Mercedes-Benz apresenta a linha 2023 do icônico G 63 AMG no Brasil
O clássico SUV une alta capacidade off-road com luxo e esportividade, utiliza um poderoso motor V8 e chega por quase R$ 2 milhões
A Mercedes-Benz apresenta a linha 2023 do G 63 AMG no Brasil ao mesmo tempo em que comemora a produção de 500 mil unidades do super SUV em todo o mundo. Por aqui, ele mantém o padrão que une luxo, esportividade e alta capacidade off-road na versão mais completa do utilitário. Já disponível, ele sai pela bagatela de R$ 1.869.900.
O G 63 mantém sua posição única entre os veículos off-road de alto desempenho com o poderoso motor V8 biturbo, tração nas quatro rodas, três bloqueios de diferencial, transmissão automática de nove velocidades, suspensão dianteira independente com duplo braço triangular e amortecimento adaptável.
O poderoso motor biturbo V8 4.0 gera 585 cavalos e 86,6kgfm de torque. Ele é capaz de levar o SUV da imobilidade até os 100km/h em míseros 4,5 segundos, causando inveja em muitos esportivos por aí, a velocidade máxima é regulada eletronicamente em 240km/h.
O sistema de escape de fluxo duplo possui saídas laterais abaixo das portas traseiras. As ponteiras de escape duplas em cromado de alto brilho emitem o som típico do AMG V8 e podem ser ajustadas em dois estágios, por um botão no console central ou de acordo com o modo de direção selecionado, para tornar o som do escape mais esportivo ou discreto.
A transmissão possui um software específico para o modelo, visando atingir tempos de troca muito curtos. A função de redução de marcha múltipla permite picos de velocidade mais espontâneos, enquanto os modos de transmissão “Sport” e “Sport Plus” contribuem para uma experiência de condução ainda mais esportiva.
A especificação da tração nas quatro rodas apresenta uma distribuição de torque otimizada com uma divisão de tração entre dianteira/traseira de 40% a 60%. Essa configuração garante maior agilidade na estrada e melhor tração durante a aceleração.
A engrenagem de redução off-road foi desenvolvida para uso em terrenos difíceis. A taxa de redução da caixa de transferência é de 2,93. Isso auxilia na movimentação em declives extremos e em aclives em particular, pois o torque nas rodas é significativamente aumentado.
A engrenagem de redução off-road pode ser engatada por meio do botão “Low Range” em velocidades de até 40km/h. A relação de engrenagem da caixa de transferência é então alterada de 1,00 para 2,93. É possível alternar de “Low” para “High Range” em velocidades de até 70km/h.
Com o bloqueio do diferencial central acionado, a embreagem multidisco muda para um efeito de bloqueio 100% mecânico. Os bloqueios do eixo dianteiro e traseiro são feitos via uma embreagem e um com um efeito também 100% mecânico. Todos os bloqueios podem ser engatados individualmente em movimento, sendo primeiro o central, depois no eixo traseiro e finalmente no dianteiro.
O SUV traz como equipamento de série o “Widescreen Cockpit”, com instrumentos virtuais diretamente no campo de visão do motorista e um display central acima do console central. Os dois monitores de 12,3 polegadas se misturam visualmente em uma única unidade. O condutor pode escolher entre três padrões visuais diferentes (Classic, Sport e Progressive”.
Outro destaque da cabina são os assentos, que contam com sistema “Multicontorno Ativos”, que incluem massagem, climatização, aquecimento rápido e suportes lombares ajustáveis eletricamente e câmaras de ar integradas que se enchem ou esvaziam continuamente dependendo da dinâmica de direção nos bancos dianteiros.
A extensa lista de equipamentos inclui acabamento interno em fibra de carbono, ar-condicionado de três zonas, iluminação ambiente, câmera 360º, teto solar, chave sensorial, sistemas de direção semi autônomos e assistentes de frenagem, de manutenção de faixa, de distância e ativo de ponto cego.