Há 70 anos, a Volkswagen desembarcava oficialmente no Brasil

Em 23 de março de 1953 no bairro Ipiranga, SP, a marca iniciou as atividades aqui. A unidade Anchieta foi a primeira fábrica fora da Alemanha

Em um 23 de março – como nesta quinta-feira – há 70 anos, a Volkswagen chegava oficialmente ao Brasil. A história da marca teve início em um galpão na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo capital, montando unidades do Fusca e da Kombi, com peças importadas da Alemanha.  

O sucesso foi tão grande que logo a montadora resolveu construir uma fábrica no Brasil, que não se limitaria apenas à montagem de veículos, mas que fosse também uma base de exportação para toda a América do Sul. Assim, em 1959, surgiu a planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira fábrica da Volks fora da Alemanha.

Em seguida vieram as fábricas de Taubaté (veículos, 1976), de São Carlos (motores, 1996), ambas em São Paulo, de São José dos Pinhais (veículos, 1999) no Paraná e o Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo, também em São Paulo, inaugurado em 2004.

“A Volks do Brasil completa 70 anos de inovação tecnológica e pioneirismos e tem uma importância estratégica para o Grupo Volkswagen em todo o mundo. Ao longo das décadas, a VW revolucionou seu portfólio de produtos, modernizou suas quatro fábricas no Brasil, desenvolveu novas tecnologias e hoje é uma marca muito mais próxima das pessoas, inovadora, desejada, digital e conectada”, afirma Ciro Possobom, COO da VW do Brasil.

Anos 1950 

Planta Anchieta da Volkswagen.

Com a inauguração da fábrica Anchieta, teve início a nacionalização da marca. Em 1959, a Kombi tinha 50% de partes produzidas localmente, o maior índice de nacionalização do setor na época. Naquele ano, o Fusca recebeu 54% de peças locais. Assim, os dois modelos foram disponibilizados com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel e a mobilidade.

Anos 1960 

Volkswagen Karman Guia.

Em 1965, a VW foi pioneira no Brasil ao inaugurar o primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design, na fábrica Anchieta. Nesse período, foram lançados projetos como o Karmann-Ghia, em parceria com a empresa alemã de mesmo nome, além do início de design e pesquisa de modelos que marcaram história, como SP e Brasília, que seriam lançados na década seguinte.

Anos 1970 

Modelos Volkswagen lançados nos anos 1970.

Em 1972, chegavam o SP1 e o SP2 com design esportivo, ousado, sem abrir mão da funcionalidade, com motores 1.6 (SP1) e 1.7 (SP2). Em 1973, a marca lançou a Brasília, apresentando um conceito moderno de carroceria hatchback, o primeiro no País. Anos mais tarde, o tipo de carroceria da Brasília se tornou o mais comercializado no mercado nacional.

Completando a Nova Era, em 1974, foi apresentado o Passat, um salto tecnológico na aplicação do novo trem de força dianteiro com refrigeração líquida, aliado às novas molas helicoidais da suspensão, entregando um conjunto mais dinâmico, confortável e responsivo.

Anos 1980 

Volkswagen Gol G1.

Em 1980, a VW inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional com uma nova família de modelos liderada pelo Gol na sua primeira geração. O sucesso foi tanto que o Gol se manteve na liderança de vendas por 27 anos consecutivos. Após o Gol G1, nasceu uma família de veículos com o Voyage (1981), Parati (1982) e Saveiro (1982).

Já posicionada no segmento de compactos, a VW passa a atuar também no de luxo, com o Santana (1984) e a Quantum (1985). Ainda em sua primeira geração, o Gol se tornou o primeiro carro com injeção eletrônica de combustível do Brasil, com a versão GTi 2.0, no fim dos anos 80, trazendo melhorias em desempenho e redução de consumo de combustível.

Anos 1990 

Volkswagen Santana.

Em sua segunda geração, o Santana trouxe, em dois anos seguidos, inovações em segurança e motorização. Em 1991, o modelo foi o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS. Em 1992, o Santana quatro portas foi equipado com catalisadores no sistema de escape, para motorizações a etanol ou a gasolina, antecipando as determinações do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Em 1994, chegou a segunda geração do Gol, chamada de “Bolinha” por conta das linhas arredondadas. O Gol Bolinha também popularizou a injeção eletrônica.

