Stellantis apresenta os primos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert
As três vans compactas são, basicamente, uma só com a logo de cada montadora, e chegam à linha 2025 com visual renovado
A Stellantis apresenta de uma vez só a linha 2025 das três vans compactadas de marcas do grupo, com Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert. Chamados de veículos urbanos leves (VULs) pelo grupo ítalo-franco-americano, os modelos passaram por uma ampla renovação e já estão disponíveis por R$ 211.990 (Cargo) e R$ 217.990 (Vitré/Multi).
Na parte visual, as vans contam com novo para-choque frontal, os faróis foram reformulados e a grade redesenhada. As rodas de aço estampado de 16 polegadas recebem novas coberturas plásticas, enquanto a traseira adota um novo desenho aplicado nas portas duplas com abertura de até 180º.
Dentro da cabine, os utilitários ganham painel 100% digital e customizável. O novo volante, agora com assistência elétrica, foi projetado pensando na ergonomia do condutor, com foco em conforto ao dirigir e facilidade de resposta. Ele conta com os comandos do sistema de som, do limitador e do controlador de velocidade.
O console central adota saídas de ar-condicionado reposicionadas para otimizar a refrigeração da cabine para até três pessoas, com um novo compartimento acima do câmbio para o armazenamento de objetos de diferentes medidas.
No topo, recebe um rádio com tela sensível ao toque de cinco polegadas, conexão Bluetooth e conector USB para recarga de celular e transferência de dados. A cabine reúne compartimentos que, somados, totalizam mais de 41 litros de volume útil de armazenamento, incluindo um porta-objetos sob o banco dos passageiros.
A facilidade de manobra, já reconhecida por seus clientes, foi ampliada com a adição de uma nova direção com assistência elétrica e sensores de estacionamento traseiros de série.
A lista de equipamentos inclui controle de tração e estabilidade, auxiliar de partida em rampa, vidros, travas e retrovisores elétricos, sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento traseiro, luzes de rodagem diurnas (DRL), faróis de neblina e airbags frontais para os três ocupantes.
Os três modelos utilizam o mesmo conjunto mecânico, com o motor 1.5 turbo diesel de 120 cavalos e 30,6kgfm de torque, aliado ao câmbio de seis velocidades, a nova direção elétrica e suspensão independente nas quatro rodas.
As vans podem carregar quase 1,5 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1m³ de volume e acesso facilitado pelas portas lateral corrediça e dupla traseira de abertura de 180º. A carroceria compacta tem 2.010mm de largura e 1.970mm de altura, com peso bruto total de 3.212kg, na versão cargo, que permite ser conduzida por condutor com CNH B.
Os novos Scudo, Jumpy e Expert contam com diversas conversões recomendadas de fábrica, que são realizadas em conjunto com parceiros selecionados e certificados pela Stellantis. Os modelos podem ser convertidos em veículos de passeio de 7+1 lugares, minibus 10+1, ambulância, refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel e até motorhome.