Honda apresenta nova geração da Pop, a moto de entrada da marca
A pequena motocicleta passa por uma grande reformulação, inclusive na motorização e no câmbio, que agora é semiautomático
A Honda apresenta a quinta geração da Pop 110i ES. A moto de entrada da japonesa no Brasil passa por uma profunda reformulação. Ela recebe um novo motor, transmissão semiautomática de quatro velocidades e partida elétrica. Já disponível, ela parte de R$ 9.690.
O novo motor da Pop é um monocilíndrico arrefecido a ar, com injeção eletrônica PGM-FI e 109,5cm3 de capacidade cúbica, que gera 8,43 cavalos (6% a mais do que o anterior) a 7.250rpm e 0,94kgfm de torque (ganho de 5%) a 5.000rpm.
Segundo a Honda, o novo motor atende às exigências do Promot 5. O padrão de emissões alcançado da Pop não só cumpre a norma, como supera em larga medida, com diminuição de 400% na emissão de monóxido de carbono (CO), 360% em hidrocarbonetos (HC), 294% em óxidos de nitrogênio (NOx) e 150% nas emissões evaporativas.
A transmissão semiautomática rotativa de quatro marchas é a mesma que equipa a Biz e elimina a necessidade de gestão da alavanca de embreagem, um aspecto importante especialmente para os motociclistas recém-habilitados e/ou inexperientes.
Outro detalhe sobre o sistema rotativo, é que permite engatar da quarta marcha para neutro. Além disso, este tipo de sistema tem uma maior vida útil como um todo, o que resulta em economia em termos de manutenção. A partida elétrica traz a comodidade do acionamento do motor por intermédio de um simples botão situado no punho direito.
O conjunto de suspensão utiliza um sistema telescópico na dianteira de 100mm de curso, com roda de 17 polegadas, dotada de pneu 60/100. Na traseira, o sistema é bichoque com curso de 83mm, com roda traseira de 14 polegadas e pneu 80/100. Os freios são do tipo CBS a tambor de 110mm de diâmetro.
Como modelo de entrada, a Pop conta com chassi do tipo monobloco em aço de arquitetura simples. A coluna de direção e o ponto de ancoragem do eixo da balança de suspensão traseira são conectados por um robusto tubo de aço de secção circular, no qual o motor é fixado pela parte central e posterior.
Natural da motocicleta, ela conta com peso reduzido, de 87kg a seco. A altura do banco, em relação ao solo, foi reduzida de 749mm para 745mm. A peça tem dimensões amplas e revestimento texturizado para limitar a possibilidade de deslizamento do corpo do piloto e garupa em frenagens.
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