Honda apresenta a linha 2022 da NXR Bros 160 com visual renovado

Lançada há quase 20 anos, a trail de entrada da japonesa já vendeu mais de 2,5 milhões de unidades no Brasil

A Honda apresenta a linha 2022 da NXR 160 Bros, a trail de entrada da marca no Brasil. A on/off, como a montadora a chama, chega com visual renovado e novos atributos sem, segundo a japonesa, dissociar do conceito original de moto “pau para toda obra”, adequada a um amplo leque de utilizações e para diferentes tipos de usuários. 

Para a versão atual, a Honda mantém a Bros em versão única, dotada de partida elétrica e freio a disco nas duas rodas com CBS (Combined Brake System). Tanto o motor como a parte ciclística não sofreram alterações em relação à versão 2021. Já disponível, ela parte de R$ 14.600.

Ela mantém o renomado motor monocilindro quatro tempos arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote, alimentação por injeção eletrônica, tecnologia flex de 162,7cc que gera 14,7 cavalos com etanol e 14,5 com gasolina. O torque é de 1,6 e 1,46kgfm a 5.500rpm. 

O câmbio tem cinco velocidades, com relações de marcha adaptadas ao perfil on-off road da Bros. A embreagem de acionamento mecânico é tipo multidisco em banho de óleo. A transmissão secundária usa corrente 428, com coroa de 48 dentes e pinhão de 16 dentes.

A trail de entrada já está disponível na linha 2022.

O chassi tipo berço semiduplo de aço proporciona maior rigidez e resistência estrutural, adequado ao escopo da Bros, o que se complementa através das suspensões de longo curso. 

Na frente, o garfo telescópico permite uma excursão de 180mm para a roda calçada com pneu 90/90-19 M/C 52P. Atrás, a suspensão é do tipo monoamortecida, com conjunto mola-amortecedor acoplado diretamente à balança de aço, que permite à roda, calçada com pneu 110/90-17 M/C 60P, um curso de 150mm.

Freios a disco com sistema CBS nas duas rodas.

O sistema de freios tem discos em ambas as rodas, com calipers de acionamento hidráulico. O CBS da Bros foi ajustado para o longo curso das suspensões e é responsável por uma importante redução nos espaços de frenagem em comparação ao sistema de freios convencional. 

A particularidade do CBS é distribuir a ação do pedal entre ambas rodas (30% para a dianteira, 70% para a traseira), deixando para a manete apenas a atuação no freio dianteiro.

A Bros é a trail de entrada da marca.

Segundo a Honda, a escolha de utilizar o CBS na Bros se deve ao fato do sistema favorecer, principalmente, os motociclistas iniciantes, que configuram como mais de um quarto dos clientes do modelo, assim como a utilização da Bros em estradas sem pavimentação.

No que remete ao visual, o intuito da Honda foi unir a versatilidade do modelo com um estilo mais agressivo e dinâmico. Segundo a marca, o lado off-road também foi destacado por meio das sanfonas de proteção às bengalas de suspensão dianteira, típicas das motocicletas usadas em trilhas, e que para além da proteção contra a poeira tem um efeito estético marcante.

O motor gera 14,7 e 14,5 cavalos de potência.

A agressividade da parte frontal, garantida pelo novo conjunto de carenagem de farol, foi seguida pelo redesenho do tanque e de suas aletas laterais, cuja finalidade não é simplesmente estética, mas também de proteção ao reservatório de combustível contra impactos.

Do ponto de vista da praticidade o bagageiro tem um design que não apenas se integra harmoniosamente ao conjunto banco/rabeta/lanterna traseira, mas que permite também fácil instalação de suporte para baú, sem que seja necessário realizar adaptações que descaracterizem a estrutura da Bros.

Painel digital blackout.

O painel LCD Blackout digital traz conta-giros, velocímetro, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta, e oferece fácil e rápida leitura das informações mesmo em condição de luminosidade adversa.

1/23Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022. Fotos: Honda.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.Honda NXR 160 Bros 2022.