Não programado

Por irregularidades, Toyota suspende produção de oito veículos diesel

A própria montadora identificou os problemas durante testes de saída de potência para a certificação de três propulsores

acessibilidade:
Toyota Land Cruiser.
Por irregularidades, Toyota suspende produção de oito veículos diesel (foto: Toyota).

A Toyota Motor Corporation suspende temporariamente a produção de oito veículos que utilizam motores diesel. A ação ocorre após a própria montadora identificar irregularidades durante testes de saída de potência para a certificação de três propulsores, que equipam modelos produzidos em diversas partes do mundo. 

De acordo com a divisão brasileira da montadora, nenhum modelo comercializado no Brasil foi afetado pela decisão mundial da marca. Por aqui, apenas dois veículos da japonesa utilizam motores diesel, a Hilux e o SW4, ambos produzidos na Argentina.

Entre os modelos afetados com a decisão estão os SUVs Land Cruiser Prado, Land Cruiser 300, SW4 (conhecida como Fortuner em outros mercados) e Lexus LX500d, o monovolume Innova, a minivan Hiace, o caminhão Dyna e a picape Hilux, com produção na Ásia, Europa, África e Oriente Médio. Apenas os modelos produzidos na América não estão envolvidos.

A Toyota afirma que o problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo. Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança..

Segundo a empresa, a subsidiária Toyota Industries Corporation (Tico), responsável pelo desenvolvimento dos motores, recebeu um relatório do comitê de investigação especial, contratado para investigar possíveis irregularidades nos certificados de regulamentações, que identificou certificações inadequadas de emissões domésticas dos  motores.

A investigação descobriu irregularidades durante o teste de saída de potência para a certificação de três motores diesel para automóveis que a Toyota havia contratado para a Tico. Durante as avaliações, o desempenho de saída de potência dos motores foi medido usando ECUs com software que difere do usado para a produção em massa.

Ainda segundo a japonesa, os modelos produzidos passaram por uma nova fase de verificação e foi constatado que os motores e veículos afetados atendem aos padrões de desempenho de saída do motor. Com isso, não há necessidade de parar de usar os modelos afetados. Mesmo assim, a marca pede desculpas aos clientes de todo o mundo.

Com base nos resultados da investigação, a Toyota decidiu suspender temporariamente os envios dos motores e dos veículos equipados com os propulsores afetados. A marca afirma ainda que fornecerá explicações detalhadas às autoridades e prosseguirá com medidas apropriadas, incluindo a realização de testes na presença de testemunhas, se apropriado.

A certificação consiste em ter as autoridades nacionais inspecionando e confirmando antecipadamente que os veículos atendem a vários padrões para que os clientes possam dirigir seus veículos com tranquilidade. A marca considera o processo apropriado de certificação como um pré-requisito importante. 

Por fim, a Toyota lamenta que não foram suficientemente atentos e conscientes do fato de que os procedimentos não foram realizados de acordo com as leis e regulamentos e que, daqui para frente, estarão envolvidos em todas as atividades da empresa para revisar a situação e garantir a segurança e a qualidade dos produtos.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.