Saiba quais foram os sedãs mais vendidos no Brasil em 2022
Entre compactos e médios, a lista mostra que a categoria está seguindo outras e, em breve, será dominada pelos SUVs
Desde que o tsunami de SUVs iniciou no mercado brasiliero, diversas categorias foram “engolidas” pela onda. As primeiras vítimas foram as station wagons, as famosas peruas, logo em seguida os hatches médios e, ao que tudo indica, “a próxima vítima”, será os sedãs médios. Até os três volumes compactos precisam “abrir o olho”.
Basta olhar para a lista dos veículos mais vendidos do Brasil em 2022 para se atentar como os sedãs estão ameaçados, principalmente entre os médios. Como vem acontecendo há muito tempo, o líder foi o Toyota Corolla, praticamente o único que ainda pode “comemorar” dentro do segmento. Mas como mostramos no Top50, ele já está ameaçado pelo irmão Cross.
De acordo com os dados da Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o japonês deteve nada menos que 75% da categoria, ou seja, a cada três sedãs médios vendidos no Brasil, dois foram Corollas.
Para se ter uma ideia, o segundo colocado, que não foi o clássico rival japonês, o Honda Civic (este vive dias mais nebulosos, parou de ser vendido por aqui e a nova geração ainda não chegou), mas sim o Chevrolet Cruze, não emplacou nem nove mil unidades.
Entre os compactos, as coisas – ainda – estão melhores. Mas já começa a mostrar desgaste, por exemplo, o último colocado no Top10 parou de ser vendido no início do ano e, ainda assim, emplacou poucas unidades a menos que os dois modelos acima. Sem falar que, nela, também há um domínio do líder, ainda que menor que entre os médios.
Confira o To10 de sedãs compactos mais emplacados de 2022.
Confira o To5 de sedãs médios mais emplacados de 2022.
*Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores