Off-Road eletrizante

Porsche apresenta o Taycan Cross Turismo e já confirma o novo elétrico para o Brasil

O novo modelo, uma variação off-road do sedã elétrico, já pode ser encomendado por aqui

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Porsche Taycan Cross Turismo. Fotos: Porsche.

A Porsche apresenta mais um veículo elétrico, o Taycan Cross Turismo. O novo modelo é, como o nome indica, uma versão off-road do sedã esportivo totalmente eletrificado. Lançado mundialmente, ele já está com o visto autorizado para o Brasil, já podendo, inclusive, ser encomendado, o desembarque está previsto para o segundo semestre. 

Assim como o Taycan, o Cross Turismo tem a vantagem de uma propulsão elétrica inovadora, com uma arquitetura de 800 Volts. Segunda a marca, o novo chassi de alta tecnologia com tração total e suspensão a ar adaptativa também assegura uma rigorosa dinâmica off-road. 

O modelo vem com proteções nas caixas de rodas e laterais.

Além disso, ele tem 36mm a mais no espaço entre a cabeça e o teto para os passageiros do banco traseiro e mais de 1.200 litros de capacidade de carga útil no porta-malas, o que o torna o Cross Turismo um verdadeiro veículo versátil.

O Taycan Cross Turismo utiliza a bateria performance plus com capacidade total de 93,4kWh em todas as versões, que seguem a mesma linha dos demais modelos da marca, 4, 4S, Turbo e Turbo S. A princípio, apenas a de entrada está confirmada para o Brasil. Ela já pode ser encomendada por R$ 649.000 e chega no segundo semestre.  

O Cross Turismo é a versão off-road do Taycan.

Com isso, o 4 Cross Turismo, opção de entrada do elétrico, é equipado com motor de 280kW (380cv), chegando a 350kW (476cv) com o overboost do Launc Control. Ele faz de zero a 100km/h em 5,1 segundos, com máxima de 220km/h e autonomia no ciclo WLTP entre 389 e 456 quilômetros. 

A 4S utiliza um motor de 360kW (490cv), podendo chegar a 420kW (571cv) com o overboost. A aceleração de zero a 100km/h é em 4,1 segundos com máxima de 240km/h e alcance entre 388 e 452 quilômetros. 

Sem contar os adereços off-road, o visual é o mesmo do irmão.

A Turbo e a Turbo S contam com o mesmo propulsor de 460kW (625cv) a diferença fica pela potência gerada pelo Launch Control, de 500kW (680cv) na Turbo, o que permite um 0 a 100 em 3,3 segundos, máxima de 250km/h e alcance entre 395 e 425 quilômetros. Já na Turbo S, a força extra gera 560kW (761cv), com zero a 100km/h de míseros 2,9 segundos, máxima de 250km/h e alcance entre 388 e 419 quilômetros. 

O novo chassi de alta tecnologia com tração total e suspensão a ar adaptativa é padrão em todas as quatro versões. O pacote design off-road opcional aumenta a altura livre do solo em até 30mm. Isso significa, de acordo com a Porsche, que o Cross Turismo também pode ser dirigido em terrenos off-road difíceis. O “Gravel Mode” padrão melhora a adequação do novo modelo para a condução em trechos de estradas mal conservadas.

Porsche Taycan Cross Turismo.

No que se refere à aparência, o Taycan Cross Turismo acompanha de perto o estudo de conceito Mission E Cross Turismo, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 2018, a silhueta é definida pela linha esportiva do teto se inclinando em direção à traseira, o que os designers da Porsche chamam de “flyline”. 

Os elementos do design off-road incluem revestimento do arco das rodas, escudos inferiores dianteiros e traseiros exclusivos e soleiras laterais. Como parte do estilo fora de estrada, o Cross Turismo tem portinholas nas extremidades dos para-choques dianteiro e traseiro e nas extremidades das soleiras, para ajudar na proteção contra impactos de pedras.

Porsche Taycan Cross Turismo. Fotos: Porsche.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.
Porsche Taycan Cross Turismo.

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