Anos 2000 

Volkswagen Gol Total Flex.

Em 2002, a VW revolucionou o segmento de compactos premium com o Polo, na fábrica Anchieta, inaugurando a nova plataforma “PQ-24”. Foi o primeiro da marca a receber direção eletro-hidráulica e soldas a laser, para uma carroceria mais rígida e segura.

A terceira geração do Gol, em 2003, inovou ao lançar a primeira motorização flex (abastecimento com etanol, gasolina ou a mistura de ambos) do Brasil, sob a motorização 1.6 Total Flex. A tecnologia lançada pela VW revolucionou a indústria automotiva brasileira e permanece até hoje em toda linha nacional da marca.

Volkswagen Fox.

Em 2003, a família de compactos cresceu com o Fox, o primeiro compacto “high roof” (teto alto) do Brasil. Ele foi todo projetado e desenvolvido no país, além de comercializado também na Europa. Em 2007, com a chegada do Passat importado da Alemanha, a VW inaugurou os motores TSI no portfólio brasileiro.

Anos 2010 

Volkswagen up! TSI.

O up!, lançado em 2014, foi o primeiro compacto de entrada a alcançar a nota máxima (5 estrelas) nos testes de colisão do Latin NCAP. Produzido em Taubaté, o modelo deu sequência à história de sucesso da marca em segurança, iniciada com o Golf, em 2013.

Em seus lançamentos, Polo, Virtus, T‑Cross, Taos e Jetta também gabaritaram os testes do Latin NCAP. Em 2015, a fábrica de São Carlos passou a produzir, também, os motores TSI, como parte da família EA211, revolucionando a performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.

Volkswagen Virtus.

Com o Novo Polo (2017) e o Virtus (2018), foi lançada uma “Nova Volkswagen”, inaugurando a plataforma modular MQB, referência em rigidez e segurança, base em que modelos como T‑Cross e Nivus foram construídos posteriormente. Nesse período, a empresa fez a maior renovação de portfólio de sua história no Brasil.

Anos 2020 

Linha atual da Volkswagen.

A chegada do Nivus, em 2020 – primeiro modelo da marca 100% desenvolvido no Brasil e produzido e comercializado na Europa –, revolucionou o design e a conectividade. O modelo, totalmente desenvolvido no Brasil, foi o primeiro SUV com linhas cupê do segmento. No interior, foi o primeiro a receber a nova central multimídia da marca, a VW Play, com interface intuitiva, conexão com smartphone sem fio e aplicativos nativos. 

Em 2022, um marco para a montadora, após 42 anos de produção ininterrupta no Brasil, o Gol teve sua fabricação encerrada com a série especial “Last Edition” e o título de veículo mais produzido, mais vendido e mais exportado do mercado brasileiro.

Volkswagen Gol Last Edition.

“A Volkswagen sempre acreditou no forte potencial do mercado brasileiro e da região, tanto que o Brasil foi escolhido para iniciar a expansão global da marca. Estamos há 70 anos contribuindo com a evolução da indústria e da economia brasileira, gerando empregos, renda e fomentando a inovação. Nessa longa estrada, construímos histórias emocionantes e estamos presentes na vida, no coração e na garagem dos brasileiros. Afinal, quem não tem uma história com um VW? E seguimos acelerando a transformação da Volks do Brasil, sempre com foco no cliente e na mobilidade sustentável”, aponta Ciro Possobom.

1/23Volkswagen SP2.Volkswagen Gol Total Flex.Volkswagen up! TSI.Linha atual da Volkswagen.Volkswagen Gol Last Edition.Unidades fabris da Volkswagen no Brasil.Volkswagen Virtus.Volkswagen Polo.Volkswagen Gol G1.Volkswagen Passat.Volkswagen Fusca na planta Anchieta.Volkswagen Fox.Volkswagen Kombi na planta Anchieta.Volkswagen Santana.Há 70 anos, a Volkswagen desembarcava oficialmente no Brasil. Fotos: VW.Volkswagen Brasília.Volkswagen Fusca na planta Anchieta.Volkswagen Gol G2.Volkswagen Santana.Volkswagen SP1.Volkswagen Karman Guia.Modelos Volkswagen lançados nos anos 1970.Planta Anchieta da Volkswagen.