Mais Lidas

Rock, bebê!

No ‘Dia do Rock’, curta clipes que misturam música com carros ou motos

Separamos 10 músicas de rock que tenham como destaque na letra ou no clipe a nossa temática favorita, veículos

acessibilidade:
Vocalista da banda Foo Figthers dentro de um carro.
No ‘Dia do Rock’, curta clipes que misturam música com carros ou motos. Foto: YouTube/Reprodução

Desde meados da década de 1990, no dia 13 de julho — também conhecido como esta terça-feira — é comemorado no Brasil o Dia Mundial do Rock.

A data, foi inspirada no festival beneficente Live Aid, que ocorreu neste mesmo dia em 1985, e amplamente divulgada pelas rádios paulistanas 89 e 97 FM. 

Em pouco tempo, as chamadas das rádios caíram no gosto do público, tanto do estado de São Paulo, quanto de todo o país e, assim, passou-se a considerar, mesmo que informalmente, o dia 13 de julho como Dia do Rock. 

Como aqui nosso assunto é carro — e moto, caminhão, barco, avião, e tudo mais que tenha motor e nos ajude a locomover –, selecionamos 10 músicas nacionais e internacionais (11, mais precisamente) que tenham veículos como destaque no clipe ou na letra. 

Lembrando que, assim como no ano passado, quando selecionamos 20 músicas, a lista não seguiu nenhum padrão científico, apenas o gosto por carros e música por este que vos escreve. Além disso, a ordem de apresentação não segue necessariamente um padrão de “primeiro ao último lugar”. Vamos à lista! E muito rock para todo mundo!

1 → Red Fang — Wires

Começamos por uma música que mostra tudo que não se deve fazer na direção. A bordo de um Chevrolet Impala Wagon 1979, a banda americana de heavy metal Red Fang bebe antes de dirigir, destrói inúmeras coisas com o carro e realiza diversas manobras imprudentes, ou seja, bem rock!

2 → Gorillaz — Stylo

A banda virtual de trip rock britânica conta com inúmeros clipes que envolvem os mais variados tipos de veículos, mas é em Stylo que eles destilam todo o estilo — com o perdão do trocadilho — a bordo de um Chevrolet Camaro 1969 fogem de um policial que guia um Dodge Coronet 1971, isso sem falar na ilustre presença de Bruce Willis dirigindo um belo Chevrolet El Camino 1968. 

3 → Os Virgulóides — Chevette Velho

A banda paulista criada na década de 1990 mistura rock e samba com bastante humor, a música mais conhecida é “Bagulho no Bumba”, mas é em “Chevette Velho” que eles desfilam toda a paixão por carros, com destaque para o belo exemplar vermelho guiado pelo vocalista Henrique Lima. Parafraseando a letra, “é melhor andar de Chevette velho do que de ônibus!”.

4 → Steppenwolf — Born to be wild

Se tem uma música que pode ser considerada um hino nesta lista — e de motociclistas por todo o mundo — é Born to be Wild do Steppenwolf. A banda americana foi responsável pela música oficial do filme “Easy Rider”, no qual diversas cenas dos atores pilotando clássicas Harley Davidson por estradas dos Estados Unidos fazem parte do clipe original da canção. 

5 → Foo Figthers — Walk

Aqui, o foco do clipe e da música não são necessariamente o carro, mas ele começa em um fato bastante conhecido de todo motorista, um engarrafamento. No vídeo, o vocalista da consagrada banda de rock americana, Dave Grohl faz o que “11 em 10” pessoas tem vontade de fazer ao se deparar com um trânsito parado, largar o carro e ir andando…

6 → Green Day — Holiday (bônus com Boulevard of Broken Dreams) 

Após um pequeno hiato na produção de novos álbuns, a banda de punk rock americana produziu o que seria seu maior sucesso, “American Idiot”. Dentre diversas excelentes canções, o clipe de Holiday se sobressai pois o trio californiano viaja a bordo de um Mercury Monterey 1968 no que parece ser as ruas de Las Vegas. O interessante é que a história só termina em outro clipe, o de “Boulevard of Broken Dreams”, que você confere abaixo. 

7 → Rita Lee — Papai me Empresta o Carro

Nesta música — que não achamos um clipe oficial — a Rainha do Rock brasileiro externa o drama de todo jovem que precisa pedir o carro do pai emprestado, seja para sair com os amigos, ou para levar a namorada para passear, como na canção. 

8 → Limp Bizkit — Gold Cobra

Em um clipe totalmente “sem pé nem cabeça” que só a banda de rock alternativo criada em Jacksonville, Flórida, Estados Unidos parece ser capaz de fazer, chama a atenção pelo belíssimo Lamborghini Murciélago na clássica cor amarela. O vídeo já começa com o belo touro italiano no qual o vocalista, Fred Durst, aparece no carona vestido no melhor estilo rapper americano.

9 → Metallica — Fuel

O que são os carros e motos sem combustível? Nada melhor para ilustrar o que move todo tipo de carango do que a potente clipe de Fuel, do Metallica. Nele, além de “saciar minha sede com gasolina”, como diz a banda em parte da letra, é possível se maravilhar com diversos muscle cars americanos queimando muita gasolina. 

10 → Os Paralamas do Sucesso — Vital e sua Moto

Terminamos nossa lista com um dos maiores sucessos da história do rock nacional. A busca de Vital por sua moto foi a primeira grande canção da banda carioca com raízes brasiliense criada por Herbert Vianna e Bi Ribeiro. Até existiu um clipe oficial da música, mas ele parece ter se perdido, pois há apenas fragmentos das imagens no YouTube, o que não diminui a importância do sonho de Vital e de muitos jovens, de um meio de locomoção próprio, seja uma moto ou um carro.