Porsche apresenta o Taycan Cross Turismo e já confirma o novo elétrico para o Brasil
O novo modelo, uma variação off-road do sedã elétrico, já pode ser encomendado por aqui
A Porsche apresenta mais um veículo elétrico, o Taycan Cross Turismo. O novo modelo é, como o nome indica, uma versão off-road do sedã esportivo totalmente eletrificado. Lançado mundialmente, ele já está com o visto autorizado para o Brasil, já podendo, inclusive, ser encomendado, o desembarque está previsto para o segundo semestre.
Assim como o Taycan, o Cross Turismo tem a vantagem de uma propulsão elétrica inovadora, com uma arquitetura de 800 Volts. Segunda a marca, o novo chassi de alta tecnologia com tração total e suspensão a ar adaptativa também assegura uma rigorosa dinâmica off-road.
Além disso, ele tem 36mm a mais no espaço entre a cabeça e o teto para os passageiros do banco traseiro e mais de 1.200 litros de capacidade de carga útil no porta-malas, o que o torna o Cross Turismo um verdadeiro veículo versátil.
O Taycan Cross Turismo utiliza a bateria performance plus com capacidade total de 93,4kWh em todas as versões, que seguem a mesma linha dos demais modelos da marca, 4, 4S, Turbo e Turbo S. A princípio, apenas a de entrada está confirmada para o Brasil. Ela já pode ser encomendada por R$ 649.000 e chega no segundo semestre.
Com isso, o 4 Cross Turismo, opção de entrada do elétrico, é equipado com motor de 280kW (380cv), chegando a 350kW (476cv) com o overboost do Launc Control. Ele faz de zero a 100km/h em 5,1 segundos, com máxima de 220km/h e autonomia no ciclo WLTP entre 389 e 456 quilômetros.
A 4S utiliza um motor de 360kW (490cv), podendo chegar a 420kW (571cv) com o overboost. A aceleração de zero a 100km/h é em 4,1 segundos com máxima de 240km/h e alcance entre 388 e 452 quilômetros.
A Turbo e a Turbo S contam com o mesmo propulsor de 460kW (625cv) a diferença fica pela potência gerada pelo Launch Control, de 500kW (680cv) na Turbo, o que permite um 0 a 100 em 3,3 segundos, máxima de 250km/h e alcance entre 395 e 425 quilômetros. Já na Turbo S, a força extra gera 560kW (761cv), com zero a 100km/h de míseros 2,9 segundos, máxima de 250km/h e alcance entre 388 e 419 quilômetros.
O novo chassi de alta tecnologia com tração total e suspensão a ar adaptativa é padrão em todas as quatro versões. O pacote design off-road opcional aumenta a altura livre do solo em até 30mm. Isso significa, de acordo com a Porsche, que o Cross Turismo também pode ser dirigido em terrenos off-road difíceis. O “Gravel Mode” padrão melhora a adequação do novo modelo para a condução em trechos de estradas mal conservadas.
No que se refere à aparência, o Taycan Cross Turismo acompanha de perto o estudo de conceito Mission E Cross Turismo, apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 2018, a silhueta é definida pela linha esportiva do teto se inclinando em direção à traseira, o que os designers da Porsche chamam de “flyline”.
Os elementos do design off-road incluem revestimento do arco das rodas, escudos inferiores dianteiros e traseiros exclusivos e soleiras laterais. Como parte do estilo fora de estrada, o Cross Turismo tem portinholas nas extremidades dos para-choques dianteiro e traseiro e nas extremidades das soleiras, para ajudar na proteção contra impactos de pedras.