Bodas de Prata

Planta paranaense da Volkswagen e da Audi celebra 25 anos

Atualmente, a fábrica é responsável pela produção dos SUVs T-Cross e Q3, mas já fabricou modelos como A3, Golf e Fox

acessibilidade:
Complexo fabril da Audi e Volkswagen no Paraná.
Planta paranaense da Volkswagen e da Audi celebra 25 anos (foto: VW).

Em janeiro de 1999, a Audi inaugurou a primeira – e única – fábrica da marca no Brasil. A planta foi instalada na cidade de São José dos Pinhais, na grande Curitiba, Paraná. Quatro anos depois, a Volkswagen (as duas marcas fazem parte do mesmo grupo), também passou a produzir no local, que celebra 25 anos. 

A unidade paranaense das montadoras alemãs tem uma área construída atual de 1,3 milhão de metros quadrados. Desde a sua inauguração, a fábrica de São José dos Pinhais já produziu mais de três milhões de veículos, entre modelos da Audi e da Volkswagen.

Atualmente, a fábrica produz dois SUVs compactos, o T‑Cross da Volkswagen, o utilitário mais vendido em 2023 no Brasil, e o Audi Q3, nas carrocerias normal e Sportback. Recentemente, a Volkswagen comemorou o marco de 80 mil unidades do T‑Cross exportadas. O SUV é enviado para 18 mercados na América Latina e África. 

“Este é um momento muito importante para a fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais. Nesses 25 anos, já foram produzidos na unidade modelos que fazem sucesso nas ruas até hoje, como o Golf, Fox, CrossFox e SpaceFox, além da Saveiro. Atualmente, fabricamos o T‑Cross e celebramos seu sucesso, como o SUV mais vendido do Brasil em 2023”, celebra Cesar Drazul, plant manager da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais. 

O primeiro modelo produzido na planta paranaense foi o Audi A3. Logo depois veio o primo da VW, o Golf. Em 2003 a marca apresentou e iniciou a fabricação do Fox. Dois depois foi a vez da versão aventureira do hatch, o CrossFox. Em 2012, as marcas comemoraram dois milhões de veículos feitos na fábrica. Em 2015, a Audi inicia a produção do A3 Sedan. 

Audi Q3.

Desde 2022 a Audi voltou a fabricar no complexo, com o Q3.

Em 2016, a marca passa a fabricar um novo modelo, o Q3, e a Volks atualiza a linha do Golf, alinhando com o modelo europeu. Em 2018, um dos principais anúncios da planta, o investimento de R$ 2 bilhões para o desenvolvimento e produção do T‑Cross, que começou a ser feito no ano seguinte, quando o grupo celebrou os 20 anos do complexo fabril.

Já em 2020, com pouco mais de um ano de produção, a Volkswagen comemorou 100 mil unidades do T-Cross produzidas no Paraná. No ano seguinte, bateu 200 mil. E, em 2022, após um pequeno hiato, a Audi voltou a produzir na unidade fabril com a fabricação do novo Q3, inclusive na carroceria Sportback.

“Em um ano em que completamos três décadas de operação no Brasil, é uma alegria imensa poder celebrar também os 25 anos da fábrica da Audi do Brasil em São José dos Pinhais. Uma fábrica que já produziu diversos modelos icônicos da marca, hoje tem em sua linha de montagem um dos modelos mais desejados no mercado premium. Estamos muito felizes com este marco e seguiremos celebrando esta e outras conquistas neste importante ano para as quatro argolas”, afirma Daniel Rojas, presidente da Audi do Brasil.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.