Fatia elétrica

Modelos eletrificados representarão 60% das vendas da Mini no Brasil

Atualmente, a marca conta com o 100% elétrico Cooper S E e o híbrido plug-in Cooper S E Countryman All4

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Mini Cooper S E.
Mini projeta 60% das vendas de modelos eletrificados no Brasil em 2022. Foto: Mini.

A Mini é uma das marcas que já anunciou o fim da produção de modelos puramente a combustão. A montadora afirma que, a partir de 2030, toda a linha global de modelos será elétrica. Ainda longe da data estipulada, a britânica afirma que, neste ano, as vendas dos eletrificados representarão 60% do volume dela no Brasil.

Por enquanto, o único modelo 100% elétrico disponível no Brasil é o Cooper S E. Mesmo assim, ele já representa 46% das vendas da marca no país. Comparado apenas com o Cooper S Hatch 3 portas, a versão elétrica representa 62% das vendas. Mas os 60% devem ser alcançados com o híbrido Cooper S E Contryman All4. 

“Os clientes da Mini são conhecidos pelo desejo de estar sempre à frente. A prova disso é o excelente desempenho de vendas do nosso modelo 100% elétrico. Foram eles que antecederam a eletrificação da marca do país e nos colocaram entre os principais mercados do mundo”, aponta Rodrigo Novello, diretor de vendas e marketing da Mini Brasil. 

Lançado no Brasil no ano passado, o Cooper S E vem equipado com powertrain 100% elétrico. O motor gera 184 cavalos e 27,5kgfm de torque instantâneo. Segundo a marca, o modelo não perde o desejado comportamento Go-Kart Feeling, tão tradicional em carros da Mini. A bateria de íon-lítio de 32,6kWh garante uma autonomia de 234 quilômetros.

O Cooper S E sai de fábrica conectado com um SIM card virtual sem custo ao cliente por um período mínimo de três anos, para que possa acessar o Mini Connected, sistema que fornece diversos serviços ao motorista e passageiro e permite usufruir de funcionalidades exclusivas, como concierge, chamada de emergência inteligente, Teleservices, notícias em tempo real, previsão do tempo e serviços remotos

Ele ainda conta com preparação para Apple CarPlay, informações de trânsito em tempo real e assistente de autonomia, que avisa a necessidade de incluir paradas para recarregar as baterias no trajeto e localizar os pontos de recarga disponíveis. 

A versão Cooper S E Top traz também conectividade com Amazon Alexa, possibilitando maior integração do veículo com casas inteligentes. O Cooper S E está disponível nas concessionárias da marca em três versões: Exclusive (R$ 248.590), Top (R$ 278.590) e Top Collectione (R$ 283.390).

O representante híbrido da marca é o Cooper S E Countryman ALL4. Ele utiliza um motor turbo de três cilindros aliado a outro elétrico que, juntos, rendem 224 cavalos e 39,2kgfm de torque. A transmissão é automática Steptronic de seis marchas e a tração é integral nas quatro rodas. 

Disponível nas versões Exclusive (R$ 272.990), Top (R$ 302.790) e Shadow Edition (R$ 312.790), o modelo pode ser equipado com head-up display, tela sensível ao toque de 8,8 polegadas, sistema de navegação com informação de trânsito em tempo real, assistente de direção, faróis full LED direcionais, painel digital, serviço de conectividade com ligação inteligente de emergência e Concierge.

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