Fabricação inédita

Marcopolo inicia produção do Attivi, ônibus elétrico e de chassi próprio

A marca terá, pela primeira vez, um modelo todo desenvolvido por ela e totalmente eletrificado. Até o fim do ano, serão 30 unidades fabricadas

acessibilidade:
Marcopolo Attivi.
Marcopolo inicia produção do Attivi, ônibus elétrico e de chassi próprio. Foto. Marcopolo.

A Marcopolo, empresa brasileira de carrocerias de ônibus, iniciará neste mês a produção em série do Attivi, primeiro ônibus integral da marca com chassi próprio e 100% elétrico. Segundo a gaúcha, até o fim do ano, serão produzidos 30 unidades de configurações distintas para atender às demandas de diferentes regiões do país.

A encarroçadora, líder em seu segmento com 53,5% de participação do mercado, aposta principalmente na tecnologia nacional para a produção do Attivi integral da marca, que faz parte da estratégia ESG. 

“Há alguns anos estamos envolvidos em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis obtidos a partir de fontes renováveis. A tecnologia limpa é uma tendência mundial e fazer parte da criação de um ônibus elétrico nacional valoriza a nossa engenharia”, afirma James Bellini, CEO da Marcopolo.

Desde outubro de 2021, o veículo da Marcopolo está em operação assistida. Os veículos circulam em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho. 

Segundo a empresa, o projeto de eletromobilidade da Marcopolo prevê ainda o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. 

Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

“É uma iniciativa que reforça a expertise e a tradição da companhia na estruturação de operações de mobilidade. Esse trabalho contribui com o desenvolvimento de projetos que vão ajudar a ditar os novos rumos da mobilidade”.

Reportar Erro