Hyundai antecipa facelift do HB20 e ‘abandona’ visual controverso
A marca apresenta a linha 2023 do hatch com novidades no design e na lista de equipamentos, focando na segurança
Campinas (SP) – Há 10 anos a Hyundai Motors embarcava oficialmente no Brasil – até então a montadora era representada pela importadora Caoa, que ainda mantém a operação de alguns modelos por aqui – com o HB20. O hatch, que veio para brigar com “bichos papões” como Volks Gol e Fiat Palio, logo caiu no gosto do brasileiro.
Ao longo da última década, a marca pavimentou bem o caminho por aqui com bons números, e ainda cresceu a família com as versões sedã e aventureira do HB20 e com o Creta. Em 2015 veio o primeiro facelift, evoluindo o design do modelo. E, em 2019, a nova e atual geração, que trouxe uma bela “dor de cabeça” à sul-coreana.
Com um visual para lá de controverso – sempre frisamos que design é uma coisa de gosto e que vai de pessoa para pessoa –, o HB20 surgiu renovado e espantando pela dianteira nada tradicional, o que causou muitas “viradas de rosto” por onde ele passava.
A marca percebeu o “erro” e decidiu antecipar o facelift, geralmente feito para o quarto ano de vida da geração. Dessa forma, a Hyundai apresenta um renovado HB20, por enquanto apenas na carroceria hatch (a marca apenas mostrou o HB20S sem nenhuma informação a mais) para a linha 2023, com mudanças profundas no design e nova lista de equipamentos. O modelo chega em agosto a partir de R$ 76.690.
Grande evolução
Se há cerca de dois anos e meio o HB20 recebeu uma chuva de críticas pelo visual ousado além da conta, dessa vez o retorno deve ser bem mais positivo. O design do modelo evoluiu bem e foi completamente atualizado na dianteira. A grade agora é partida em duas peças e ocupa boa parte do, também renovado, para-choque.
Os faróis foram redesenhados e conversam bem com o resto da dianteira. Capô e para-lamas também recebem novos desenhos, mais retilíneos e angulares. Além disso, o estilo mais volumoso não é apenas visual, o hatch cresceu 75mm no comprimento, 50mm no balanço dianteiro e 25mm no traseiro.
A traseira do novo HB20 está totalmente renovada e também cresceu. Ela traz lanternas redesenhadas e integradas que cruzam o carro de lado a lado, alinhada com outros modelos da Hyundai, como o Tucson e o Elantra. Além disso, para-choque e tampa do porta-malas contam com novos desenhos.
Por dentro, poucas mudanças e a maioria focada nas versões topo de linha, a nova Platinum. Ela ganha painel de instrumentos 100% digital e a Plus recebe parte do acabamento dos bancos e volante, manopla do câmbio, apoio de braço central e acabamento das portas em couro, no mais, tudo inalterado.
Mais seguro
Outro destaque do hatch é a adoção de equipamentos de segurança modernos. E uma melhoria nos de série. Agora, desde a versão de entrada, ele vem com seis airbags, por exemplo. Mas o grande astro é o sistema SmartSense, que ganhou funções adicionais no HB20, algumas delas inéditas entre os compactos.
O pacote de segurança engloba assistentes de centralização (LCA) e de permanência (LKA) em faixa, alertas de ponto cego com sistema ativo em conjunto com o LKA, de saída segura e de frenagem com auxiliar autônomo e detecção de pedestres, assistente de tráfego cruzado traseiro, alerta de presença nos bancos traseiros, detector de fadiga, farol alto adaptativo e o monitoramento de pressão dos pneus.
As versões
Como no lançamento da atual geração, os motores seguem sendo o 1.0 aspirado de 80 cavalos e o 1.0 turbo de 120 cavalos, sempre com direção elétrica. A caixa turbinada tem opção com câmbio manual de cinco velocidades (que equipa todos os aspirados) e automática de seis marchas.
Para a linha 2023, a Hyundai também mexeu nas versões, como nas já citadas topos de linha, Platinum e Platinum Plus (sempre com o propulsor turbo). Além delas, ainda há a Sense de entrada e as intermediárias Limited (essas apenas com a caixa aspirada) e Comfort, a única disponível com os dois motores.
De série, a Sense (R$ 76.690) é equipada com seis airbags, controles de tração e estabilidade, sinalização de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, luz de circulação diurna alógena, piloto automático, porta USB e os básicos ar-condicionado, vidros e travas elétricos e rádio MP3.
A Confort (R$ 79.990 aspirada, R$ 93.790 turbo manual e R$ 99.390 turbo automática), ganha alarme perimétrico, chave tipo canivete, retrovisores externos elétricos, central multimídia com tela de oito polegadas e conectividade sem fio com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay e porta USB Tipo-C.
A Limited (R$ 85.490), recebe rodas de liga leve de 15 polegadas, câmera de ré, abertura e fechamento dos vidros pela chave, volante com regulagem de altura e profundidade, sensores crepuscular e de estacionamento e sistema Bluelink de conectividade com o carro.
A Platinum (R$ 105. 390) agrega faróis de neblina dianteiros com projetor, lanternas em LED, painel de instrumentos 100% digital, alerta de presença no banco traseiro, chave sensorial com partida remota, retrovisores com rebatimento elétrico e porta USB Tipo-C para a traseira.
Por fim, a topo de linha Platinum Plus (R$ 114.390) vem com todos os itens anteriores mais faróis com projetor, DRL em LED, ar-condicionado digital e automático, borboletas no volante, start&stop, carregador sem fio para smartphones e o sistema SmartSense. Em breve, divulgaremos as primeiras impressões da nova versão topo de linha do HB20.
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*Viagem a convite da Hyundai Motors do Brasil