Mais do mesmo: Fiat Strada segue como veículo mais vendido do Brasil
Segundo dados da Fenabrave, a picape compacta emplacou mais de 50 mil unidades no primeiro semestre, confira o Top20
Com um certo auxílio da Medida Provisória 1.175, que dispõe sobre mecanismos de descontos patrocinados na aquisição de veículos zero quilômetro para, entre outros, aquecer o mercado automotivo nacional, as vendas de veículos cresceram bem em junho, segundo dados Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
De acordo com números da entidade, que representa cerca de 7,4 mil concessionárias por todo o Brasil, quase 180 mil veículos leves foram vendidos somente em junho, o que contribuiu para quase um milhão de modelos emplacados no primeiro semestre (934.519), sendo mais de 5% só da Fiat Strada, que segue como líder do mercado automotivo brasileiro.
Mas o trono da rainha nunca esteve tão ameaçado, nos primeiros seis meses, ela superou o segundo colocado por pouco mais de seis mil unidades, ou seja, a briga pela coroa até o fim do ano será interessante. E o terceiro modelo mais vendido se aproxima cada vez mais dos primeiros lugares, mostrando que a disputa pode ser tripla e ainda mais acirrada.
Um ponto fora da curva, é que os SUVs perderam um pouco da fatia total do mercado, mas a categoria ainda está próxima de absurdos 50% de todas as vendas. O segmento fechou o primeiro semestre com nove representantes no “Top20 Mais Vendidos” e impressionantes 46,85% de participação.
Um dos destaques positivos é o Volks Polo, o modelo conseguiu superar a Strada em junho e já se mostra como candidato a tentar “roubar” a coroa e impedir o tricampeonato da picape compacta. Falando das caminhonetes pequenas, outro modelo da categoria e também da alemã surpreende e aparece no Top20, a Saveiro.
A Chevrolet também comemora a recuperação da dupla Onix e Onix Plus. A essa altura, em 2022, o sedã era apenas o nono e, agora, volta à disputa pelo pódio. Entre as marcas, a Fiat tem cinco representantes no Top20, seguida de Volkswagen com quatro e Chevrolet com três. Toyota, Jeep e Hyundai têm dois e Renault e Nissan fecham com um cada uma.
O principal viés de baixa da lista é a ausência do Toyota Corolla, o sedã vem perdendo espaço para o irmão SUV e simplesmente não figura na lista. O Fiat Mobi e Hyundai HB20 foram outros que caíram posições, descendo três degraus cada um. Confira o Top20 de veículos mais vendidos no primeiro semestre no Brasil.