Hyundai antecipa facelift do HB20 e ‘abandona’ visual controverso

A marca apresenta a linha 2023 do hatch com novidades no design e na lista de equipamentos, focando na segurança

Campinas (SP) – Há 10 anos a Hyundai Motors embarcava oficialmente no Brasil – até então a montadora era representada pela importadora Caoa, que ainda mantém a operação de alguns modelos por aqui – com o HB20. O hatch, que veio para brigar com “bichos papões” como Volks Gol e Fiat Palio, logo caiu no gosto do brasileiro. 

Ao longo da última década, a marca pavimentou bem o caminho por aqui com bons números, e ainda cresceu a família com as versões sedã e aventureira do HB20 e com o Creta. Em 2015 veio o primeiro facelift, evoluindo o design do modelo. E, em 2019, a nova e atual geração, que trouxe uma bela “dor de cabeça” à sul-coreana.

Com um visual para lá de controverso – sempre frisamos que design é uma coisa de gosto e que vai de pessoa para pessoa –, o HB20 surgiu renovado e espantando pela dianteira nada tradicional, o que causou muitas “viradas de rosto” por onde ele passava. 

A marca percebeu o “erro” e decidiu antecipar o facelift, geralmente feito para o quarto ano de vida da geração. Dessa forma, a Hyundai apresenta um renovado HB20, por enquanto apenas na carroceria hatch (a marca apenas mostrou o HB20S sem nenhuma informação a mais) para a linha 2023, com mudanças profundas no design e nova lista de equipamentos. O modelo chega em agosto a partir de R$ 76.690. 

Grande evolução

A nova dianteira deixa o veículo com visual mais moderno.

Se há cerca de dois anos e meio o HB20 recebeu uma chuva de críticas pelo visual ousado além da conta, dessa vez o retorno deve ser bem mais positivo. O design do modelo evoluiu bem e foi completamente atualizado na dianteira. A grade agora é partida em duas peças e ocupa boa parte do, também renovado, para-choque. 

Os faróis foram redesenhados e conversam bem com o resto da dianteira. Capô e para-lamas também recebem novos desenhos, mais retilíneos e angulares. Além disso, o estilo mais volumoso não é apenas visual, o hatch cresceu 75mm no comprimento, 50mm no balanço dianteiro e 25mm no traseiro. 

Já o interior quase não teve mudanças.

A traseira do novo HB20 está totalmente renovada e também cresceu. Ela traz lanternas redesenhadas e integradas que cruzam o carro de lado a lado, alinhada com outros modelos da Hyundai, como o Tucson e o Elantra. Além disso, para-choque e tampa do porta-malas contam com novos desenhos. 

Por dentro, poucas mudanças e a maioria focada nas versões topo de linha, a nova Platinum. Ela ganha painel de instrumentos 100% digital e a Plus recebe parte do acabamento dos bancos e volante, manopla do câmbio, apoio de braço central e acabamento das portas em couro, no mais, tudo inalterado.

Mais seguro

O hatch recebe vários itens de segurança.

Outro destaque do hatch é a adoção de equipamentos de segurança modernos. E uma melhoria nos de série. Agora, desde a versão de entrada, ele vem com seis airbags, por exemplo. Mas o grande astro é o sistema SmartSense, que ganhou funções adicionais no HB20, algumas delas inéditas entre os compactos. 

O pacote de segurança engloba assistentes de centralização (LCA) e de permanência (LKA) em faixa, alertas de ponto cego com sistema ativo em conjunto com o LKA, de saída segura e de frenagem com auxiliar autônomo e detecção de pedestres, assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta de presença nos bancos traseiros, detector de fadiga, farol alto adaptativo e o monitoramento de pressão dos pneus.

As versões

As rodas de liga leve não são de série.

Como no lançamento da atual geração, os motores seguem sendo o 1.0 aspirado de 80 cavalos e o 1.0 turbo de 120 cavalos, sempre com direção elétrica. A caixa turbinada tem opção com câmbio manual de cinco velocidades (que equipa todos os aspirados) e automática de seis marchas. 

Para a linha 2023, a Hyundai também mexeu nas versões, como nas já citadas topos de linha, Platinum e Platinum Plus (sempre com o propulsor turbo). Além delas, ainda há a Sense de entrada e as intermediárias Limited (essas apenas com a caixa aspirada) e Comfort, a única disponível com os dois motores. 

O câmbio manual pode vir junto com o motor aspirado ou o turbo.

De série, a Sense (R$ 76.690) é equipada com seis airbags, controles de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, luz de circulação diurna alógena, piloto automático, porta USB e os básicos ar-condicionado, vidros e travas elétricos e rádio MP3. 

A Confort (R$ 79.990 aspirada, R$ 93.790 turbo manual e R$ 99.390 turbo automática), ganha alarme perimétrico, chave tipo canivete, retrovisores externos elétricos, central multimídia com tela de oito polegadas e conectividade sem fio com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay e porta USB Tipo-C. 

Três versões utilizam o motor 1.0 aspirado.

A Limited (R$ 85.490), recebe rodas de liga leve de 15 polegadas, câmera de ré, abertura e fechamento dos vidros pela chave, volante com regulagem de altura e profundidade, sensores crepuscular e de estacionamento e sistema Bluelink de conectividade com o carro. 

A Platinum (R$ 105. 390) agrega faróis de neblina dianteiros com projetor, lanternas em LED, painel de instrumentos 100% digital, alerta de presença no banco traseiro, chave sensorial com partida remota, retrovisores com rebatimento elétrico e porta USB Tipo-C para a traseira.

Hyundai HB20 Platinum Plus 2023.

Por fim, a topo de linha Platinum Plus (R$ 114.390) vem com todos os itens anteriores mais faróis com projetor, DRL em LED, ar-condicionado digital e automático, borboletas no volante, start&stop, carregador sem fio para smartphones e o sistema SmartSense. Em breve, divulgaremos as primeiras impressões da nova versão topo de linha do HB20.

1/37Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.'Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai antecipa facelift do HB20 e ‘abandona’ visual controverso. Fotos: Geison Guedes/DP e Hyundai.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 Platinium Plus 2023 e o foco correto na segurança. Fotos: Geison Guedes/DP e Hyundai.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.Hyundai HB20 2023.

*Viagem a convite da Hyundai Motors do Brasil