Lenda automotiva

Mini celebra os 100 anos de John Cooper, o criador da marca

Nascido em 1923, o lendário engenheiro e fabricante de carros esportivos britânico completaria o 100º aniversário neste ano

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John Cooper e o Mini Cooper.
Mini celebra os 100 anos de John Cooper, o criador da marca (fotos: Mini).

Há 100 anos, nascia em Surrey, Inglaterra, John Cooper, que anos depois seria responsável por revolucionar a indústria automotiva mundial ao se tornar um dos mais famosos engenheiro e fabricantes automotivo de todos os tempos ao ser um dos criadores da Mini, uma das mais charmosas marcas de veículos do mundo.

Aos 15 anos, Cooper entrou para a Royal Air Force como aprendiz para trabalhar como fabricante de instrumentos durante a Segunda Guerra Mundial. Seu amor pela mecânica nasceu no negócio de seu pai, Charles Cooper.

Em 1947, Charles e John Cooper fundaram a Cooper Car Company, uma empresa automotiva dedicada ao automobilismo. Um dos primeiros grandes sucessos da Cooper foi na classe de 500cc, a antecessora da atual Fórmula 3. 

John teve a brilhante ideia de instalar o motor entre o motorista e o eixo traseiro, em uma época em que os carros de corrida ainda tinham o motor na dianteira. O sucesso dessa configuração mudou o automobilismo e sua influência se estendeu à Fórmula 1 e às 500 Milhas de Indianápolis.

Ele era amigo íntimo de Sir Alec Issigonis – na época trabalhava na British Motor Corporation – que reconheceu o potencial esportivo desse novo carro pequeno logo no início, quando os primeiros protótipos apareceram na pista. 

Mini Cooper na corrida de Oulton Parki.

Mini Cooper na corrida de Oulton Parki.

Cooper propôs a ideia a Issigonis, e logo recebeu a aprovação da gerência sênior da BMC para desenvolver uma pequena série de mil unidades do “Mini Cooper” com um motor modificado, ampliado para 1.0 litro e oferecendo uma potência máxima de 55 cavalos (o Morris Mini-Minor original tinha um motor de 848cm³ com 34 cavalos).

A resposta à entrada desse carro no mercado em setembro de 1961 foi simplesmente eufórica, com entusiastas de todo o mundo exigindo apenas uma coisa: ainda mais potência. Assim, Issigonis e Cooper aumentaram a capacidade do motor para 1.071cc, elevando a potência do motor para 70 cavalos.

O Mini Cooper S logo provou ser um verdadeiro campeão, e não apenas no asfalto, já que a vitória do piloto finlandês Rauno Aaltonen em uma das categorias no Rally de Monte Carlo de 1963 marcou o ponto de partida para uma série verdadeiramente inigualável de sucessos extraordinários no automobilismo. 

Mini Cooper no Rally de Monte Carlo em 1964.

Mini Cooper no Rally de Monte Carlo em 1964.

O ponto alto, é claro, foram as três vitórias gerais no Rally de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967. O Mini com motor Cooper desafiou todas as probabilidades. O sucesso do Mini Cooper foi tão grande que ele se tornou o primeiro modelo britânico a vencer o Campeonato Europeu de Rally.

Mas antes do sucesso da Mini nos campeonatos de rali, Cooper se aventurou, com sucesso, na Fórmula 1 ao criar a Cooper Car Company. Mais uma vez, ele foi visionário ao utilizar bólidos com motor traseiro, algo impensável na época e que hoje é praticamente obrigatório.

Em uma época de equipes de garagem e sem muitas definições entre os times, Cooper foi e voltou algumas vezes na F1, fornecendo carros para outras empresas, além da própria. Tecnicamente, o primeiro GP foi o de Mônaco em 1950, mas que não chegou a correr por conta de um acidente. Ao todo, a Cooper correu 129 grandes prêmios.

Mini Cooper no Rally de Monte Carlo em 1968.

Mini Cooper no Rally de Monte Carlo em 1968.

A primeira vitória veio em 1958 com Stirling Moss ao volante, no primeiro GP da temporada, o da Argentina em Buenos Aires. No ano seguinte, com o lendário Jack Brabham, veio o primeiro título, tendo conseguido o bicampeonato em 1960. 

A última vitória na categoria foi em 1967 no GP da África do Sul em Kyalami, com o mexicano Pedro Rodríguez. A Cooper ainda correria a Fórmula 1 por mais dois anos e, coincidentemente, fez a última corrida em Mônaco em 1969 com Vic Elford.

Mini Cooper no Rally de Monte Carlo em 1965.

Mini Cooper no Rally de Monte Carlo em 1965.

John Cooper não chegou a ver a fase moderna da Mini. Ele faleceu em 2000 em Worthing, na Inglaterra. No ano seguinte, a empresa firmou uma parceria com o BMW Group, que viria a adquirir de forma oficial a John Cooper Works em 2007, assim como o nome e recursos de desenvolvimento e engenharia da britânica.

A alemã mantém o legado de John Cooper nos modelos da marca. Todo Mini é batizado de Cooper em homenagem ao lendário engenheiro. Além disso, as versões mais esportivas usam o nome da empresa criada por seu filho, a John Cooper Works.

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