Nada demais

Primeiras impressões: JAC T60, um utilitário que mais promete do que entrega

O novo SUV médio chinês, como de costume, é bem recheado, mas peca em vários aspectos

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JAC T60 2020. Fotos: JAC Motors

São Paulo (SP) — Na última semana, a JAC Motors, comandada pelo grupo SHC, apresentou o T60 no Brasil. O SUV, sob novo nome, foi o primeiro utilitário da marca no país, lançado em 2015, ainda chamado de T6. Totalmente renovado, ele foi o último a receber a nova identidade da montadora chinesa. 

Como de costume, o modelo chega com uma boa relação preço versus lista de equipamentos. Em duas versões, o T60 já está disponível por R$ 99.990. Andamos por ruas e rodovias de São Paulo na configuração mais completa do SUV, que mais promete do que entrega. 

Visual com linhas retas.

Visualmente falando, a JAC vem acertando em seus modelos. Isso porque ela não adota mais a “receita” de copiar outros veículos. O próprio T6 era, basicamente, um iX35 com o símbolo da chinesa. Gosto é algo pessoal, mas o utilitário não faz feio no quesito beleza. Ele segue a tendência atual e utiliza linhas mais retilíneas e apliques em preto em toda a carroceria. 

Por dentro, uma grande evolução. A primeira geração do T60 fazia medo de tanto desleixo no acabamento. Mas desde que a marca adotou a nova identidade — a partir do T40 –, ela evolui muito nesse quesito. Ainda resta saber se, com o tempo, os encaixes irão permanecer bem feitos. Outra moda que a marca adere é da tela flutuante, mas que ficou bem realizada no SUV. 

Interior conta com três displays diferentes.

Sobre o espaço, poderia ser melhor. Quatro adultos viajam com conforto, um quinto sempre gera aperto, mas por ser um SUV médio, não deveria. O porta-malas é de bom tamanho, mas a JAC informa apenas a medida chinesa, que é diferente da brasileira. 

É, mas não parece

O T60 é o último da linha de SUVs a adotar a nova identidade da marca.

Olhando apenas os números frios, o conjunto mecânico do T60 parece ser interessante, mas só parece mesmo. Na prática, o SUV parece um sedentário, faz tudo com muito esforço. O motor é um 1.5 turbo de 168 cavalos e 21,4kgfm de torque. O problema é que ele é aliado a uma transmissão automática do tipo CVT. 

Propulsor turbo e câmbio CVT simplesmente não conversam. Mesmo o motor trabalhando em baixas rotações, a transmissão tem uma aceleração contínua, lenta e monótona, o que tira qualquer esportividade que a caixa de força pode sugerir. 

Na direção, o utilitário deixa a desejar.

O que parece faltar ao conjunto mecânico do T60 é uma tropicalização, ou seja, uma preparação para atender melhor o público e as diferentes demandas do brasileiro. Mesmo sendo CVT, a transmissão conta com “marchas” virtuais. Elas poderiam ter sido escalonadas de maneira mais dinâmicas, para dar maior agilidade ao utilitário. 

Com isso, mesmo com uma boa potência e números que chamam a atenção, a direção é lenta e monótona. É preciso ter cuidado ao realizar as manobras, principalmente saídas e ultrapassagens. Outro porém do CVT é o alto ruído, ao pisar fundo no acelerador, o carro grita sem dó, mostrando que o isolamento acústico não é lá essas coisas. 

Muita promessa

Painel de instrumentos com tela digital, mas de visualização ruim.

Desde que chegou ao Brasil, a JAC tem como costume apostar em muitos itens de série. Com o T60 não é diferente. São duas versões, praticamente idênticas, as únicas coisas que difere uma da outra é o teto solar e os bancos em couro, de resto, tudo igual. Essa configuração parte de R$ 104.990. 

Assim na parte da segurança, o T60 vem com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera 360º, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático, faróis com acendimento automático, regulagem elétrica e luz de circulação diurna em LED e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. 

Tela da central multimídia no estilo flutuante.

No entanto, ele vem apenas com dois airbags, os obrigatórios por lei. Se um dos intuitos da marca é se diferenciar com a lista de equipamentos, deveria utilizar mais bolsas de proteção. 

Na parte da comodidade, ele conta com abertura das portas e partida com chave presencial, vidros, travas e ajustes dos retrovisores e dos bancos elétricos (no entanto o ajuste do encosto é manual), ar-condicionado digital (mas que não é automático e não conta com saída para a traseira) e freio de estacionamento eletrônico. 

O modelo leva quatro adultos sem apertos.

Além disso, ele conta com três displays. O da tela da central multimídia de 10,2 polegadas, do painel de instrumentos digital e configurável e um para os comandos do ar-condicionado e sistema de som. A tela que faz a vez do painel de instrumentos é interessante, mas as informações são difíceis de visualizar, principalmente as configurações.

A tela da central multimídia também é complexa. Ela apresenta muita informação de uma vez só, o que pode acabar confundindo. E, dependendo da altura do motorista, o sol pode atrapalhar a visualização. Outro porém dela é que não há conexão nativa com smartphone, seja via Android Auto ou Apple CarPlay. Até é possível espelhar, mas é preciso utilizar um app específico.

A opinião do Diário Motor 

JAC T60 2020.

Como qualquer veículo da JAC, o T60 tenta cativar pelo custo benefício. O porém é todo o resto. Ainda é difícil afirmar que o modelo não repetirá os erros dos outros modelos da marca. Mesmo com uma lista de equipamentos boa, o conjunto mecânico deixa a desejar. 

O acabamento melhorou muito em relação a primeira geração, mas como todo o resto é preciso ter calma para saber se vai durar. A ideia de ser um SUV médio no preço de modelos compactos pode chamar a atenção, mas ainda é R$ 100 mil em um veículo com uma rede de atendimento curta. 

JAC T60 2020.

O conjunto mecânico é o grande porém. Mesmo com números bons, na prática, o carro é fraco, sem fôlego e demanda muita paciência do motorista para realizar manobras simples. Vale o teste drive! Nota: 5.

Ficha Técnica 

Jac T60 2020 utiliza motor 1.5 turbo de 168 cavalos.

Motor: 1.5 turbo

Potência máxima: 168cv

Torque máximo: 21,4kgfm 

Direção: elétrica

Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira

Dimensões (A x L x C x EE): 1.800 x 1.660 x 4.410 x 2.620mm 

Preço: R$ 99.990

Viagem a convite da JAC Motors

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