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O retorno de um mito, Land Rover apresenta novo Defender no Brasil

O super SUV off-road chega neste mês ao Brasil em três versões

Geison Guedes Geison Guedes
10/07/2020 às 20:24
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Land Rover Defender 110 2020. Fotos: Land Rover.

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Em 2016, a Land Rover deixou milhares de fãs do Defender órfãos com o anúncio da aposentadoria do super utilitário off-road. Para a felicidade geral dos amantes de uma boa trilha, a marca voltou atrás na decisão e, no fim de 2019, lançou a quinta geração do SUV no mundo. O modelo finalmente chega ao Brasil e está em pré-venda. 

Disponível em três versões, sempre na mesma carroceria 110 e com o mesmo motor 2.0 turbo de 300 cavalos à gasolina, o Defender parte de R$ 400.750, e pode chegar a salgados R$ 494.250, na topo de linha com todos os opcionais. 

Finalmente o poderoso SUV retorna ao Brasil.

Segundo a marca britânica, o novo Defender mantém o respeito pelo original aliando tecnologias avançadas de tráfego em qualquer tipo de terreno e atualizando o significado de aventura, enquanto se mantém fiel ao espírito pioneiro.

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Os designers da Land Rover repensaram as conhecidas marcas registradas do 4×4, dando uma postura vertical ao modelo. A traseira com dobradiças laterais e a roda sobressalente montada do lado de fora, que torna o modelo fácil de identificar, foram mantidas. 

Estilo mantido desde a primeira geração.

O inconfundível desenho da carroceria também foi mantido. Com uma dianteira minimalista e saliências na traseira. Assim, de acordo com a montadora, ele oferece excelentes ângulos de ataque, de passagem e de saída. Para poder atuar nos mais difíceis percursos off-road.

O Defender conta com uma nova arquitetura da Land Rover, a D7x. Ela foi produzida com uma construção monobloco de alumínio que, segundo a marca, é a mais resistente da história da montadora. Ela é três vezes mais rígida do que os modelos tradicionais de carroceria.

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Com o Defender, todos os caminhos são corretos.

O jipão inglês também conta com suspensão a ar. Ele apresenta o sistema Adaptive Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do veículo 500 vezes por segundo e fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade. Ele é capaz de otimizar a altura de suspensão automaticamente de acordo com o momento em até 145mm. 

Em todas as versões, o SUV conta com pacotes de acessórios, o que aumenta ainda mais as aplicações do Defender. As combinações são variadas e vão do Urban Pack, com funcionalidades para uso urbano do dia a dia, ao Explorer Pack, que eleva o utilitário ao extremo, adicionando elementos necessários para enfrentar qualquer terreno sem perder o conforto.

Todo terreno

Para qualquer tipo de terreno.

Claro que o grande diferencial do Defender é o conjunto mecânico, e nem é pelo motor. A caixa de força, a Ingenium 2.0 turbo de 300 cavalos, está alinhada a uma transmissão ZF automática de oito velocidades e ao moderno sistema 4×4 com diferencial central com travamento ativo, o Terrain Response 2. 

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O motorista pode impedir o deslizamento entre eixos usando as opções Center Slip Limited e Center Rear Slip Limited na tela touchscreen localizada no painel central.

Interior moderno e robusto.

O sistema inteligente permite que motoristas experientes em off-road ajustem as configurações individuais para se adequarem perfeitamente às condições, enquanto motoristas inexperientes podem deixar que o sistema detecte a configuração mais adequada para o terreno, usando a função automática.

O novo Defender tem 291mm de distância do solo — 20mm mais alto do que qualquer modelo da Land Rover. O 110 tem ângulos de aproximação, partida e saída de 38, 28 e 40 graus, respectivamente. A capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900mm.

Um sistema que “elimina” o capô.

Um dos pontos altos, tecnologicamente falando, é o avançado sistema ClearSight Ground View (capô transparente), que ajuda o motorista a aproveitar toda a capacidade do jipão, mostrando na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas frontais. 

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Nas palavras da própria Land Rover, o novo Defender redefine a amplitude de capacidade, aumentando o limiar de robustez off-road e conforto na estrada. O modelo se adequa às ruas movimentadas da cidade com o mesmo potencial que escala montanhas, atravessa desertos e suporta altas temperaturas.

Tecnológico

Como outros modelos da marca, bastante tecnológico.

A Land Rover também introduz no Defender o sistema de PIVI Pro, que pode ser acessado através de uma nova geração de tela mais intuitiva e amigável, exigindo menos passos para executar tarefas comuns. Ele conta com navegação que usa algoritmos de autoaprendizagem capazes de otimizar a rota, com mapas sempre atualizados.

Em combinação com o painel de instrumentos interativo de 12,3 polegadas, o sistema avançado fornece mapeamento 3D de alta definição dentro da instrumentação, deixando a tela sensível ao toque central livre para controlar outros aplicativos.

Tecnologias de ponta para ajudar em todos os terrenos.

Como é de se esperar de um veículo de quase meio milhão de reais, os equipamentos de série são muito bons. A versão de entrada, a S (R$ 400.750) conta com conjunto óptico em LED, sensor de chuva, rack de teto, ar-condicionado digital e dual zone, bancos em couro, assistente de estacionamento 360º, o sistema PIVI Pro e partida por botão. 

Na parte da segurança, ele vem com controles de tração, estabilidade, frenagem em curvas e antirrolagem, assistentes de manutenção em faixa, de partida em rampa e de descida, detector de profundidade em áreas alagadas, monitoramentos de fadiga e de pressão dos pneus, o capô transparente e piloto automático, mas que não é adaptativo. 

Land Rover Defender 110 2020

A SE (R$ 426.750) ganha sensor de ponto cego, monitoramento de tráfego traseiro, abertura das portas com chave presencial, assistente de farol alto, volante com ajuste elétrico e assistente de farol alto. Já a topo de linha, HSE (R$ 461.150), acrescenta teto solar panorâmico, bancos dianteiros climatizados, carregador wireless para smartphones, monitoramento de colisão traseira, piloto automático adaptativo. 

Todas as versões contam com opção de terceira fileira de bancos, que ainda acrescenta mais uma zona para o ar-condicionado, que ganha também sensor de qualidade e ionização do ar, por R$ 14.300. Cada uma também conta com um opcional chamado de “pacote Brasil”, por R$ 17.800 nas S e SE e R$ 12.800 na HSE, mas a marca não informou o que eles agregam.

 

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Tags: 4x4defenderDiário Motorland roveroff-roadSUVutilitário
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