Porsche entra na onda dos utilitários cupês com versão esportiva do Cayenne
A marca apresentou também, no Brasil, o Turbo S E-Hybrid, configuração topo de linha do SUV
Em 1999, BMW e Mercedes-Benz revolucionaram o mercado ao apresentarem os primeiros SUVs de marcas premium, com o X5 e o ML. A Porsche não demorou muito e, quatro anos depois, lançou seu modelo da nova categoria, o Cayenne. Se há época a montadora foi rápida, para apresentar a versão esportiva do SUV, a história foi diferente.
No início do ano, a Porsche lançou o Cayenne Coupé e acaba de apresentar o modelo no Brasil. A marca demorou mais de 10 anos para entrar na onda dos utilitários cupês, coisa que as principais concorrentes fazem há anos.
Para o Brasil, são duas versões. A de entrada, denominada apenas de Coupé, e a Turbo S E-Hybrid. A primeira, parte de R$ 459 mil e a topo de linha sai por impressionantes R$ 956.500.
Como é de se esperar, a grande novidade é o visual. A dianteira é exatamente igual a versão “normal”, o que muda mesmo é a traseira. Como um legítimo cupê, a linha do teto finaliza na tampa do porta-malas, com o vidro bem inclinado.
Um diferencial do Cayenne Coupé é o uso de dois aerofólios traseiros. Um no fim do teto, como é de costume, e outro abaixo do vidro. Esse, foi baseado no sistema do 911 e é adaptativo, abrindo e fechando de acordo com a velocidade. Ele se estende 135mm acima de 90km/h, o que aumenta a pressão sob o eixo traseiro, otimizando a condução esportiva do utilitário.
Outra modificação, que vai além do visual, é o espaço interno. Ao contrário da versão normal, o Coupé foi pensado para quatro pessoas. O que otimiza o espaço interno, não sendo possível levar ninguém no meio do banco traseiro. Os passageiros de trás, ficam 30mm mais baixos, o que garante um maior espaço para a cabeça.
Na parte da motorização, o Cayenne Coupé conta com duas opções. Uma mais “mansa” para a versão de entrada e outra totalmente “arisca” para a topo de linha. O primeiro, é um 3.0 seis cilindros turbo de 340 cavalos e 45,8kgfm de torque. Com o pacote Sport Chrono, que conta com launch control, faz de zero a 100km/h em míseros seis segundos.
O E-Hybrid conta com uma caixa a combustão e outra elétrica. Juntos, o V8 e o eletrificado somam descomunais 680 cavalos e insanos 91,7kgfm de torque. Ele sai da imobilidade e vai até os 100km/h em impressionantes 3,8 segundos, com 295km/h de máxima.