Mais que esportivo

Porsche entra na onda dos utilitários cupês com versão esportiva do Cayenne

A marca apresentou também, no Brasil, o Turbo S E-Hybrid, configuração topo de linha do SUV

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Porsche Cayenne Coupé 2020. Fotos: Porsche.

Em 1999, BMW e Mercedes-Benz revolucionaram o mercado ao apresentarem os primeiros SUVs de marcas premium, com o X5 e o ML. A Porsche não demorou muito e, quatro anos depois, lançou seu modelo da nova categoria, o Cayenne. Se há época a montadora foi rápida, para apresentar a versão esportiva do SUV, a história foi diferente. 

No início do ano, a Porsche lançou o Cayenne Coupé e acaba de apresentar o modelo no Brasil. A marca demorou mais de 10 anos para entrar na onda dos utilitários cupês, coisa que as principais concorrentes fazem há anos. 

Estilo cupê deixa o SUV com visual mais esportivo.

Para o Brasil, são duas versões. A de entrada, denominada apenas de Coupé, e a Turbo S E-Hybrid. A primeira, parte de R$ 459 mil e a topo de linha sai por impressionantes R$ 956.500.

Como é de se esperar, a grande novidade é o visual. A dianteira é exatamente igual a versão “normal”, o que muda mesmo é a traseira. Como um legítimo cupê, a linha do teto finaliza na tampa do porta-malas, com o vidro bem inclinado. 

Interior, como de costume, mistura esportividade e luxo.

Um diferencial do Cayenne Coupé é o uso de dois aerofólios traseiros. Um no fim do teto, como é de costume, e outro abaixo do vidro. Esse, foi baseado no sistema do 911 e é adaptativo, abrindo e fechando de acordo com a velocidade. Ele se estende 135mm acima de 90km/h, o que aumenta a pressão sob o eixo traseiro, otimizando a condução esportiva do utilitário. 

Outra modificação, que vai além do visual, é o espaço interno. Ao contrário da versão normal, o Coupé foi pensado para quatro pessoas. O que otimiza o espaço interno, não sendo possível levar ninguém no meio do banco traseiro. Os passageiros de trás, ficam 30mm mais baixos, o que garante um maior espaço para a cabeça. 

Porsche Cayenne Coupé 2020.

Na parte da motorização, o Cayenne Coupé conta com duas opções. Uma mais “mansa” para a versão de entrada e outra totalmente “arisca” para a topo de linha. O primeiro, é um 3.0 seis cilindros turbo de 340 cavalos e 45,8kgfm de torque. Com o pacote Sport Chrono, que conta com launch control, faz de zero a 100km/h em míseros seis segundos. 

O E-Hybrid conta com uma caixa a combustão e outra elétrica. Juntos, o V8 e o eletrificado somam descomunais 680 cavalos e insanos 91,7kgfm de torque. Ele sai da imobilidade e vai até os 100km/h em impressionantes 3,8 segundos, com 295km/h de máxima. 

Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020. Fotos: Porsche.
Porsche Cayenne Coupé 2020.
Porsche Cayenne Coupé 2020.

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