Mini apresenta novo John Cooper Works Countryman ALL4 no Brasil
A nova geração da versão esportiva do pequeno SUV chega maior, com motorização poderosa e preço para lá de salgado
A Mini apresenta a nova geração do John Cooper Works Countryman ALL4 no Brasil. A versão esportiva do pequeno SUV, que usa o nome da configuração antes do modelo, chega maior, com um poderoso motor 2.0 turbo e preço para lá de salgado. Já disponível nas concessionárias da marca pelo país, ele parte de R$ 379.990.
Além do visual reformulado, o principal destaque da nova geração do utilitário é o motor. O JCW, como é conhecida a versão esportiva do SUV, conta com uma caixa de força 2.0 turbo de generosos 317 cavalos e 40,7kgfm de torque. Tração integral, direção elétrica e câmbio automático de dupla embreagem e sete velocidades completam o conjunto mecânico.
Ele ainda vem com borboletas para trocas de marcha no volante, suspensão com ajuste esportivo e freios especiais. Com isso tudo, ele é capaz de ir do zero aos 100km/h em apenas 5,6 segundos. A velocidade máxima é regulada em 250km/h.
O SUV cresceu, está com 4.430mm de comprimento, 2.060mm de largura com retrovisores, 1.650mm de altura e 2.690mm de entre-eixos. Isso significa que ele está 136mm maior no comprimento e 84mm na altura. Com isso, o porta-malas ganhou 55 litros, chegando a generosos 505 litros de capacidade.
O logotipo John Cooper Works também foi redesenhado com um visual moderno. Pela primeira vez, o logo é usado no novo JCW Countryman ALL4 no clássico esquema de cores preto, vermelho e branco.
O para-choque dianteiro, assim como a grade e entradas de ar, possuem design mais agressivo e audacioso. Os detalhes vermelhos, característicos da divisão John Cooper Works, realçam ainda mais essa pegada. Na traseira, o modelo também conta com para-choque redesenhado, ostentando duas saídas duplas de escapamento.
Por dentro, o novo Countryman se destaca pelo design minimalista, com acabamento em vermelho e preto no painel, nas portas e nos bancos esportivos. A clássica tela redonda tem agora 240mm de diâmetro e faz o papel tanto do painel de instrumentos, quanto da central multimídia. Há também um head-up display.
Sobre os equipamentos, destaque para conectividade sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay da central multimídia, sistema de som Harman-Kardon, carregador sem fio para celulares, chave sensorial, partida por botão, teto solar, ar-condicionado digital e o Mini App, que permite ativar funções remotas do veículo.
Na parte da segurança, 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras surround são utilizadas nos sistemas de assistência ao motorista, como auxiliar de manutenção de faixa, câmera 360º, monitoramento de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento) e piloto automático adaptativo.