‘Fake News’! Hyundai apresenta Creta N Line com zero esportividade
Primeiro modelo da divisão esportiva da marca chega apenas com visual apimentado, o motor é o 1.0 turbo de 120 cavalos
A Hyundai, como diversas marcas pelo mundo, principalmente as alemãs, conta com uma divisão esportiva – com desenvolvimento dos veículos em Nürburgring e tudo mais. Com a N, a sul-coreana apimenta seus carros com uma pegada mais agressiva, tanto no visual quanto na motorização.
Até então, a Hyundai não contava com nenhum veículo N no Brasil e, tecnicamente, continua sem ter. A marca acaba de apresentar o Creta N Line que, apesar de levar o nome “N”, não é um modelo da divisão esportiva, apenas um esportivado. Ou seja, chamá-lo de SUV esportivo beira o absurdo, ou como está na moda, pura “fake news”.
O Creta N Line conta apenas com maquiagem esportiva. A motorização não foi alterada, ele utiliza o – bom – motor 1.0 turbo de 120 cavalos e 17,5kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis velocidades, mas que não corresponde nem um pouco para um veículo que se diz esportivo, ainda mais para um que custará insanos R$ 159.490.
Um ponto interessante é que, além de inaugurar a divisão no Brasil, o Creta N Line debuta no mundo por aqui. Segundo a marca, ele poderá ser levado para outros mercados, resta saber se será com essa motorização, ou como outros modelos, com um conjunto realmente mais esportivo.
Como falamos, o foco é total no visual, principalmente na dianteira. A grade dianteira foi redesenhada, assim como o para-choque e as luzes de apoio. A marca adota o estilo escurecido, visto nas saias laterais, espelhos, barras de teto, coluna C, nos emblemas da marca e na grade. As rodas ganham novos desenhos e com o “N” no lugar do “H”.
A cabine também passou por uma leve alteração. O acabamento segue a carroceria e também é em preto, com detalhes em grafite no volante, painel, console e portas. O N Line recebe ainda nova alavanca de câmbio, pedais esportivos em metal e banco em couro sintético com costura vermelha. Além do já presente teto solar panorâmico.
Para tentar justificar o alto valor cobrado, que chega a R$ 165.090 em São Paulo por causa do ICMS mais caro, a Hyundai melhorou a lista de equipamentos, já que a N Line assume como versão topo de linha do Creta. Entre as novidades, sistema de frenagem autônoma, assistente de permanência e centralização em faixa, farol alto adaptativo e detector de fadiga.
Ela ainda vem com os equipamentos presentes na Platinum, até então a mais completa com motor turbo. São eles: seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento e crepuscular, câmera para monitoramento de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, alerta de presença nos bancos traseiros, piloto automático e câmera 360º.
Na parte da comodidade, ar-condicionado automático digital e com saída para a traseira, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor por botão, carregador sem fio para smartphones, retrovisores externos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ventilação, painel de instrumentos com tela digital de sete polegadas e central multimídia com display de 10,25 polegadas.
Para a pré-venda, a Hyundai reservou um lote de 200 unidades exclusivas para clientes da marca, proprietários de modelos da linha Creta ou HB20. Os primeiros a concluírem a reserva ganham R$ 1.000 em combustível Shell, por meio do aplicativo Shell Box, um ano grátis de uso do Sem Parar, com um bônus de R$ 100 para a primeira fatura e 10% de desconto no seguro do Santander Auto. As vendas para o público geral começam no fim do mês.