Novata GWM lança o Haval H6, SUV médio híbrido com preço ‘agressivo’
Chegando no Brasil, a chinesa revela os valores do primeiro modelo à venda por aqui, que terá três versões, todas eletrificadas
A mais nova marca presente no Brasil, a Great Wall Motor – mais conhecida por GWM –, apresenta oficialmente seu primeiro modelo por aqui, o Haval H6. O modelo, um SUV médio premium híbrido, chega ao país para tentar fazer frente em uma categoria com líderes absolutos e, para isso, contará com preço agressivo, perante a concorrência.
Serão três versões para o chinês que, em breve, será produzido no Brasil na planta de Iracemápolis, no interior de São Paulo, (que a chinesa comprou da Mercedes-Benz), H6 Premium HEV, H6 Premium PHEV e H6 GT PHEV, partindo de “agressivos”, olhando pelos valores da concorrência, R$ 209 mil.
A opção de entrada, a H6 Premium utiliza um sistema híbrido tradicional, ou seja, autorrecarregável. O conjunto mecânico alinha um motor 1.5 turbo a combustão e outro elétrico que, juntos, geram bons 243 cavalos e excelentes 54kgfm de torque, o que permite o SUV ir do zero aos 100km/h em apenas 7,9 segundos.
As outras duas versões são do tipo híbrida plug-in, que pode ser carregada na tomada também. Elas contam com o mesmo propulsor 1.5 turbo, mas aliado a outros dois motores elétricos, um em cada eixo, deixando o SUV com tração integral. Nesta configuração, o conjunto mecânico gera ótimos 393 cavalos e impressionantes 77,7kgfm de torque.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 34kWh, que é responsável por uma autonomia elétrica de 170 quilômetros (ciclo NBR). Segundo a marca, este conjunto é único, pois nenhum outro Haval H6 no mundo utiliza este sistema, que foi criado pela GWM especificamente para o mercado brasileiro.
Além do conjunto mecânico, o que muda de uma versão para outra é o visual. Sendo que a Premium HEV e PHEV são idênticas. Ela utiliza acabamentos externos em preto brilhante nas molduras das janelas, no rack de teto, no spoiler traseiro e nos frisos. A gigante grade frontal, do tipo diamante, mescla cromado com black piano.
Já o H6 GT, se destaca pelo estilo coupé, com a linha do teto caindo em direção a base da tampa do porta-malas. Além disso, ele tem pinças de freio e emblema GT na cor vermelha e logos em preto. A grade, para-choque e spoiler traseiro têm desenho diferenciado com pegada mais esportiva.
Todas as três versões utilizam rodas de liga leve de 19 polegadas, mas cada uma com desenho e acabamento próprio. A Premium HEV tem aros pintados de preto com pneus Hankook 225/55, enquanto a PHEV conta com rodas diamantadas e pneus Cooper 235/55. Já a H6 GT vem com aros pintados de preto, desenho exclusivo e pneus Michelin 235/55.
O interior da linha Haval também foi adaptado para se adequar ao gosto do brasileiro. As versões H6 Premium têm revestimentos de console e portas em black piano com bancos de couro preto. A GT usa acabamento interno que simula fibra de carbono e revestimento de tecido suede nos bancos, portas, console e painel.
Um ponto interessante, é que a lista de equipamentos das três versões é, praticamente, a mesma. E, para competir em um segmento super acirrado, o chinês não faz feio. Todos os itens são de série e a marca ainda criou uma série de vantagens para a pré-venda que acaba no dia 31 de março.
Dessa forma, o utilitário vem com piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem automática de emergência com “leitura” de pedestres, bicicletas e motos, monitoramento de pontos cegos, centralização de permanência de faixa, alerta de perigo de abertura de portas, frenagem automática de tráfego cruzado traseiro, reconhecimento de placas de trânsito, estacionamento automático, seis airbags e câmera 360º.
Entre os itens de tecnologia e conforto, o H6 HEV traz update de software por nuvem, controle remoto do veículo pelo celular, central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, porta-malas com abertura elétrica por sensor de presença, entre outros.
De diferente, as versões plug-in vêm com carregador portátil de 3,6kW de série. Na configuração H6 Premium PHEV AWD, o Haval sai por R$ 269 mil, o que o transforma em um dos veículos híbrido plug-in mais baratos no Brasil. Já o H6 GT PHEV AWD, custa R$ 299 mil e tem dois equipamentos exclusivos, câmera de reconhecimento facial e um subwoofer JBL de 100W.
Para a pré-venda, a GWM disponibiliza o “Tranquilidade 2”, pacote de cortesia que inclui teto solar elétrico panorâmico (único opcional do H6 Premium, que, a partir de abril, custará R$ 10 mil) e dois anos de revisão grátis ou 24 mil quilômetros, com serviço de oficina remota e carro de cortesia.
O pacote ainda inclui, sinal de internet 4G, proteção para pneus contra furos e rasgos, serviço de assistência 24 Horas, proteção total contra danos da bateria do sistema híbrido e garantia de fábrica de oito anos, ou 200 mil quilômetros, contra defeitos de fabricação da bateria.
Ainda sem loja física inaugurada no Brasil, a pré-venda do Haval está disponível no market share da marca no Mercado Livre. As primeiras unidades serão entregues na casa dos clientes de forma gratuita a partir de abril. Segundo a montadora, a previsão é que já no primeiro semestre deste ano sejam inaugurados 50 pontos pelo país.
1/26