Renault apresenta novo logo, mantendo o losango, mas modernizado
A última grande modificação do logotipo da marca foi feita em 1992
Nos últimos tempos, diversas montadoras estão renovando os seus logos. A última delas é a Renault. A francesa acaba de apresentar uma modificação profunda no famoso losango, deixando-o muito mais moderno, mas mantendo a forma geométrica quase centenária.
Desde 1925 a Renault utiliza um losango como símbolo, segundo a montadora, isso não vai mudar nem tão cedo, o que se comprova com a mais nova variação, tecnicamente, revelada em janeiro, mas que começou a ser aplicada agora. Gilles Vidal, diretor mundial de design da Renault, revela por que e como este novo logo surgiu.
Durante o anúncio do plano Renaulution, série de medidas pela qual a marca passará nos próximos anos, um novo losango em formato de diamante era exibido atrás de Luca de Meo, CEO do Grupo, bem como na grade frontal do 5 Prototype.
Desde então, este novo símbolo está sendo aplicado progressivamente, sem alarde. Primeiro na nova campanha publicitária do Zoe e continuando nas redes sociais da marca. Segundo a empresa, um lançamento frugal, mas eficiente.
“O losango é uma das formas mais reconhecidas no mundo e no universo automotivo. Com uma forma geométrica simples, uma identidade forte e potente, o desafio era renovar esta forma para agregar propósito e novos valores, mais contemporâneos, para projetar a marca no futuro”, explica Gilles Vidal.
Durante sua história, a Renault promoveu várias evoluções em sua identidade visual. Mas o losango que serve de base ao logo se mantém inalterado desde 1925. Ele é reconhecido imediatamente, tornando-se um elemento emblemático da marca.
Com seus ângulos que se adaptam aos capôs angulosos da época, esta figura geométrica fez a cabeça de Louis Renault, fundador da empresa. Desde então, o losango foi refeito nove vezes, contando com esta última versão.
Criada em 1992 — mesmo que tenha sido retocada em 2015 — a última versão do emblema estava começando a ficar ultrapassada, de acordo com a própria marca. Para responder aos desafios de uma montadora internacional e moderna, mas também de seus múltiplos canais de expressão, principalmente digitais, uma nova versão estava em estudo desde 2019.
“Ponto de equilíbrio entre o reconhecimento do legado da marca e a entrada em uma nova era, símbolo de futuro, o logo revelado recentemente, mais moderno e mais vibrante, tem a ambição de ir além da notoriedade conquistada. O objetivo é ‘acompanhar as mudanças que estão atualmente em curso’ e fazer da Renault uma marca mais aberta e relacional, que cria valores humanos”, afirma Gilles.
Por isso, é natural que ele tenha sido revelado durante a apresentação do plano estratégico Renaulution e integrado na grade frontal do 5 Prototype. A excelente aceitação recebida convenceu a equipe de direção da marca a lançar oficialmente sua nova logomarca logo em seguida. E, para Gilles Vidal, o losango encarna essencialmente a Renault. Por isso, manter esta forma geométrica universal seria evidente.
“Nós o repensamos para que ele se tornasse ainda mais icônico, ao mesmo tempo simples e capaz de transmitir um propósito, uma verdadeira assinatura atemporal, sem efeitos ou cores supérfluas, dando uma pegada contemporânea às suas linhas, como parte fundamental de nossa herança gráfica”, explica o executivo.
Historicamente, a Renault já havia utilizado linhas para iconizar seu logo. Em 1946, 1959 e 1972. Mas sem se render a modismos, Gilles Vidal explica que por meio de linhas, é possível contar uma história de simbiose, de um ciclo, um caminho entre dois losangos que se unem por meio de um efeito ótico, criando uma complementaridade e dando a impressão de movimento contínuo.
De acordo com a Renault, o novo logo foi criado para viver em movimento e o tratamento plano facilita sua aplicação, como em mídias digitais ou vídeos, mas também nos veículos, cumprindo o papel de dar as boas-vindas. Ele será progressivamente aplicado nos modelos da marca que serão lançados a partir do próximo ano. Até 2024, toda a gama da francesa terá o novo emblema.