Kawasaki demonstra primeira moto movida a hidrogênio
A marca utilizou uma motocicleta equipada com motor baseado na caixa de força In-Line Four Supercharged de 998cm³ da Ninja H2
A Kawasaki realiza a primeira demonstração pública mundial, por parte de uma fabricante de motos de produção em massa, de uma motocicleta com motor a combustão interna de hidrogênio, no Circuito de Suzuka na cidade de homónima na província de Mie, no Japão.
Segundo a marca, a motocicleta com motor a hidrogênio foi projetada e construída como parte de uma pesquisa iniciada em março de 2023, com testes começando neste ano, culminando na demonstração pública. O modelo utilizado é equipado com um propulsor a hidrogênio baseado na caixa de força In-Line Four Supercharged de 998cm³ da Ninja H2.
O motor passou por modificações para permitir a injeção direta de combustível de hidrogênio nos cilindros. Além disso, o chassi da moto foi projetado para acomodar cilindros de combustível de hidrogênio e um sistema de abastecimento de hidrogênio a bordo.
As motos com ICE a hidrogênio funcionam com a combustão de hidrogênio, produzindo o ronco e a sensação pulsante que os pilotos apreciam ao acelerar, enquanto emitem principalmente água.
Como parte da sua iniciativa de neutralidade de carbono, a Kawasaki está atualmente realizando pesquisas e desenvolvimentos com o objetivo de criar uma moto com ICE a hidrogênio funcional como uma opção neutra em carbono para os motociclistas no início dos anos 2030.
A Kawasaki é membro pleno da HySE (pequena mobilidade a hidrogênio e tecnologia de motores, em tradução livre), uma associação de pesquisa focada em tecnologia de hidrogênio que está ativamente realizando pesquisas básicas sobre motores a hidrogênio, sistemas de abastecimento de hidrogênio e sistemas de fornecimento de combustível para produzir veículos de mobilidade pequena movidos a hidrogênio, incluindo motos.
A japonesa afirma também que, para fortalecer ainda mais a marca, fornecerá produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes e da sociedade, incluindo esforços para alcançar a neutralidade de carbono, desafiando a examinar todas as possibilidades.