Prevista para 2023, GM Montana entra em fase final de concepção
Apesar de manter o nome, a picape será totalmente nova e baseada na atual plataforma de veículos compactos da marca
A Chevrolet vem, aos poucos, divulgando informações sobre o próximo produto baseado na família de veículos compactos da marca, a Montana. Apesar de manter o nome da picape compacta, a nova caminhonete será totalmente diferente. Agora, a montadora afirma que ela está em estágio final de desenvolvimento e com modelos camuflados rodando pelo país.
Um automóvel completamente novo leva aproximadamente de três a quatro anos para ser desenvolvido, considerando desde a concepção do produto, passando pelo trabalho virtual de simulações de engenharia, até o lançamento comercial do veículo no mercado.
Uma das fases mais importantes é a dos testes finais, quando unidades ainda pré-série são usadas para validações e os últimos aprimoramentos. É exatamente neste estágio que se encontra o projeto da nova Montana, que chega às concessionárias Chevrolet da América do Sul a partir do próximo ano.
Enquanto a linha de montagem do veículo estava sendo preparada na fábrica da GM em São Caetano do Sul, engenheiros da empresa já haviam construído artesanalmente os primeiros protótipos da futura picape com ferramentas especiais, incluindo impressoras 3D.
Esses carros trazem características arquitetônicas e mecânicas idênticas ao do modelo idealizado pelos projetistas. Detalhes de design e acabamento, como os dos faróis, lanternas, rodas e painel da cabine costumam, nesta fase, desempenhar apenas um papel funcional, e não visual.
“A GM tem uma fábrica especializada em protótipos. E para montar cada um deles, pode levar mais de seis meses e 50 pessoas envolvidas. Construir um carro de forma quase artesanal com o mesmo nível de desempenho e resistência de um modelo de série chega a ultrapassar 20 vezes o preço de um carro tradicional”, explica Dulio Freitas, gerente sênior de engenharia experimental da GM América do Sul.
Outra característica muito marcante destes veículos pré-série é a camuflagem. Segundo a marca, há várias unidades da Montana em testes de rodagem e de durabilidade rodando pelo país.
“Para não revelar o visual do carro antes do lançamento, a gente usa disfarces, como adesivos zebrados de diferentes estampas que embaralham a lente da câmera dos paparazzi. Capas e espumas também ajudam a disfarçar as linhas e os vincos da carroceria da futura picape da Chevrolet”, revela Luiz Eduardo Martins, gerente sênior de engenharia veicular da GM América do Sul.
De acordo com a Chevrolet, a nova Montana estreará um conceito inédito de picape para a marca. O conjunto de novidades se traduz em um automóvel mais moderno, com melhor dinâmica, eficiência e conteúdo tecnológico e com uma caçamba que contará com tecnologias que proporcionam maior versatilidade.