Modernização

Renault apresenta novo logo, mantendo o losango, mas modernizado

A última grande modificação do logotipo da marca foi feita em 1992

acessibilidade:
Renault apresenta novo logo reestilizado. Fotos: Renault.

Nos últimos tempos, diversas montadoras estão renovando os seus logos. A última delas é a Renault. A francesa acaba de apresentar uma modificação profunda no famoso losango, deixando-o muito mais moderno, mas mantendo a forma geométrica quase centenária.  

Desde 1925 a Renault utiliza um losango como símbolo, segundo a montadora, isso não vai mudar nem tão cedo, o que se comprova com a mais nova variação, tecnicamente, revelada em janeiro, mas que começou a ser aplicada agora. Gilles Vidal, diretor mundial de design da Renault, revela por que e como este novo logo surgiu. 

Primeiro logo da Renault, de 1900.

Durante o anúncio do plano Renaulution, série de medidas pela qual a marca passará nos próximos anos, um novo losango em formato de diamante era exibido atrás de Luca de Meo, CEO do Grupo, bem como na grade frontal do 5 Prototype. 

Desde então, este novo símbolo está sendo aplicado progressivamente, sem alarde. Primeiro na nova campanha publicitária do Zoe e continuando nas redes sociais da marca. Segundo a empresa, um lançamento frugal, mas eficiente.

Logo Renault de 1925.

“O losango é uma das formas mais reconhecidas no mundo e no universo automotivo. Com uma forma geométrica simples, uma identidade forte e potente, o desafio era renovar esta forma para agregar propósito e novos valores, mais contemporâneos, para projetar a marca no futuro”, explica Gilles Vidal.

Durante sua história, a Renault promoveu várias evoluções em sua identidade visual. Mas o losango que serve de base ao logo se mantém inalterado desde 1925. Ele é reconhecido imediatamente, tornando-se um elemento emblemático da marca.

Cronologia dos logos da Renault.

Com seus ângulos que se adaptam aos capôs angulosos da época, esta figura geométrica fez a cabeça de Louis Renault, fundador da empresa. Desde então, o losango foi refeito nove vezes, contando com esta última versão. 

Criada em 1992 — mesmo que tenha sido retocada em 2015 — a última versão do emblema estava começando a ficar ultrapassada, de acordo com a própria marca. Para responder aos desafios de uma montadora internacional e moderna, mas também de seus múltiplos canais de expressão, principalmente digitais, uma nova versão estava em estudo desde 2019. 

“Ponto de equilíbrio entre o reconhecimento do legado da marca e a entrada em uma nova era, símbolo de futuro, o logo revelado recentemente, mais moderno e mais vibrante, tem a ambição de ir além da notoriedade conquistada. O objetivo é ‘acompanhar as mudanças que estão atualmente em curso’ e fazer da Renault uma marca mais aberta e relacional, que cria valores humanos”, afirma Gilles.

Logo Renault de 1992.

Por isso, é natural que ele tenha sido revelado durante a apresentação do plano estratégico Renaulution e integrado na grade frontal do 5 Prototype. A excelente aceitação recebida convenceu a equipe de direção da marca a lançar oficialmente sua nova logomarca logo em seguida. E, para Gilles Vidal, o losango encarna essencialmente a Renault. Por isso, manter esta forma geométrica universal seria evidente. 

“Nós o repensamos para que ele se tornasse ainda mais icônico, ao mesmo tempo simples e capaz de transmitir um propósito, uma verdadeira assinatura atemporal, sem efeitos ou cores supérfluas, dando uma pegada contemporânea às suas linhas, como parte fundamental de nossa herança gráfica”, explica o executivo. 

Logo Renault de 2021.

Historicamente, a Renault já havia utilizado linhas para iconizar seu logo. Em 1946, 1959 e 1972. Mas sem se render a modismos, Gilles Vidal explica que por meio de linhas, é possível contar uma história de simbiose, de um ciclo, um caminho entre dois losangos que se unem por meio de um efeito ótico, criando uma complementaridade e dando a impressão de movimento contínuo. 

De acordo com a Renault, o novo logo foi criado para viver em movimento e o tratamento plano facilita sua aplicação, como em mídias digitais ou vídeos, mas também nos veículos, cumprindo o papel de dar as boas-vindas. Ele será progressivamente aplicado nos modelos da marca que serão lançados a partir do próximo ano. Até 2024, toda a gama da francesa terá o novo emblema.

Cronologia dos logos da Renault.
Logo Renault de 1972.
Logo Renault de 1925.
Logo Renault de 1923.
Primeiro logo da Renault, de 1900.
Logo Renault de 1959.
Renault apresenta novo logo reestilizado. Fotos: Renault.
Logo Renault de 2021.
Logo Renault de 1992.

Reportar Erro