Nova, porém velha

Ram lança moda e apresenta “carro velho” como novo com a Classic

O novo produto da montadora nada mais é que a geração anterior da 1500 e que será a opção de entrada da marca no Brasil

acessibilidade:
Ram Classic.
Ram lança moda e apresenta “carro velho” como novo com a Classic. Fotos: Ram.

Não é incomum uma montadora de veículos apresentar uma nova geração de um carro e manter a anterior em produção como opção de entrada e, consequentemente, mais barata. Muitas marcas já fizeram isso no Brasil, com o cúmulo da Hyundai em ter três gerações do Tucson sendo vendidas ao mesmo tempo por aqui. 

Apesar de ser uma prática relativamente comum, não é algo realizado em todos os modelos, sempre há espaço para “inovações”. É o caso da Ram com seu mais novo modelo no Brasil, a Classic. Que já chega velha, pois é a geração anterior da 1500, que por aqui é vendida na opção Rebel. Ou seja, o lançamento é de um produto ultrapassado. 

Ram Classic.

A picape chega em única versão com duas configurações.

A picape é baseada na quarta geração da 1500, apresentada lá em 2008 – a quinta e atual foi lançada em 2019. Segundo a Ram, a opção por batizá-la apenas de Classic se deu para não confundi-la com a 1500 Rebel. Mesmo velha, ela será a mais nova caminhonete disponível no Brasil, com desembarque marcado para 15 de setembro ainda sem preço revelado. 

A ideia da Ram em trazer a Classic é, primeiro, aproveitar o boom que a marca passa pelo país, que bateu recorde de vendas em 2021. E, com isso, trazer um produto menos caro que as irmãs e para bater de frente com as versões topo de linha das picapes médias. Dessa forma, a americana deve chegar por aqui na casa dos R$ 350 mil em única versão com duas configurações. 

Ram Classic.

O motor é o poderoso V8 Hemi de 400 cavalos.

Um ponto positivo para a Classic é a motorização para quem gosta de propulsores poderosos. Ela, assim como a Rebel, utilizará a gigante caixa de força Hemi V8 5.7 de impressionantes 400 cavalos e 56,7kgfm de torque aliado a transmissão automática de oito velocidades, direção elétrica e, claro, sistema de tração 4×4 com reduzida. 

Dessa forma, mesmo sendo uma picape, e independente do preço (ela custará bem menos que a irmã e seus R$ 456.990), a Classic assumirá o posto de veículo com motor V8 menos caro à venda no Brasil. Em compensação, por ser gasolina, ela tem um porém proporcional ao seu tamanho, a capacidade de carga. 

Ram Classic.

A caçamba leva ridículos 531kg.

Mesmo de porte grande e com uma caçamba capaz de levar 1.424 litros de volume, a Classic tem uma capacidade de carga pior do que a da Fiat Strada cabine dupla, por exemplo, levando míseros 531kg, ou seja, não é nada voltada para o trabalho. Pelo menos, a capacidade de reboque é digna da marca, podendo puxar até impressionantes 3.534kg.

Na parte do visual, além de ser da geração anterior, a Classic tem estilo inspirado na segunda geração de picapes Ram (há época ainda sob bandeira Dodge) de 1993. Foi essa linha que transformou o mercado de caminhonetes grandes nos Estados Unidos com os modelos da marca do bode sendo apelidadas de “big rig”.

Ram Classic.

O interior remete bem o estilo da geração anterior da 1500.

O design da Classic se destaca pelos faróis que ficam em posição abaixo da linha superior da grade. Como um bom modelo da Ram, as linhas são musculosas e reforçam o estilo esportivo da picape. A principal diferença das duas versões serão as cores. Enquanto a Laramie o foco é o cromado, a Night Edition conta com detalhes em preto e na cor da carroceria.

Como falamos, a caçamba é uma “bagunça”, ao mesmo tempo é grande, mas “fraca”, levando pouco peso. Ela conta com revestimento protetor especial por toda a superfície, exclusivo das picapes da marca, e iluminação de LED na lateral e no alto.

Ram Classic.

A marca ainda não revelou o preço da picape.

Por dentro, o espaço generoso comum à marca. As portas contam com acabamento emborrachado, elas e o painel de instrumentos são revestidos em couro e a iluminação interna é em LED. O assento traseiro é bipartido e pode ser levantado, com um nicho para objetos e uma plataforma dobrável que pode tornar o piso completamente plano.

A lista de equipamentos é excelente, para um veículo de 2008, mas não para um de 2022. De série, ela vem com itens esperados para um modelo deste porte, como ar-condicionado digital dual zone e saída para a traseira, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memória para o motorista, aquecimento e ventilação e traseiros laterais com aquecimento e central multimídia com tela de 8,4 polegadas e conexão com fio para smartphones.

Ram Classic.

Na Laramie, os detalhes são cromados.

Ela ainda vem com chave sensorial, partida remota, quadro de instrumentos com seis mostradores e tela digital TFT de sete polegadas, estribos laterais fixos, pedais do acelerador e freio com regulagem elétrica de distância, sistema de som premium Alpine, tapetes de borda elevada, tomada de 110V no painel e volante com aquecimento.

Na parte da segurança, equipamentos básicos, como piloto automático, seis airbags, assistente de partida em rampa, controles de tração, estabilidade, de oscilação de reboque  e de mitigação de rolagem da carroceria, freios a disco nas quatro rodas com Brake Assist (que aproxima as pastilhas em caso de chuva) e luz de circulação diurna e lanternas em LED.

Ram Classic.

Ram Classic.

Ou seja, nada de carregador por indução para celulares, conexão sem fio com a central multimídia, teto solar, faróis em LED (são projetores) ou auxiliares e assistentes de direção, como alerta de frenagem, monitoramento de ponto cego ou ainda um piloto automático adaptativo.

Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic chega ‘menos cara’ que a Toyota Hilux GR-S. Fotos: Ram.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram Classic.
Ram lança moda e apresenta “carro velho” como novo com a Classic. Fotos: Ram.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.