da Mercedes registram mais de 400 mil atendimentos

Em um ano, a parceria da montadora com ONGs registrou 374 mil consultas e a aplicação de 69 mil vacinas

acessibilidade:
Carreta Mercedes-Benz projeto #UnindoForças.
Unidades Móveis de Saúde da Mercedes registram mais de 400 mil atendimentos. Foto: MB.

A Mercedes-Benz em parceria com diversas ONGs comemoram o primeiro ano do projeto #UnindoForças, que contempla a atividade de oito carretas puxadas por caminhões e dois ônibus como Unidades Móveis de Saúde. Até aqui, o projeto chegou a 60 cidades de várias regiões do país. No total, os veículos já rodaram mais de 30 mil quilômetros.

A ação conta com o engajamento de várias entidades e empresas em um grande compromisso para levar atendimento médico, assistência social e vacinas a comunidades carentes de localidades distantes e à população em vulnerabilidade de várias regiões do Brasil.

Nesse primeiro ano de intensas ações e atividades, a iniciativa acumula resultados expressivos. São mais de 374 mil procedimentos médicos realizados, envolvendo mais de 171 mil pacientes atendidos. Também foram aplicadas 69 mil vacinas contra Covid-19. 

“O projeto das Unidades Móveis de Saúde é uma parceria admirável com ONGs especializadas em atendimentos médicos. Tanto os caminhões quanto os ônibus usados reforçam a diversidade de ações comunitárias da Mercedes-Benz. Esta é uma contribuição importante para o país. Nossa expectativa é chegar a um milhão de pessoas atendidas em três anos”, afirma Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil

De acordo com o executivo, o êxito e a continuidade do projeto antes, durante e pós-pandemia mostram sua relevância tanto na proposta social de dar suporte às demandas de saúde em diferentes regiões, quanto no fortalecimento de parcerias que promovem a transformação da sociedade. 

“Nossa empresa acredita que unir forças é o caminho mais eficiente de promover o desenvolvimento social e estamos muito satisfeitos com os passos que estamos dando nesse sentido por meio dessa ação”.

Em seu primeiro ano, o projeto #UnindoForças já tem oito carretas da saúde e dois ônibus de vacinação pelas estradas. Com o objetivo de acelerar a imunização contra a Covid-19, dois ônibus da Mercedes-Benz, um urbano e um rodoviário, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, partiram para diferentes roteiros em várias regiões brasileiras.

São duas unidades móveis com a SAS Brasil, levando atendimento nas áreas de odontologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, dermatologia e ginecologia, além de pequenas cirurgias. Uma das carretas atuou junto às cidades do roteiro do Rally dos Sertões. A outra seguiu para outras comunidades no Nordeste.

Com a Renovatio, na região Sul, o foco é a oftalmologia, com exames clínicos e de diagnósticos para catarata, glaucoma e retina. Oftalmologia também é a especialidade do Instituto Luz para Vida, oferecendo consultas, procedimentos e exames de avaliação de ametropias, catarata, patologias da retina e córnea, glaucoma, propedêutica de vias lacrimais e plástica ocular.

Na cidade de São Paulo, além da primeira carreta de tomografia do projeto MB Health, a parceria com o CIES Global inclui outras duas carretas. Uma delas para exames de ultrassonografia e doppler e outra unidade móvel para pequenas cirurgias oftalmológicas de catarata e de pterígio.

A Sociedade Beneficente Albert Einstein oferece atendimento nas áreas de tomografia, oftalmologia, telemedicina e exames laboratoriais. Essa parceria começou por Itabira (MG) e depois seguiu para a fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo a fim de atender os caminhoneiros que circulam na entrega ou retirada de cargas na empresa. Essa carreta está se deslocando por várias localidades do país, em ações para motoristas de caminhões e ônibus nas estradas.

Para iniciar o segundo ano do projeto #UnindoForças, a Mercedes-Benz anunciou seu novo parceiro, a Instituição Amigos do Bem. São quase 30 anos de trajetória e milhares de voluntários transformando vidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia, promovendo a inclusão social e rompendo o ciclo de miséria no sertão nordestino.

Reportar Erro