Fim da estrada

Mais um adeus, Toyota Etios sairá de linha a partir de abril

O modelo continuará sendo produzido, mas apenas para atender aos mercados de países vizinhos

acessibilidade:
Toyota Etios sairá de linha a partir de abril. Foto: Toyota.

Há um bom tempo vemos uma avalanche de SUVs nas ruas brasileiras, principalmente entre os compactos. O segmento que mais cresce caiu no gosto do povo e acabou “exterminando” algumas categorias, como das peruas, dos hatches médios e dos monovolumes. A “fome” insaciável dos utilitários acaba de fazer mais uma vítima, o Toyota Etios.

O compacto, nas versões hatch e sedã, sairá de linha em abril para abrir espaço na linha de produção da planta de Sorocaba (SP) da montadora para — olha que surpresa — um novo SUV, no caso, o médio Corolla Cross, que será apresentado na próxima semana. 

No entanto, a produção do pequeno não será interrompida. Ele continuará sendo fabricado, mas apenas para atender a demanda dos mercados de países vizinhos. Com o fim da venda do Etios no Brasil, o modelo de entrada da japonesa passa a ser o surrealmente caro Yaris, nas opções hatch e sedã. 

“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, aponta Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

A marca afirma que manterá normalmente os serviços para toda a gama Etios, tal como as revisões que constam das manutenções periódicas, por meio de sua rede de concessionárias em todo o Brasil. 

Desde setembro de 2012 até hoje, a Toyota do Brasil produziu cerca de 620 mil modelos Etios, em todas as versões, dessas 180 mil foram exportadas. Mas nos últimos anos o pequeno vem perdendo espaço. Em 2020, a marca emplacou apenas 8.699 unidades do hatch e míseros 5.308 do sedã, deixando-os no fim da fila dos mais vendidos de suas respectivas categorias.

Reportar Erro